Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Bombeiros dão por controlado incêndio florestal a norte de Navarra

Os bombeiros locais deram hoje por controlado, no lado de Guipúzcoa, o incêndio florestal que afeta o norte de Navarra, em Espanha, onde ainda estão ativos dois focos na zona do monte Erlaitz.

Bombeiros dão por controlado incêndio florestal a norte de Navarra
Notícias ao Minuto

16:49 - 21/02/21 por Lusa

Mundo Espanha

Fontes dos bombeiros do distrito, informaram que o incêndio que já queimou 300 hectares na parte de Guipúzcoa, não se encontra ainda apagado, embora sem risco para as casas vizinhas.

O porta-voz da junta do distrito, Eider Mendoza, explicou que nas próximas horas é esperada chuva e uma mudança de direção do vento, "o que sem dúvida, ajudará ao trabalho de extinção".

Por outro lado, o departamento de segurança basco, informou que, esta manhã, foi declarado um outro incêndio florestal de menor intensidade na zona verde do bairro de Arrutegia de Aia, em Gipúzcoa, extinto pelos bombeiros locais.

O corpo de bombeiros de San Sebastián, apagou outro pequeño incêndio no monte Igeldo, na capital de Guipúzcoa.

O incêndio florestal que ainda está ativo, teve início na manhã deste sábado, numa grande área de mato, em Bera, Navarra, e Lesaka, galgou a fronteira de França e também se estendeu para Guipúzcoa, no vizinho País Basco, pela zona de Endarlatza.

As dimensões do incêndio levaram à ativação, em Navarra, do Nível 2 do Plano de Emergência e a intervenção da Unidade de Emergência Militar (UME), informou o Governo Regional.

O incêndio atravessou o rio Bidasoa e a estrada N-121-A e avançou com uma segunda frente por Lesaka, em direção à fronteira com Guipúzcoa.

A força do vento impediu a intervenção dos meios aéreos do Governo de Navarra, tal como das aeronaves mobilizadas pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, que regressaram a Madrid quando se encontravam a 13 quilómetros do destino, devido à turbulência que se fazia sentir.

Como medida preventiva, foram evacuadas algumas zonas de Ibardin, como aldeias e quintas.

Pelas 14:15 de sábado, a evolução do incêndio obrigou a ativar o Nível 2 do Plano de Emergência, uma vez que a Comunidade Autónoma não estava a conseguir debelar as chamas com recursos próprios, e já havia populações em risco.

Patrulhas da polícia local e da Guarda Civil ordenaram a circulação pela estrada N-121-A de camiões, onde o tráfego de pesados está proibido em Sunbilla e Arre, para facilitar o trânsito de veículos de emergência.

Leia Também: Incêndio lavra no norte de Espanha e galgou a fronteira de França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório