Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nuclear: Agência Internacional confirma nova violação pelo Irão

A Agência Internacional de Energia Atómica confirmou hoje que o Irão vai começar a instalar equipamentos técnicos para a produção de urânio metálico, violando mais uma vez o acordo nuclear internacional.

Nuclear: Agência Internacional confirma nova violação pelo Irão
Notícias ao Minuto

13:28 - 14/01/21 por Lusa

Mundo Irão

O Irão mantém os seus planos de conduzir pesquisa e desenvolvimento na produção de urânio metálico como parte do seu "objetivo declarado de projetar um tipo aprimorado de combustível", disse a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), com sede em Viena.

Contudo, o urânio metálico também pode ser usado para uma bomba nuclear e a investigação sobre a sua produção é explicitamente proibida no chamado Plano de Ação Conjunto, o acordo assinado com diversas potências mundiais, em 2015.

O objetivo final do acordo é impedir o Irão de desenvolver uma bomba nuclear, algo que o Irão insiste que não tenciona fazer, apesar de já ter produzido urânio enriquecido suficiente para fazer uma bomba.

Os inspetores da AIEA visitaram a base de Isfahan e oficiais foram informados por Teerão, na quarta-feira, de que "a modificação e instalação do equipamento relevante para as atividades de pesquisa e desenvolvimento já foram iniciadas", disse a agência.

O embaixador do Irão junto da AIEA, Kazem Gharibabadi, repetiu essa mensagem numa mensagem na rede social Twitter, na quarta-feira, acrescentando que "o urânio natural será usado para produzir urânio metálico no primeiro estágio".

Em declarações à agência de notícias oficial do Irão, IRNA, Gharibabadi disse ainda que a medida colocará o Irão ao nível das "nações progressistas na produção de novos combustíveis".

Esta é a mais recente de uma série de violações do acordo nuclear cometidas pelo Irão desde que o Presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos unilateralmente do tratado, em 2018, alegando que ele precisava ser renegociado.

Teerão tem usado as violações para pressionar os outros signatários -- Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia - para fornecer mais incentivos ao Irão, compensando as sanções norte-americanas impostas desde que os EUA saíram do acordo.

O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que era vice-Presidente de Barack Obama quando o acordo foi negociado, disse que espera regressar ao tratado.

Contudo, Reino Unido, França e Alemanha disseram na semana passada que o Irão "arrisca comprometer" as hipóteses de um regresso de Washington ao acordo, quando Teerão anunciou outra violação, anunciando que iria iniciar o enriquecimento de urânio para 20% de pureza, um passo técnico longe do nível necessário para produzir uma bomba, situado em 90%.

Os chefes das diplomacias das três nações europeias signatárias do tratado disseram, numa declaração conjunta, que a atividade iraniana "não tem nenhuma justificação credível", acrescentando que o enriquecimento de urânio foi uma violação clara do acordo e "esvazia ainda mais o acordo".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha não fez, por agora, mais comentários, mas o anúncio sobre a produção de urânio metálico complica ainda mais a tentativa de trazer Washington de regresso ao acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório