Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Paquistão pede que ONU e UE investiguem rede de propaganda indiana

O Governo paquistanês pediu hoje às Nações Unidas e à União Europeia (UE) que investiguem uma enorme rede de propaganda indiana que foi descoberta e que, alegadamente, há quinze anos tenta desacreditar o Paquistão.

Paquistão pede que ONU e UE investiguem rede de propaganda indiana
Notícias ao Minuto

13:07 - 11/12/20 por Lusa

Mundo Paquistão

"O Paquistão pede às Nações Unidas e ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que comecem imediatamente uma investigação", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, numa conferência de imprensa.

O ministro fez um pedido semelhante ao Parlamento Europeu, dada a manipulação de instituições pelo enorme plano descoberto esta semana pela plataforma independente EU Disinfo Lab, já que também distorce a imagem da União Europeia e das Nações Unidas para fins de propaganda.

A rede abrange 116 países com mais de 500 falsos meios de comunicação, uma dúzia de organizações não governamentais e 'think-tanks' com sede na Bélgica, Suíça ou Estados Unidos, que estão ligados ao grupo empresarial Srivastava, com sede em Nova Deli.

Além disso, alegadamente esse fenómeno foi favorecido pela amplificação dada pela agência de notícias indiana ANI (Asian News International) e Big News Network, um conglomerado de 450 media que se oferecem para distribuir e publicar informações patrocinadas mascaradas como conteúdo notícioso.

O conglomerado terá inventado jornalistas e utilizou identidades de profissionais com os quais não tem relacionamento e até "ressuscitou" personalidades já mortas, segundo a investigação.

Qureshi também instou as autoridades suíças e belgas a investigarem o financiamento de organizações não-governamentais (ONG) falsas registadas nos seus territórios e usadas pelo plano indiano.

"A verdade não pode ser escondida por muito tempo. O calibre das operações indianas contra o Paquistão na sua guerra híbrida agora é visível para o mundo", disse Qureshi.

O político lembrou que o seu país fará tudo o que for necessário para proteger os seus interesses.

Índia e Paquistão travaram três guerras e vários conflitos menores desde 1947. As duas potências nucleares disputam a região dividida da Caxemira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório