Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Geórgia anuncia auditoria a resultados e fará recontagem de votos

Os serviços eleitorais da Geórgia anunciaram hoje uma auditoria aos resultados nesse estado das eleições presidenciais dos EUA, que desencadeará uma recontagem dos votos.

Geórgia anuncia auditoria a resultados e fará recontagem de votos
Notícias ao Minuto

16:41 - 11/11/20 por Lusa

Mundo EUA/Eleições

O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, disse hoje que o seu gabinete deseja que o processo de recontagem completa de votos comece até ao final da semana e que termine até 20 de novembro.

Após a certificação dos resultados da contagem manual, que está a terminar, o Partido Republicano poderá então solicitar uma outra recontagem, que será realizada por máquinas, explicou Raffensperger.

O Presidente eleito democrata, Joe Biden, vai à frente na contagem de votos na Geórgia, por uma vantagem de 14.000 votos sobre o candidato republicano Donald Trump.

Quase todos os boletins de voto já foram contados, embora os condados tenham até sexta-feira para certificar os resultados.

Não existe uma lei de recontagem obrigatória na Geórgia, mas as regras estaduais permitem essa opção ao candidato com menos votos, se a margem for inferior a 0,5%.

A liderança de Biden, de acordo com os números atuais, é de 0,28%, pelo que a candidatura de Trump tem o direito de pedir essa recontagem.

Joe Biden já garantiu o número suficiente de votos eleitorais para ser eleito como próximo Presidente dos EUA, mas o Presidente Trump, que procurava a reeleição, acusa os democratas de terem "roubado a eleição" e tem denunciado, sem apresentar provas, a existência de "fraude eleitoral", tendo apresentado várias queixas em tribunal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório