Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia apela ao fim "imediato" de todo o apoio a Haftar

A Turquia apelou hoje ao fim "imediato" do apoio às forças do marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste da Líbia, no final de uma reunião, em Ancara, com ministros dos governos líbio e maltês.

Turquia apela ao fim "imediato" de todo o apoio a Haftar
Notícias ao Minuto

15:48 - 20/07/20 por Lusa

Mundo Líbia

indispensável interromper imediatamente todo o tipo de ajuda e de apoio ao golpista Haftar, que impede a instauração da paz, da calma, da segurança e da integridade territorial da Líbia", declarou o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.

"Sabemos que o maior obstáculo para alcançar esse objetivo é o golpista Haftar", prosseguiu, ao falar numa conferência de imprensa depois de uma reunião com os ministros do Interior do Governo de Acordo Nacional (GAN) líbio, Fathi Bachagha, e de Malta, Byron Camilleri.

Akar adiantou que Ancara vai prosseguir a colaboração com o GAN nas áreas de "formação, cooperação e aconselhamento militar".

As declarações do ministro turco surgem numa altura em que a situação no terreno está cada vez mais tensa, e quando o Egito ameaça intervir militarmente se o GAN avançar para a cidade estratégica de Sirte.

A Líbia, que dispõe das reservas de petróleo mais abundantes do continente africano, está a braços com um conflito entre dois poderes rivais: o GAN, reconhecido pela ONU e cuja sede é em Tripoli, e as forças de Haftar, que reina no leste e numa parte do sul do país.

O GAN é apoiado pela Turquia, que destacou militares para o terreno, e Haftar pelo vizinho Egito, Emirados Árabes Unidos (EAU), Arábia Saudita e Rússia.

A intervenção militar turca foi considerada decisiva para o GAN, que tem travado a ofensiva contra Tripoli, desencadeada em abril de 2019, e que permitiu retomar o controlo do noroeste do território líbio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório