Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Telescola foi "serviço de Portugal". Covid-19: Mais 346 casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Telescola foi "serviço de Portugal". Covid-19: Mais 346 casos
Notícias ao Minuto

07:50 - 15/06/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

As limitações especiais impostas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no âmbito da terceira fase de desconfinamento devido à pandemia de Covid-19 são hoje levantadas, passando a ser permitida a abertura dos centros comerciais e concentrações até 20 pessoas.

Assim, a partir de hoje passam a aplicar-se as regras gerais que já estão em vigor no resto do país desde o início de junho.

Por outro lado, é alargada a todo o território a regra da limitação a dois terços dos ocupantes na circulação de veículos particulares com lotação superior a cinco lugares, salvo se todos os ocupantes forem do mesmo agregado familiar.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Portugal contabiliza um total de 1.517 óbitos e 36.690 infetados

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

15h36 - Este registo chega agora ao fim, mas pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos aqui.

15h25 - Portugal atingiu, no domingo, um milhão de testes realizados ao novo coronavírus, dos quais 6,5% com resultados positivos para Covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde.

15h13 - Atualização em Cabo Verde. O país registou mais nove casos do novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, elevando o total nacional para 759, segundo informação do Ministério da Saúde. 

15h06 - SNS prepara-se para prova do inverno, onde vão confluir gripe e Covid-19. Questionada sobre  os principais receios do Ministério da Saúde relativamente à evolução epidemiológica do coronavírus em Portugal, a ministra da Saúde afirmou que o Sistema Nacional de Saúde está a ser acautelado para manter a capacidade de resposta e para a "futura prova que aí vem", referindo-se ao inverno, "onde vão confluir a gripe e a Covid-19, se não houver uma vacina antes".

15h02 - Atualização nos AçoresA região autónoma "não apresenta neste momento qualquer caso positivo ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2" e nas últimas 24 horas não há registo de novos infetados, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

14h59 - Crianças em risco. Doença provocada por Covid-19 não é a de Kawasaki. Contrariamente à doença de Kawasaki, que tende a surgir antes dos cinco anos de idade, a síndrome inflamatória multissistémica pediátrica (PIMS-TS) afeta crianças mais velhas, com cerca de nove anos. A condição que ainda permanece um mistério para os especialistas provoca dores abdominais, febre alta e diarreia.

14h42 - Há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu

14h42 - Durante a conferência de imprensa, a ministra da Saúde Marta Temido admitiu que "se o RT se mantiver acima de 1, se os óbitos voltarem a atingir números anteriormente registados e que se os serviços hospitalares começarem a registar uma procura que neste momento não se está a verificar, podemos pensar em medidas de maior confinamento ou aperto em determinadas áreas".

A ministra da Saúde informou ainda que a partir de agora, as conferências de imprensa passam a ser apenas à segunda, quarta e sexta-feira.

14h30 - Já começou a conferência de imprensa da DGS. Acompanhe em direto:

14h20 - Portugal regista mais 346 casos de Covid-19 e três mortos. No total, o país contabiliza um total de 1.520 mortos e 37.036 infetados.

14h05 - No final da sua aula, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o projeto #EstudoEmCasa foi um serviço que beneficiou não só a educação dos alunos, mas também a cultura geral dos portugueses. Foi "um serviço de Portugal", disse, referindo que houve pais e avós que também acompanharam estas aulas e que puderam aprender com elas. Quanto à experiência em si, o Presidente da República assumiu que o facto de não dar aula nenhuma desde a sua despedida, em setembro de 2018, "fez com que estes 30 minutos parecessem uma eternidade".

Notícias ao MinutoMarcelo deu aula esta segunda-feira© Getty Images

13h50 - Os 22 migrantes oriundos do Norte de África hoje intercetados ao largo de Quarteira, no Algarve, já realizaram testes à covid-19 e foram transportados para uma zona de apoio à população criada no âmbito da pandemia de covid-19.

13h38 - Cerimónia dos Óscares 2021 pode ser adiada. A academia de cinema dos Estados Unidos decide hoje a data da cerimónia dos Óscares de 2021, que poderá ser adiada algumas semanas por causa da Covid-19.

13h31 - "Lições da pandemia". A aula de Marcelo Rebelo de Sousa no projeto de ensino à distância #EstudoEmCasa já está a decorrer e começou com um agradecimento por parte do Presidente da República "a todos os que contribuíram e tanto trabalharam para que este serviço se realizasse". 

13h30 - Atualização da pandemia do novo coronavírus a nível local:

  • O Município da Batalha anunciou hoje que vai disponibilizar testes serológicos ao novo coronavírus aos setores "mais sensíveis" da construção, transportes internacionais, restauração e hotelaria
  • O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho defendeu hoje, em Melgaço, a criação de um cartão de cidadão transfronteiriço para facilitar a vida da população residente no território, promovendo uma "verdadeira cidadania europeia"
  • A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, apoiou cerca de 150 famílias carenciadas, através da atribuição de 603 vales sociais, no âmbito da pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia.

13h23 - Alemanha lança app de rastreio. O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, confirmou que o país será o próximo a ter uma app de ‘contact tracing’ para vigiar a evolução da Covid-19 e que o lançamento está marcado para esta terça-feira, dia 16.

13h16 - Os primeiros turistas estrangeiros a chegar a Espanha desde que as fronteiras foram fechadas há três meses, devido à pandemia de Covid-19, aterraram hoje pela manhã no aeroporto de Palma de Maiorca num voo que partiu de Dusseldorf (Alemanha).

Notícias ao MinutoEspanha deu hoje início ao projeto piloto corredor seguro© Reuters

13h12 - Atualização a nível mundial. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 433.493 pessoas e infetou quase oito milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h05 - Marcelo Rebelo de Sousa já se encontra nos estúdios da RTP, onde vai dar, pelas 13h30, uma aula em direto para o projeto de ensino à distância #EstudoEmCasa na RTP Memória. Ao lado do ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, por quem foi recebido, o Presidente da República visitou os estúdios e a régie do canal público de televisão. 

12h55 - Greve por melhores condições de trabalho. Os médicos dos hospitais públicos da Nigéria iniciaram hoje uma greve para exigir melhores condições de trabalho, mantendo-se a trabalhar os clínicos dos centros de tratamento de doentes com Covid-19, anunciou a associação da classe.

12h44 - O Governo alemão decidiu investir 300 milhões de euros na empresa CureVac, que está na corrida para desenvolver uma vacina contra a Covid-19. O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Economia, Peter Altamaier.

12h39 - ONU alerta. As Nações Unidas alertaram hoje que cerca de 51 mil crianças com menos de cinco anos podem morrer este ano no Médio Oriente e Norte de África se continuarem as perturbações nos serviços essenciais de saúde devido à pandemia de Covid-19.

12h37 - Pequim voltou hoje a repor medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus, após diagnosticar dezenas de novos casos, nos últimos dias, confirmando a severidade de uma segunda vaga de infeções na capital chinesa.

12h30 - Moçambique. O Ministério da Saúde vai submeter, a partir de terça-feira, oito mil pessoas a testes sero-epidemiológicos rápidos para a Covid-19 na cidade de Nampula, para apurar a exposição ao novo coronavírus e travar a transmissão comunitária.

12h24 - Atualização no Irão. O país registou 113 óbitos e 2.449 casos nas últimas 24 horas, reporta a agência estatal iraniana, que cita o porta-voz do Ministério da Saúde. No total, o novo coronavírus já fez 189.876 infetados e 8.950 vítimas mortais. Já recuperaram da doença 150.590 pessoas.

12h21 - A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO) alertou hoje que a falta destes profissionais nas unidades de cuidados intensivos atrasa a recuperação de doentes com Covid-19 que apresentam capacidade funcional reduzida.

12h19 - Retoma de voos. O grupo Air France/KLM vai operar um total de 128 voos semanais em julho e agosto de e para os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, segundo a atualização do programa de voos para o verão hoje anunciada.

12h12 - "A pandemia do novo coronavírus está a causar medo e sofrimento nas pessoas mais velhas", pode ler-se na página do Twitter das Nações Unidas, esta segunda-feira, em que se celebra o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.

"A nossa resposta ao novo coronavírus deve respeitar os direitos e a dignidade dos idosos", referiu o secretário-geral da ONU, António Guterres.

11h58 - De acordo com um especialista em doenças infecciosas, cita a Reuters, a Coreia do Sul vai enfrentar uma nova vaga de infeções - com 800 casos a serem reportados diariamente em julho - se o governo não introduzir medidas de distanciamento social mais severas.

O aviso surge depois do anúncio das autoridades de saúde, na sexta-feira, de que seriam prolongadas as diretrizes de prevenção contra o novo coronavírus.

11h45 - A Noruega vai interromper o funcionamento da 'app' de rastreamento do novo coronavírus e apagar todos os dados recolhidos até agora, após críticas da Autoridade Norueguesa de Proteção de Dados, reporta a Reuters.

A autoridade referiu que, dada a baixa transmissão de casos no país, a recolha de dados através da 'app' deixou de ser razoável. 

11h39 - Os bancos emprestaram (apenas) 203 milhões de euros aos consumidores em abril, em plena pandemia, de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Banco de Portugal. O montante mais elevado foi para o crédito pessoal. 

11h26 - "As pessoas precisam de diminuir as expectativas", diz especialista norte-americano. O regresso à "normalidade" nos Estados Unidos pode ocorrer dentro de um ano, mas as pessoas precisam de diminuir as expectativas em relação às viagens e às atividades típicas do verão, reporta a CNN, que cita o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauciem entrevista ao The Telegraph.

"Vai ser mesmo 'esperar para ver'", admitiu, referindo que, pela evolução da taxa de infeção no país, o levantamento das medidas será, provavelmente, "revisto em meses, em vez de semanas".

11h16 - Dar um abraço ou aperto de mão: Qual é mais seguro? Abraçar é mais seguro do que cumprimentar alguém com um aperto de mão, refere o médico Marc Van Ranst, epidemiologista da Universidade KU Leuven, na Bélgica. Contudo o especialista, que pertence à Comissão Científica para a pandemia daquele país, salienta que os abraços devem ser reservados apenas para familiares ou amigos próximos. 

11h05 - "O vírus não escolhe idades nem nacionalidades". Foi com esta frase que a Direção-Geral da Saúde apelou, esta segunda-feira, à ajuda de todos para travar a transmissão do vírus.

11h01 - Como será o próximo ano letivo? Uma delegação do Secretariado Nacional vai amanhã ao Ministério da Educação para exigir a marcação de uma reunião. FENPROF pretende apresentar um estudo que realizou junto dos professores sobre o ensino à distância, mas também um conjunto de propostas elaboradas na sequência desse mesmo estudo.

10h59 - As autoridades cabo-verdianas recorreram a 8,5 toneladas de álcool etílico da indústria de bebidas do país para garantir a produção de álcool gel, necessário para a higienização e prevenção da Covid-19, segundo um relatório do Governo.

10h50 - A organização Human Rights Watch denunciou hoje que os trabalhadores do setor da saúde na Rússia estão a ser ameaçados e retaliados pelos seus empregadores por exporem as más condições de trabalho durante a pandemia de Covid-19.

10h44 - Atualização na Bélgica. O país reportou mais 71 casos e seis mortes nas últimas 24 horas. Mais 17 pessoas foram internadas e outras 21 receberam alta. Desde o início da pandemia 60.100 pessoas foram infetadas e 9.661 morreram. 

10h29 - Questionado sobre a situação de Lisboa e Vale do Tejo - região recentemente mais afetada pela Covid-19 -, António Costa diz que, se comparada a evolução de testes com a percentagem de positivos, é possível "verificar que estamos sensivelmente estáveis, que não há um crescimento da pandemia", mas que há mais casos conhecidos, devido ao aumento da testagem. "Isto não indica que há um descontrolo da situação ou sequer um aumento da pandemia, significa que há um melhor conhecimento da pandemia", esclareceu o primeiro-ministro.

10h25 - Cientistas testam anticorpos de vacas para combater coronavírus. A SAB Biotherapeutics, empresa de biotecnologia norte-americana, está a recorrer ao uso de vacas geneticamente alteradas de modo a criar anticorpos humanos com a capacidade de combater o coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.

10h11 - "Europa precisa de programa rapidamente operacional". Durante a tomada de posse do novo ministro do Estado e das Finanças, João Leão, António Costa assinalou que "esta é uma semana particularmente importante", visto que "o Conselho Europeu vai discutir, pela primeira vez, a proposta da Comissão Europeia", para o Fundo de Recuperação de 750 milhões de euros, de forma a ajudar a combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

"Espero que todos os meus colegas participem neste debate com um espírito construtivo porque a Europa precisa de um programa de recuperação forte e que esteja rapidamente operacional de forma a responder às necessidades de proteger as nossas empresas, os empregos e rendimentos de família", apelou.

10h01 - Continente africano. O número de mortos por Covid-19 em África subiu para 6.464, mais 220 nas últimas 24 horas, em cerca de 242 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente. Já o número de recuperados é de 109.977, mais 3.518.

09h59 - Atualização na Rússia. O país contabiliza, esta segunda-feira, mais 8.246 novos casos e 143 óbitos. Desde o início da pandemia, já foram registados 537.210 infetados e 7.091 vítimas mortais.

09h53 - "Grosso da epidemia ficou para trás". O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, disse hoje que a "maior parte epidemia de Covid-19 ficou para trás", salientando, contudo, que a luta contra o novo coronavírus "não está terminada".

09h40 - Lisboa (re)abre, mas há serviços que ficam fechados até ao final do mês. A Área Metropolitana de Lisboa está a partir de hoje sob as regras gerais aplicadas ao resto do país mas há alguns serviços que permanecem encerrados até ao final do mês, ainda que possam abrir, entretanto, "caso sejam emitidas orientações específicas ou pareceres técnicos da Direção-Geral da Saúde (DGS) quanto ao seu funcionamento".

  • Atividades recreativas, de lazer e diversão
  • Atividades culturais
  • Atividades desportivas, salvo as destinadas à atividade dos praticantes desportivos federados, em contexto de treino
  • Atividades em espaços abertos, espaços e vias públicas, ou espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas
  • Espaços de jogos e apostas
  • Estabelecimentos de bebidas
  • Termas e spas ou estabelecimentos afins

09h31 - Comércio não essencial reabre no Reino Unido. Após três meses encerradas e com a autorização do governo britânico, foram várias as lojas de roupa que reabriram hoje as portas. No interior são obrigatórios avisos a indicar o respeito pelo distanciamento social de dois metros e painéis de proteção entre clientes e funcionários nas caixas de pagamento. Mas algumas lojas foram mais longe, instalando dispensadores de gel desinfetante, determinando regras sobre o toque de objetos em exposição ou a prova de vestuário e exigindo o pagamento por cartão. 

Notícias ao MinutoComércio não-essencial reabriu hoje as portas no Reino Unido© Reuters

09h28 - Adiamento de exames pode afetar tratamento do cancro. O presidente da Sociedade Europeia de Endoscopia Gastrointestinal admite que o adiamento num largo número de endoscopias e colonoscopias, em consequência da Covid-19, poderá prejudicar o rastreio e a vigilância de alguns dos cancros mais frequentes na população portuguesa.

09h26 - Mais de 170 mil famílias em Timor-Leste, de um universo de cerca de 298 mil, já receberam um subsídio de 200 dólares do Governo no âmbito de medidas de resposta socioeconómica aos efeitos da pandemia.

09h19 - "Alerta máximo" em Guatemala. O estado de alerta máximo foi decretado em quatro regiões administrativas do país devido ao surgimento de novos casos de Covid-19, reporta a CNN. As novas medidas vigoram durante 15 dias e incluem recolher obrigatório durante todo o dia de domingo e das 18h00 às 05h00 durante o resto da semana.

09h15 - Economia. As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, com os investidores preocupados com os novos surtos de Covid-19, principalmente na China e nos Estados Unidos.

09h12 - Pequim com mais 10 bairros sob quarentena. Dez novas áreas residenciais foram colocadas em quarentena, em Pequim, confirmou hoje o presidente da câmara, depois de a capital chinesa ter detetado 36 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

09h00 - Disneyland de Hong Kong reabre a 18 de junho. Depois de Xangai, é a vez de Hong Kong reabrir o parque da Disney, pode ler-se na página oficial da instalação. Devido ao novo coronavírus, esta reabertura surge com medidas adicionais: 

  • Todos os visitantes devem usar máscara e ser submetidos à medição de temperatura
  • As visitas devem ser agendadas com uma semana de antecedência, excepto para membros do 'acesso mágico'
  • Vão ser implementadas regras de distanciamento social em filas, restaurantes, veículos de atração turística e outras instalações
  • As fotografias de experiências e personagens serão temporariamente suspensas

08h57 -  O tipo de sangue pode aumentar o risco de morrer de Covid-19. O novo coronavírus não escolhe idades, nem classe social, tal como têm dito as autoridades de saúde de todo o mundo. No entanto, indivíduos com um determinado grupo sanguíneo apresentam uma probabilidade significativamente mais elevada de morrerem vítimas do SARS-CoV-2. Saiba como.

08h42 - Ilhas Baleares recebem turistas a partir de hoje. Espanha dá hoje início, nas Ilhas Baleares, ao projeto piloto corredor seguro, que contempla 47 voos entre as ilhas Baleares e a Alemanha, desde hoje até 30 de junho.

A criação destes "corredores seguros" serve para canalizar o turismo internacional, uma medida para testar e dar confiança à retoma de um dos setores mais importantes de Espanha e que foi o mais afetado pela pandemia de Covid-19.

08h33 - Pandemia leva a aumento de 300% em venda online de produtos portugueses nos Estados Unidos. Com os espetáculos cancelados devido à pandemia de Covid-19, o trio de comediantes luso-americanos 'The Portuguese Kids' apostaram na sua loja online de produtos portugueses, cujas vendas aumentaram 300% desde o início do confinamento.

08h31 - O ministro do Interior da Índia propôs utilizar 500 carruagens ferroviárias como enfermarias improvisadas para doentes com o novo coronavírus, numa altura em que a capital, Nova Deli, luta para conter um novo pico.

08h17 - O governo municipal de Pequim despediu um chefe de distrito e dois quadros locais por não serem capazes de impedir o novo surto de Covid-19, no principal mercado abastecedor da cidade, noticiou hoje a imprensa local.

08h08 - Termina a suspensão de voos de e para a UE. Termina esta segunda-feira, dia 15 de junho, a interdição de voos com destino e a partir de Portugal para e de países fora da União Europeia. No início de maio, Bruxelas convidou os Estados-membros a prolongarem até 15 de junho a interdição de entradas "não indispensáveis" em território europeu, adotada em meados de março para prevenir a propagação da Covid-19.

07h36 - As limitações especiais impostas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no âmbito da terceira fase de desconfinamento devido à pandemia de Covid-19 são hoje levantadas, passando a ser permitida a abertura dos centros comerciais e concentrações até 20 pessoas.

Podem reabrir os estabelecimentos com área superior a 400 m2 ou inseridos em centros comerciais, bem como as respetivas áreas de consumo de comidas e bebidas, e as Lojas do Cidadão.

É igualmente permitida a abertura de parques aquáticos, escolas de línguas e centros de explicações.

Contudo, continua a existir a regra que os estabelecimentos que retomaram ou retomem a atividade só podem abrir a partir das 10h00, mas excluem-se deste regime os ginásios e as academias.

07h33 - Alguns Estados-membros da União Europeia abrem a partir de hoje as fronteiras internas, dada a evolução da pandemia de Covid-19 e na sequência de uma recomendação feita na passada quinta-feira pela Comissão Europeia.

07h32 - Atualização na Alemanha. O país reportou mais quatro mortes e 192 casos nas últimas 24 horas. No total, o país germânico contabiliza 8.791 óbitos e 186.461 infetados.

07h22 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai dar hoje às 13h30 uma aula em direto para o projeto de ensino à distância #EstudoEmCasa na RTP Memória.

07h21 - Atualização na China. Foram diagnosticados 49 novos casos da Covid-19, nas últimas 24 horas, entre os quais 36 em Pequim, após um surto ter sido detetado no principal mercado abastecedor da capital.

07h21 - As crianças vão poder retomar a partir de hoje as Atividades de Tempos Livres (ATL), mas apenas nos centros que não estão integrados em estabelecimentos escolares, que só vão reabrir do final do ano letivo. Profissionais e crianças com mais de 10 anos devem usar máscara.

07h20 - Sem-abrigo manifestam-se hoje para exigir "condições para viver". Também hoje foi anunciado que quase 150 pessoas até agora em situação de sem-abrigo em Lisboa conseguiram desde o início da pandemia de Covid-19 encontrar casa, um quarto ou um emprego, no âmbito de programas desenvolvidos pela câmara municipal.

07h19 - Atualização nos EUAOs Estados Unidos da América (EUA) chegaram este domingo às 115.706 mortes, mais 436 do que sábado, e 2.091.348 infeções pelo novo coronavírus, mais 22.141, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h18 - A transportadora aérea SATA retoma hoje as ligações entre o continente português e as ilhas de São Miguel e Terceira, deixando a TAP de ser a única companhia a fazer ligações para o arquipélago no atual cenário de pandemia.

07h12 - Atualização na Colômbia. A Colômbia ultrapassou no domingo os 50 mil casos da Covid-19, com 2.193 infeções e 75 mortos, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde colombiano.

07h10 - Começa aqui um novo registo. Pode recordar os acontecimentos deste domingo aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório