Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Limitações ao desconfinamento impostas em Lisboa terminam hoje

As limitações especiais impostas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no âmbito da terceira fase de desconfinamento devido à pandemia de covid-19 são hoje levantadas, passando a ser permitida a abertura dos centros comerciais e concentrações até 20 pessoas.

Limitações ao desconfinamento impostas em Lisboa terminam hoje
Notícias ao Minuto

06:10 - 15/06/20 por Lusa

País Covid-19

As restrições tinham sido impostas no início do mês, devido ao número de surtos de covid-19 na região, e estavam, sobretudo, relacionadas com atividades com "grandes aglomerações de pessoas".

Assim, a partir de hoje passam a aplicar-se as regras gerais que já estão em vigor no resto do país desde o início do mês, previstas na terceira fase de desconfinamento.

Também na AML passam a ser permitidas as concentrações até 20 pessoas (até agora o limite era de 10 pessoas) e podem reabrir os estabelecimentos com área superior a 400 m2 ou inseridos em centros comerciais, bem como as respetivas áreas de consumo de comidas e bebidas, e as Lojas do Cidadão.

É igualmente permitida a abertura de parques aquáticos, escolas de línguas e centros de explicações.

Contudo, continua a existir a regra que os estabelecimentos que retomaram ou retomem a atividade só podem abrir a partir das 10:00, mas excluem-se deste regime os ginásios e as academiais.

Além disso, é alargada a todo o território a regra da limitação a dois terços dos ocupantes na circulação de veículos particulares com lotação superior a cinco lugares, salvo se todos os ocupantes forem do mesmo agregado familiar.

No comunicado do Conselho de Ministros em que foi decidido o levantamento das restrições ao desconfinamento na AML, na semana passada, era ainda referido que as atividades e espaços que permanecem encerrados podem abrir quando dispuserem de orientações específicas da Direção-Geral da Saúde relativas ao seu funcionamento.

A terceira fase do plano de desconfinamento no continente português devido à pandemia de covid-19 arrancou em 01 de junho com o fim do "dever cívico de recolhimento" e a reabertura de centros comerciais, salas de espetáculos, cinemas, ginásios, piscinas e Lojas do Cidadão.

A AML integra os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório