Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Lojas de bens não essenciais reabrem hoje em Inglaterra

Lojas de bens não essenciais, como roupa, brinquedos ou livros, vão poder abrir hoje pela primeira vez em Inglaterra após quase três meses encerradas devido ao confinamento decretado devido à pandemia covid-19, mas com medidas de segurança. 

Lojas de bens não essenciais reabrem hoje em Inglaterra
Notícias ao Minuto

10:46 - 15/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

No interior são obrigatórios avisos a indicar o respeito pelo distanciamento social de dois metros e painéis de proteção entre clientes e funcionários nas caixas de pagamento. 

Mas algumas lojas foram mais longe, instalando dispensadores de gel desinfetante, determinando regras sobre o toque de objetos em exposição ou a prova de vestuário e exigindo o pagamento por cartão. 

De acordo com a empresa de sondagens YouGov, os britânicos estão divididos entre os que são favoráveis (41%) à reabertura e os que consideram que é demasiado cedo (39%) por ainda existirem riscos para a saúde pública. 

Porém, o Reino Unido enfrenta o risco de uma recessão forte, tendo sido divulgado na sexta-feira pelo instituto nacional de estatísticas britânico (ONS) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido contraiu 20,4% em abril, uma queda mensal recorde resultante da interrupção da atividade económica durante o período do confinamento iniciado a 23 de março

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, considera que é necessário "reabrir a economia de forma gradual e segura", lembrando que o setor do comércio de bens não essenciais representa cerca de 1,3 milhões postos de trabalho e movimenta anualmente 46,6 mil milhões de libras (52 mil milhões de euros).

"Elas [lojas] vão ser vitais para ajudar a impulsionar a economia à medida que recuperamos do vírus", afirmou.

Atrações ao ar livre, como jardins zoológicos, também vão poder abrir, e fiéis vão poder orar individualmente em locais de culto a partir de hoje.

Hoje passa também a ser obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos, mas noutros espaços fechados ainda continua a ser opcional. 

As regras aplicam-se a Inglaterra porque as outras nações do Reino Unido (Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) têm autonomia e adotaram normas e calendários diferentes para o desconfinamento

As lojas não essenciais já abriram na Irlanda do Norte na sexta-feira passada, mas ainda não têm data para a reabertura na Escócia e País de Gales. 

O governo britânico tem previsto uma nova fase de desconfinamento a partir de 04 de julho, quando poderá ser permitida a reabertura de bares e restaurantes se não forem identificados sinais de que a taxa de transmissão de doença aumentou. 

Até ao momento, o Reino Unido registou 41.698 mortes durante a pandemia covid-19, de acordo com o ministério da Saúde britânico, o maior número na Europa e terceiro maior número a nível mundial, atrás dos EUA e Brasil. 

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 431 mil mortos e infetou mais de 7,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório