Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Como o tipo de sangue pode aumentar o risco de morrer de Covid-19

Indivíduos com um determinado grupo sanguíneo apresentam uma probabilidade significativamente mais elevada de morrerem vítimas do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.

Como o tipo de sangue pode aumentar o risco de morrer de Covid-19
Notícias ao Minuto

08:22 - 15/06/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Uma nova pesquisa determinou que pessoas detentoras do tipo de sangue A estão 50% mais propensas a experienciarem sintomas severos de Covid-19 e a necessitarem de ventilador ou de oxigénio artificial. 

Investigadores da Christian-Albrechts University of Kiel, na Alemanha, são os autores da descoberta apesar de ainda não terem a certeza do porquê dos grupos sanguíneos estarem associados a um maior ou menor risco de sofrer da doença infecciosa. 

A pesquisa surge após uma outra que havia concluído que pacientes com sangue do tipo O poderiam apresentar uma maior proteção contra o SARS-CoV-2. 

Em declarações ao jornal britânico The Times Andre Frank, o líder do estudo, disse que atualmente estão internados em hospitais de todo o mundo pessoas com ambos os grupos sanguíneos.  

Acrescentando que ele e a sua equipa de investigadores ainda não estão absolutamente certos acerca do risco exato relacionado com o tipo de sangue, que: "pode corresponder a 20%, 30% ou 50%". 

O estudo alemão revelou ainda que indivíduos com tipo de sangue O estão entre nove a 18% mais propensos a testarem positivo para o novo coronavírus, comparativamente a pessoas com outro grupo sanguíneo. 

Mais ainda, os dados apurados referem que 1,3% das pessoas detentoras do tipo de sangue O testaram positivo para o vírus. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório