Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Está em risco? Calculadora avalia probabilidade de morrer de Covid-19

Uma equipa de cientistas britânicos inventou a primeira calculadora que alerta os indivíduos relativamente ao risco de morrerem vítimas da Covid-19.

Está em risco? Calculadora avalia probabilidade de morrer de Covid-19
Notícias ao Minuto

08:40 - 13/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ciência

Cientistas da instituição de ensino superior University College London, no Reino Unido, alertam que a probabilidade de morrer vítima do SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, é cinco vezes mais elevada em pessoas que sofrem de doenças crónicas, tais como hipertensão, diabetes, doença renal ou patologias cardiovasculares

A calculadora foi criada com o intuito de ajudar a população a entender as chances que correm de morrer devido à infeção pelo novo coronavírus - pretendendo incentivar a permanência dos indivíduos em casa mesmo após o período de confinamento

O líder do estudo, o professor Amitava Banerjee, afirmou em declarações ao jornal The Sun: "as pessoas mais idosas, aquelas que sofrem de problemas de saúde prévios e os seus cuidadores estão preocupadas com o que o período de desconfinamento pode significar para o seu bem-estar". 

"Usámos dados que adaptámos a um número de diferentes cenários, e apurámos que o risco de mortandade para esses grupos mais vulneráveis sobe significativamente, e pode levar a milhares de mortes totalmente evitáveis". 

"A nossa calculadora é a primeira a fornecer aos médicos, outros profissionais de saúde e ao público em geral um risco personalizado de infeção e morte por Covid-19", explicou. 

"Trata-se de um protótipo que ainda está na sua infância, e o plano é continuar a simplificá-lo de modo a que possa ser usado facilmente por toda a gente", acrescentou Amitava Banerjee

Funciona tendo em conta a idade, o sexo e doenças crónicas subjacentes e avaliando o seu efeito na mortalidade por Covid-19, relativamente a diferentes cenários. 

O professor Banerjee acrescentou: "esta calculadora disponibiliza informação sobre o risco de mortalidade no espaço de um ano para condições comuns de acordo com a idade e género".

"No atual estado de pandemia em que vivemos é imperativo e urgente ter um melhor entendimento de quem está em risco usando dados de saúde científicos exatos", concluiu o académico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório