Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Homens morrem mais de Covid-19 e a culpa pode ser do sangue. Entenda

Cientistas explicam que os homens correm um maior risco de morrerem vítimas do novo coronavírus ou SARS-CoV-2 porque o seu sangue contém níveis mais elevados de uma enzima que é utilizada pelo vírus para infetar as células saudáveis.

Homens morrem mais de Covid-19 e a culpa pode ser do sangue. Entenda
Notícias ao Minuto

09:19 - 12/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19 e mortalidade

A enzima conversora da angiotensina 2, ou ACE2, está presente em órgãos como o coração e os rins - e os cientistas creem que desempenha um papel determinante relativamente ao modo como a Covid-19 se propaga e infeta os pulmões. 

E agora os resultados de um amplo estudo europeu, revelam que os homens contêm uma concentração significativamente mais elevada de ACE2 na sua corrente sanguínea, comparativamente às mulheres. 

O estudo, publicado no periódico científico European Heart Journal, apurou ainda que a vasta variedade de fármacos prescritos conhecidos por inibidores de ACE ou bloqueadores de receptores de angiotensina (BRA) não contribuem para uma maior concentração de ACE2 no organismo e como tal não aumentam o risco de Covid-19 entre os indivíduos que os tomam. 

Os inibidores de ACE e BRA são comummente prescritos a pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca congestiva, diabetes ou doença renal e são tomados por milhões de pessoas em todo o mundo. 

Adriaan Voors, professor de cardiologia no University Medical Center (UMC) Groningen na Holanda, co-autor do estudo, afirmou: "os dados apurados não apoiam a descontinuação da toma dessas drogas farmacológicas entre pacientes que sofrem de Covid-19". 

Até ao momento o novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, já infetou mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo e matou quase 277 mil. 

Desde o ínicio da pandemia, os índices de morte e de infeção têm permanecido mais elevados entre os homens e muitas têm sido as especulações do porquê disso ocorrer. 

Voors mediu a concentração de ACE2 nas amostras de sangue recolhidas de mais de 3,500 indivíduos com insuficiência cardíaca, de onze países diferentes. 

Os investigadores explicaram que o estudo havia na realidade começado antes da pandemia do novo coronavírus e que como tal não incluiu doentes com Covid-19. 

Contudo, quando começou a ser realizada uma outra pesquisa com o intuito de determinar o modo com a enzima ACE2 é chave para a entrada do SARS-CoV-2 nas células, o professor e a sua equipa detetaram sobreposições significativas com o seu próprio estudo. 

Iziah Sama, um dos investigadores envolvidos na pesquisa, contou: "quando detetámos que um dos biomarcadores mais fortes, ACE2, era muito mais elevado nos homens do que nas mulheres, percebemos que tal tinha o potencial de finalmente explicar o motivo pelo qual os homens estão a morrer indiscutivelmente mais por Covid-19 do que as mulheres". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório