Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Lagos com foco de contágio ativo. Mais 20.647 casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Lagos com foco de contágio ativo. Mais 20.647 casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:36 - 15/06/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 346 casos de Covid-19 e três mortos. No total, o país contabiliza, desde o início da pandemia, um total de 1.520 mortos e 37.036 infetados

Sobre a situação em Lisboa  e Vale do Tejo, que tem preocupado o país nos últimos dias, o primeiro-ministro rejeitou hoje, em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, a ideia de que haja um crescimento da pandemia na região, contrapondo a tese de que há mais casos conhecidos porque foram realizados mais testes.

Ainda sobre a evolução do surto em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa alertou, no final da aula que deu hoje na telescola, que "vamos viver uma crise pior do que a que estamos a viver neste momento". O Presidente da República aproveitou ainda para pedir aos partidos com assento parlamentar um diálogo "responsável", com a votação do Orçamento Suplementar do Governo à vista. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

00h00 - Termina aqui o acompanhamento desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar acompanhar todos os desenvolvimentos sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. Não se esqueça, se sentir sintomas relacionados com a Covid-19 ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h58 - A pandemia do novo coronavírus provocou a morte a pelo menos 435.176 pessoas e contagiou mais de oito milhões, de acordo com o último balanço feito pela agência France-Presse (AFP), às 22h00 GMT.

23h56 - O Hot Clube de Portugal retoma na quinta-feira os concertos de jazz em Lisboa, mas apenas para transmissão 'online' paga, porque não sabe ainda quando reabrirá portas.

"A nossa vontade de abrir é imensa, mas não temos ainda uma data prevista de reabertura. Não somos um bar nem uma sala de espetáculos, mas temos concertos", afirmou à agência Lusa Luís Cunha, da direção do clube de jazz, encerrado desde 12 de março por causa da Covid-19.

23h51 - O trio de presidências formado por Alemanha, Portugal e Eslovénia, que assegurará a liderança do Conselho da União Europeia nos próximos três semestres, compromete-se a "trabalhar incansavelmente" para garantir uma resposta eficaz e atempada à crise da Covid-19.

"As três presidências estão prontas a fazer tudo o que é necessário para reforçar a resiliência da Europa, proteger os nossos cidadãos e ultrapassar a crise, preservando simultaneamente os nossos valores europeus e o nosso modo de vida", lê-se no programa constam do programa conjunto que será apresentado e adotado na terça-feira no Conselho de Assuntos Gerais, que começará a ser implementado já a partir de 1 de julho pela Alemanha, que sucederá à Croácia na presidência do Conselho da UE.

23h47 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que vai enviar mais doses de hidroxicloroquina para o Brasil e outros países, apesar de uma agência do seu governo ter revogado a sua autorização no tratamento da Covid-19.

23h41 - No que diz respeito à proteção individual contra a Covid-19 todos os pequenos gestos fazem a diferença. A Direção-Geral da Saúde recordou hoje que a "partilha de objetos aumenta o risco de transmissão do vírus". "Em contexto de pandemia, não partilhe artigos pessoais", é sublinhado. 

23h31 - Os médicos de um hospital de Rio Branco, no estado brasileiro do Acre, induziram, hoje, o parto a uma mulher, grávida de seis meses, em coma devido à Covid-19. O marido da paciente, que é médico, explicou à publicação que os profissionais de saúde decidiram provocar o parto para não colocar em risco de vida a mulher e o filho.

23h28 - O presidente da Câmara Municipal de Viseu anunciou hoje que o concelho de Viseu registou, até ao momento, 104 casos de infeções com o novo coronavirus, sendo que 98 se encontram recuperados e não há registo de óbitos.

23h23 - A Câmara Municipal de Lagos referiu hoje que está preocupada com "um foco de contágio ativo" de Covid-19 no concelho, resultado da "organização de um evento festivo ilegal" e que terá reunido um "número avultado" de pessoas.

23h05 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou, esta segunda-feira, que no espaço de um dia foram contabilizados mais 20.647 casos confirmados e 627 óbitos, elevando o número total de contágios no país para 888.271 e o número de óbitos para 43.959.

22h45 - A taxa de mortalidade por Covid-19 é 12 vezes maior em doentes crónicos do que em pacientes sem qualquer patologia, revelou hoje um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

22h19 - A cerimónia de entrega dos prémios Bafta foi adiada para 11 de abril de 2021 devido à covid-19, anunciaram hoje os organizadores do evento.

22h09 - O primeiro-ministro admitiu hoje que Portugal poderá vetar a entrada de cidadãos provenientes do Brasil, caso seja essa a determinação da Agência de Prevenção de Doenças da União Europeia face à pandemia de Covid-19.

"Apartir do momento que houver sinalização por parte da Agência Europeia de Prevenção da Doença, nós cumpriremos as regras. Até agora temos mantido exceções. Mantivemos voos de e para o Brasil. A frequência tem sido baixa e 11 pessoas entre 8.767 pessoas que vieram do Brasil foram dadas como infetadas", disse António Costa, num encontro com jornalistas estrangeiros, em Lisboa, citado pelo jornal brasileiro Folha de S. Paulo.

21h59 - Jogador do Aves com teste positivo está recuperadoO futebolista, cuja identidade foi preservada, apresentou um resultado inconclusivo ao novo coronavírus em 25 de maio, cinco dias antes de acusar positivo na terceira ronda de exames dos avenses, que assinalaram a retoma do campeonato com derrotas frente ao Belenenses SAD e ao Tondela, ambas por 2-0, e preparam-se para defrontar os 'dragões'.

21h42 - A Venezuela iniciou hoje um período de flexibilização da quarentena da Covid-19 que prevê o funcionamento de vários setores da economia local, durante os próximos sete dias, após o que virão outros 7 dias de estrito confinamento.

21h30 - A pandemia de Covid-19 já matou 434.214 pessoas e infetou mais de 7,9 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

21h23 - Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje três centros comerciais, no dia em que estas grandes superfícies reabriram ao público na Área Metropolitana de Lisboa. Numa nota hoje divulgada na página na Internet da Presidência da República é referido que o Chefe de Estado "visitou, esta tarde, o 'El Corte Inglés', e os centros comercias 'Colombo' e 'Amoreiras', com o objetivo de testemunhar diretamente o processo de normalização em curso".

21h18 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considera uma opção "chocante" e "malévola" que vai "contra o mais elementar bom senso" obrigar médicos que são também doentes de risco a prestarem funções presenciais, por serem considerados trabalhadores essenciais.

21h11 - A Federação Internacional de Râguebi (World Rugby) reuniu-se hoje num fórum com outros atores da modalidade, tendo definido a reunião de 30 de junho como definitiva para decidir sobre o calendário de 2020.

21h04 - O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, voltou hoje a insistir na necessidade de ser criado um plano de retoma das atividades médicas para doentes "não-Covid", que foram adiadas na região devido à pandemia.

20h52 - Óscares adiados. A academia de cinema dos Estados Unidos decidiu hoje adiar a cerimónia dos Óscares de 2021, para o dia 25 de abril. O anúncio dos nomeados realizar-se-á a 15 de março e as derradeiras votações, pelos membros da academia, terão lugar até 20 de abril, cinco dias antes da realização da cerimónia inicialmente prevista para 28 de fevereiro, segundo o calendário oficial hoje divulgado.

20h50 - Açores. Um idoso e dois funcionários do lar do Nordeste, na ilha de São Miguel, nos Açores, voltaram a testar positivo para a Covid-19, depois de serem considerados curados.

20h45 - As últimas atualizações relativas à pandemia, a nível local:

  • A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje um apoio "excecional" para famílias afetadas pela crise pandémica, como uma comparticipação mensal de 50 euros, por cada elemento familiar, para aquisição de alimentos e artigos de higiene;
  • A Ordem dos Médicos (OM) apelou hoje aos doentes que regressem às consultas e tratamentos no IPO de Coimbra, pois este estabelecimento adotou medidas "muito acertadas e corajosas", que garantem total segurança em relação à Covid-19;
  • O Governo da Madeira pretende estabelecer um protocolo com uma entidade em Lisboa e custear a realização de testes de despiste da Covid-19 aos passageiros que viajem para a região, disse hoje o presidente do executivo;
  • A Câmara de Alcoutim vai disponibilizar testes serológicos e de diagnóstico da Covid-19 a pessoas com ligação ao concelho que pretendam regressar no verão e procedam de zonas mais atingidas pela pandemia, disse hoje à Lusa o presidente;
  • A Câmara de Caminha aprovou, hoje, por unanimidade, a prorrogação de medidas de apoio extraordinário à população, empresas e instituições afetadas pela pandemia da Covid-19, que representam uma perda de receita municipal de 180 mil euros;
  • O Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas reabre ao público na sexta-feira para o início da época balnear com regras especiais de funcionamento devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a Câmara de Setúbal.

20h32 - O Chile registou hoje 39 novos mortos pela Covid-19, um número muito inferior aos 222 registados no domingo, devido à demora na inscrição dos falecimentos no Registo Civil durante o fim de semana.

Notícias ao Minuto[Ruas de Santiago, no Chile]© Reuters

20h24 - Cabo Verde registou a sétima vítima mortal provocada pelo novo coronavírus, um homem de 41 anos na ilha de Santiago, informou hoje o diretor nacional da Saúde, Artur Correia.

20h20 - Angola registou hoje dois novos casos positivos de Covid-19, um dos quais um polícia, com vínculo epidemiológico por esclarecer, somando o país um total de 142 infeções, das quais seis óbitos e 64 recuperados.

19h58 - O número de contágios de Covid-19 no Equador subiu nas últimas 24 horas para 47.322, mais 571 do que no domingo, enquanto o de mortes atingiu os 3.929, depois de contabilizados mais 33, indicaram hoje fontes sanitárias equatorianas.

19h53 - A Madeira continua apenas com um caso ativo de Covid-19, mantendo um acumulado de 90 infetados, sem registo de novas situações há 40 dias, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde.

19h45 - O artista português Vhils está a fazer um mural, no Hospital de São João, no Porto, de homenagem aos profissionais de saúde portugueses que lutam na linha da frente contra a pandemia da Covid-19, desde o início de março. A obra só estará completa no final da semana, mas não passa despercebida a quem por lá passa.

Notícias ao Minuto© Facebook / Manuel Pizarro

19h42 - O Conselho de Administração da TAP garantiu, durante uma reunião com quatro sindicatos, que "tudo será feito para a viabilização da empresa e a manutenção dos postos de trabalho", segundo um comunicado hoje divulgado pelas estruturas sindicais.

19h40 - O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, mostrou-se hoje otimista relativamente ao processo de retoma na região, considerando já haver "muito bons indicadores" ao nível do alojamento e da restauração.

19h34 - A Nigéria registou mais de 700 casos de violação e um crescimento generalizado da violência contra mulheres durante o confinamento decretado devido à pandemia de covid-19, revelou hoje a polícia nigeriana.

19h27 - O Ministério da Saúde francês divulgou, ao final desta tarde, que foram contabilizadas, nas últimas 24 horas, mais 29 vítimas mortais devido ao novo coronavírus, elevando o número total de óbitos no país para 29.436.

19h12 - Várias galerias de arte privadas começaram a abrir a partir de hoje, em Inglaterra, juntamente com outras lojas de bens não essenciais que estiveram fechadas devido ao confinamento decretado para combater a pandemia da Covid-19. 

19h07 - Mais de 50% das empresas que pediram financiamento bancário ao abrigo dos programas de apoio do Estado para o combate à Covid-19 ainda não o receberam, segundo os resultados de um inquérito promovido pela CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

19h01 - Regulador revoga autorização para uso de hidroxicloroquina nos EUA. A Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) indicou hoje que vai revogar a autorização de emergência para a utilização de medicação para a malária no tratamento da Covid-19, aprovada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

18h57 - A evolução da situação epidemiológica no distrito de Setúbal é favorável e os focos de contágio, identificados há cerca de três semanas, já foram contidos, afirmou hoje a ministra da Saúde.

18h50 - A Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que o novo surto de Covid-19 na China já tem mais de cem casos, acrescentando esperar que as autoridades de Pequim divulguem assim que possível a sequência genética do vírus detetado.

18h44 - Ao lado de Siza Vieira, António Costa participou, durante a tarde de hoje, no lançamento da campanha de promoção do Turismo para Portugal, que visa mobilizar o turismo interno no segundo semestre de 2020. Em direto para o país, o primeiro-ministro destacou que o país não pode ficar parado à espera que a pandemia passe. "Há duas formas de olharmos para esta situação. Ou ficamos parados à espera que passe ou então fazemos acontecer e nós temos de fazer acontecer porque não somos de ficar parados. (...) Temos de abrir não podemos ficar à espera que o surto passe", reforçou. 

18h36 - O ministro da Economia apelou hoje durante a cerimónia de lançamento de uma nova campanha - que pretende mobilizar o turismo interno e recuperar a atividade depois do impacto provocado pelo surto de Covid-19 - que os portugueses escolham fazer férias cá dentro este ano. 

"Este é o tempo de reconquistarmos o espaço público, é o tempo de, com cautela, com precaução, com máscaras, com distância física, com as normas de higiene, voltar a ocupar o território. Estamos capazes de redescobrir este território, estas gentes, que fizeram de nós o país que somos", destacou Siza Vieira.

18h24 - O setor automóvel produziu 15.965 veículos em maio, menos 50,6% do que em igual período do ano anterior, reflexo do impacto da pandemia de covid-19, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) hoje divulgados.

18h13 - Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Rússia, Vladimir Putin, acordaram hoje, numa conversa telefónica, cooperar no combate à pandemia de covid-19 nos seus países, dois dos mais afetados em todo o mundo.

18h02 - A Sociedade Cabo-verdiana de Música criou um fundo social de 97 mil euros para apoiar os artistas em situação de carência económica devido à pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje a organização

17h45 - Europa começa a reabrir fronteiras internas. O aeroporto de Bruxelas reabriu hoje, dia em que nove países da União Europeia abriram fronteiras a outros Estados-membros, com nove voos da companhia belga previstos, a que foram acrescentados outros, dois deles para Lisboa, devido à procura.

Notícias ao Minuto[Passageiros de máscara num avião no Zaventem International Airport, esta segunda-feira, em Bruxelas]© Reuters

17h32 - O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte prometeu hoje um "projeto claro para o futuro do país", no segundo dia dos "estados gerais" sobre o relançamento económico pós-coronavírus e ao apresentar as grandes linhas deste plano.

17h23 - O número de deteções ilegais de migrantes nas fronteiras externas da União Europeia (UE) subiram em maio para cerca de 4.300 após mínimos históricos registados em abril devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Frontex.

17h15 - O indicador que define o grau de transmissibilidade de infeção do novo coronavírus está "ligeiramente abaixo de 1,00" em Portugal, informou hoje a ministra da Saúde, admitindo que as medidas de desconfinamento possam traduzir um aumento do risco.

17h04 - Itália identificou hoje mais 303 casos confirmados e mais 26 mortes devido à Covid-19, anunciou esta tarde a Proteção Civil italiana. O país conta agora com o total de 237.290 pessoas infetadas e 34.371 vítimas mortais, desde o início da pandemia

17h02 - As Termas de Chaves retomam os tratamentos na terça-feira e vão controlar o fluxo de clientes presentes no equipamento através da marcação prévia, seguindo as normas das Direção-Geral da Saúde (DGS). O balneário flaviense, a par das Termas de São Pedro do Sul, foi um dos dois equipamentos em 46 estabelecimentos do país a reabrirem hoje, após as condições da DGS para reabrir as termas divulgadas no domingo, divulgou hoje a Câmara de Chaves, em comunicado.

16h56 - 'Brigada Antivírus' é o nome do atelier educativo do Museu da Farmácia para crianças a partir dos cinco anos. O projeto tem como objetivo ensinar os mais novos sobre a forma como os vírus se propagam, entender possíveis maneiras de evitar a contaminação por microrganismos e perceber o motivo pelo qual devemos tapar o nariz e a boca e ao espirrar ou tossir. Saiba mais aqui

16h54 - Moçambique registou mais 26 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de 583 para 609, e mantendo os três óbitos, disse hoje a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene.

16h48 - Espanha sem vítimas mortais pelo oitavo dia consecutivo. Foram detetados 40 novos casos de coronavírus desde ontem. No total, desde o início da pandemia, o país registou 244.109 infetados e 27.136 óbitos associados à Covid-19. 

16h36 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) revelou hoje que o setor esteve "totalmente parado" durante abril e "grande parte" de maio, estimando quebras de 100% na ocupação hoteleira em relação a 2019.

16h30 - O Reino Unido registou hoje mais mais 38 mortes e 1.056 novos casos de Covid-19, elevando o número total de infeções, desde o início da pandemia, para 296.857 e o número de óbitos para 41.736.

16h24 - O Ministério da Administração Interna recordou esta tarde que há quatro novos pontos de passagem autorizados na fronteira entre Portugal e Espanha: Melgaço, Monção, Miranda do Douro e Vila Nova da Cerveira. Recorde os horários e todas as informações sobre estes novos pontos aqui

16h17 - A Câmara de Bragança decidiu cancelar os diferentes programas que oferecia para as férias de verão a jovens e crianças do concelho devido à pandemia Covid-19, informou a autarquia. "Não temos condições para assegurar a segurança que é necessária para estas crianças e jovens", justificou o presidente da CâmaraHernâni Dias, em declarações à Lusa.

16h13 - O coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde na Guiné-Bissau, Dionísio Cumba, anunciou hoje que subiu para 1492 o número de pessoas infetadas pelo novo coronovirus, que causou a morte de 15 doentes.

16h02 - A Ação Cooperativista criou um abaixo-assinado a exigir uma "verdadeira Linha de Apoio de Emergência para o Setor das Artes e da Cultura", iniciativa que visa pressionar o Governo a dar resposta à situação "calamitosa" vivida pelos profissionais.

15h54 - A atividade hospitalar na região de Lisboa e Vale do Tejo está estável e deverá ser retomada na próxima semana, apesar de haver entre 200 e 300 novos casos de Covid-19 diários, disse hoje Marta Temido, durante a conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia no país

"Resulta da observação dos números de atendimento na área dedicada à doença Covid-19 dos cuidados de saúde primários e do número de internamentos por Covid-19 nas áreas hospitalares destas regiões mais afetadas que a utilização dos mesmos se mantém estável com tendência decrescente. A manter-se este contexto será possível retomar a atividade suspensa no início da próxima semana, o que se antevê e se deseja", afirmou a ministra da Saúde. 

15h49 - Portugal atingiu, no domingo, um milhão de testes realizados ao novo coronavírus, dos quais 6,5% com resultados positivos para covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde.

15h45 - O Governo finlandês aprovou hoje a suspensão do estado de emergência, que tinha decretado há três meses, por causa da pandemia de covid-19, alegando que a situação epidemiológica melhorou substancialmente.

15h35 - O BE exige que as câmaras paguem pelo menos 50 por cento do valor contratual de espetáculos cancelados, conforme a Lei, e seja suspensa a comparticipação do Estado a instituições que suspenderam o serviço educativo.

15h29 - SNS prepara-se para prova do inverno, onde vão confluir gripe e Covid-19. Marta Temido, ministra da Saúde, afirmou, durante a conferência de imprensa de hoje, que o Sistema Nacional de Saúde está a ser acautelado para manter a capacidade de resposta e para a "futura prova que aí vem".

"É a prova do inverno, onde vão confluir a gripe e a Covid-19, se não houver uma vacina antes", frisou a ministra da Saúde, quando questionada sobre os principais receios do Ministério da Saúde relativamente à evolução epidemiológica do coronavírus em Portugal. 

15h24 - Cabo Verde registou mais nove casos do novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, elevando o total nacional para 759, segundo informação do Ministério da Saúde

15h11 - Os Açores "não apresentam neste momento qualquer caso positivo ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2" e nas últimas 24 horas não há registo de novos infetados, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

15h07 - Crianças em risco. Doença provocada por Covid-19 não é a de Kawasaki. Contrariamente à doença de Kawasaki, que tende a surgir antes dos cinco anos de idade, a síndrome inflamatória multissistémica pediátrica (PIMS-TS) afeta crianças mais velhas, com cerca de nove anos. A condição que ainda permanece um mistério para os especialistas provoca dores abdominais, febre alta e diarreia

15h01 - Há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba aqui quantos há no seu

Recorde aqui todos os principais desenvolvidos que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta segunda-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório