Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Turismo. "Temos de abrir, não podemos ficar à espera que surto passe"

O primeiro-ministro ressaltou a importância da reabertura do setor hoteleiro, recordando que a "Covid-19 não atingiu só a nossa saúde, atingiu também a nossa economia".

Turismo. "Temos de abrir, não podemos ficar à espera que surto passe"
Notícias ao Minuto

18:00 - 15/06/20 por Mafalda Tello Silva com Lusa

Política António Costa

António Costa participou, durante a tarde de hoje, no lançamento da campanha de promoção do Turismo para Portugal, que visa mobilizar o turismo interno no segundo semestre de 2020, convertendo a mensagem do VisitPortugal em Visita Portugal com o mote #TuPOdes, Visita Portugal. Em direto para o país, o primeiro-ministro destacou que o país não pode ficar parado à espera que a pandemia passe. 

"Há duas formas de olharmos para esta situação. Ou ficamos parados à espera que passe ou então fazemos acontecer e nós temos de fazer acontecer porque não somos de ficar parados. (...) Temos de abrir, não podemos ficar à espera que o surto passe", reforçou. 

Sublinhando que a "Covid-19 não atingiu só a nossa saúde, atingiu também a nossa economia, os empregos e os rendimentos das famílias", o Chefe do Governo denotou que, apesar do contexto epidemiológico, o cenário hoje é mais positivo do que era projetado em abril.

"Quando estive reunido há dois meses com o presidente da Confederação de Turismo e com os principais grupos hoteleiros perguntei: 'Então, como vai ser? [Responderam] Catástrofe. (...) Hoje, felizmente, são poucos os [hotéis] que ainda não abriram e, sobretudo, são raríssimos os que não pretendem abrir nos próximos tempos", argumentou. 

Recordando que Portugal foi por nos últimos três anos considerado o melhor destino do mundo, António Costa destacou que muitos territórios nacionais dependem de turismo para sobreviver e apelou a todos os portugueses que aproveitem para conhecer o país, neste ano atípico que, a par de outros países, terá menos turistas estrangeiros por causa da pandemia.

"Há quanto tempo tantos lisboetas não vem à baixa? E têm agora o privilégio absolutamente extraordinário de poderem-na ver só para si. Sem aquele problema que muito se queixaram, nos últimos anos, de que 'isto está cheio de gente'. Agora não está cheio de gente e consegue-se lá andar. E isto não dura muito", exemplificou acrescentando que "quem diz a baixa", diz tantos outros sítios em Portugal.

Reiterando que esta é uma "ocasião única que temos para aproveitar" um país quase só nosso nas férias, o primeiro-ministro reforçou a importância e "privilégio" dos portugueses fazerem "férias cá dentro". "Se temos o privilégio de viver no melhor destino do mundo, então só nos resta aproveitá-lo", acrescentou. 

Neste contexto, António Costa ainda referiu que teve, recentemente, a oportunidade de visitar o Algarve e de ver a região como não a via desde os anos 1960. Foi, reconheceu "uma oportunidade rara", para acrescentar que se como primeiro-ministro não deseja voltar a ver a região tão vazia de turistas. "Mas, se me concedem um minuto para ser um cidadão egoísta, que bom que foi poder ver o Algarve sem ver as filas e as enchentes de sempre", confessou.

Antes, o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira já tinha também enfatizado a mensagem de que esta oportunidade de os portugueses serem turistas no seu país e também uma oportunidade para se investir nas comunidades nacionais, nas empresas portuguesas.

O Chefe do Governo terminou a sua intervenção deixando ainda uma mensagem de agradecimento a todos os profissionais do setor, elogiando o espírito de resiliência e coragem" demonstrado ao longos dos últimos meses. 

Campanha 'TuPodes, Visita Portugal'

A campanha 'TuPodes, Visita Portugal', apresentada pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, representa um investimento de dois milhões de euros, vai estar em exibição até ao final do ano e arranca esta terça-feira com o lançamento de um filme protagonizado por turistas de várias nacionalidades, que já visitaram Portugal e que apelam para que os Portugueses se deixem contagiar pela vontade de explorar os sons, as paisagens, a cultura ou a gastronomia do país.

A esta primeira fase da campanha seguir-se-ão mais duas, a próxima em 24 de junho, em que o convite aos turistas portugueses será feito pelos profissionais do turismo para que experimentem as suas ofertas, que podem ser uma visita a um museu, a descida num rio ou uma caminhada. Em 10 de julho fica disponível uma plataforma digital de suporte à conversão desta campanha nacional e das campanhas regionais, e que agregará uma oferta de milhares de experiências turísticas em todo o país.

Esta plataforma, adianta o Turismo de Portugal, vai proporcionar aos portugueses a "descoberta do país e das regiões, através de benefícios que motivem a utilização" dos serviços prestados pelas empresas de animação turística.

objetivo é dar visibilidade e dinamizar as empresas nas várias regiões, apoiando-as no esforço de comercialização através de ofertas especificamente dirigidas ao turista nacional, que não é o seu cliente habitual.

Nesta sessão de lançamento do #TuPodes, Vista Portugal, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, referiu os "meses muito difíceis" vividos por um setor que parou de receber turistas, mas salientou o trabalho e preparação que foram sendo feitos, tendo em conta a pandemia do novo coronavírus. Neste contexto precisou que cerca de 14 mil empresas já aderiram ao selo 'Clean & Safe" e que 15 mil trabalhadores já receberam formação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório