Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Crianças em risco. Doença provocada por Covid-19 não é a de Kawasaki

Contrariamente à doença de Kawasaki, que tende a surgir antes dos cinco anos de idade, a síndrome inflamatória multissistémica pediátrica (PIMS-TS) afeta crianças mais velhas, com cerca de nove anos. A condição que ainda permanece um mistério para os especialistas provoca dores abdominais, febre alta e diarreia.

Crianças em risco. Doença provocada por Covid-19 não é a de Kawasaki
Notícias ao Minuto

14:55 - 15/06/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle PIMS-TS

A doença de Kawasaki trata-se de uma vasculite que resulta no não desenvolvimento da artéria coronária da criança à medida que cresce. Consequentemente, esse vaso sanguíneo torna-se excessivamente pequeno para permitir o funcionamento adequado do coração, sendo que o órgão acaba por não receber sangue suficiente.

Contudo, e conforme avança um artigo publicado na revista Galileu, uma pesquisa divulgada no Journal of the American Medical Association apoia os resultados de outros estudos realizados até ao momento - afinal, a condição que afeta as crianças com Covid-19 não é a mesma.

O novo estudo, realizado por investigadores do Imperial College London, no Reino Unido, detetou os sinais chave da condição denominada síndrome inflamatória multissistémica pediátrica provisoriamente ligada ao SARS-CoV-2 (PIMS-TS).

Apesar dos especialistas acreditarem que a patologia é muito rara, estão preocupados com a possibilidade desta causar danos coronários a longo prazo. 

Contrariamente à doença de Kawasaki, que tende a surgir antes dos cinco anos de idade, a síndrome inflamatória multissistémica pediátrica (PIMS-TS) afeta crianças mais velhas, com cerca de 9 anos. A condição que ainda permanece um mistério para os especialistas provoca dores abdominais, febre alta e diarreia.

"A nossa análise revelou que realmente se trata de uma nova condição", afirmou a investigadora Julia Kenny, num artigo publicado no site do Imperial College London

O estudo britânico concluiu que 45 das 58 crianças analisadas tinham desenvolvido a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 ou estavam infetadas durante a investigação.

Para os cientistas tal é um indicador de que a síndrome está relacionada com a Covid-19, devendo-se possivelmente a uma reação desmesurada do sistema imunitário na tentativa de combater o vírus invasor. 

"Quando não tratada, existe o risco de complicações graves em crianças muito doentes, mas com a identificação e o tratamento precoces, o prognóstico é excelente", conclui Kenny.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório