Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Chegaram a Espanha primeiros turistas depois de fecho das fronteiras

Os primeiros turistas estrangeiros a chegar a Espanha desde que as fronteiras foram fechadas há três meses, devido à pandemia d e covid-19, aterraram hoje pela manhã no aeroporto de Palma de Maiorca num voo que partiu de Dusseldorf (Alemanha).

Chegaram a Espanha primeiros turistas depois de fecho das fronteiras
Notícias ao Minuto

13:07 - 15/06/20 por Lusa

Mundo Espanha

No voo fretado pelo operador turístico TUI chegaram 189 passageiros, dos quais cerca de vinte são jornalistas e o resto turistas alemães, que iniciam a temporada de verão no quadro de um projeto piloto que adianta seis dias a abertura oficial das fronteiras.

O voo de Dusseldorf, que será seguido esta tarde por outro de Frankfurt, é o primeiro dos 47 voos autorizados pelo Ministério da Saúde espanhol para os aeroportos de Maiorca, Ibiza e Menorca até 30 de junho e que fazem parte do plano de relançamento do turismo em segurança no país.

A decisão do Governo espanhol de antecipar a reabertura das fronteiras ao turismo para 21 de junho, o próximo domingo, leva a que a duração do projeto seja agora de apenas uma semana, sendo seis os voos programados para estes primeiros dias - cinco em Maiorca e um em Ibiza -, já que os outros 41 voos já estavam programados para começar no próximo domingo.

O projeto piloto está previsto para um máximo de 10.900 turistas dos aeroportos alemães de Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Hannover e Stuttgart, e foi negociado com os operadores turísticos TUI, DER Touristik e Schauinslad-Reisen, assim como os hotéis do arquipélago das Baleares (Mediterrâneo).

Os alojamentos para estes turistas foram equipados com medidas de segurança, equipados com informações e cartazes para encorajar os hóspedes a seguir as recomendações de saúde, e com pessoal especialmente treinado.

Os viajantes devem preencher um questionário sobre o seu estado de saúde ainda no avião, submeter-se a um controlo de temperatura à chegada, fornecer o seu número de telefone e local de alojamento para que os funcionários do Governo regional das Baleares possam seguir o seu estado de saúde.

O executivo regional tem apartamentos prontos para isolar qualquer visitante que possa dar positivo no teste de covid-19 e que não precisem de ser internados.

A Espanha anunciou no domingo que antecipava para 21 de junho a abertura de fronteiras com todos os países do Espaço Schengen, mas que mantinha para 01 de julho a previsão de reabertura com Portugal, a pedido de Lisboa.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 431 mil mortos e infetou mais de 7,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (115.706) e mais casos de infeção confirmados (mais de dois milhões).

Seguem-se o Brasil (43.332 mortes, mais de 867 mil casos), Reino Unido (41.698 mortos, mais de 295 mil casos), a Itália (34.345 mortos, quase 237 mil casos), a França (29.398 mortos, mais de 193 mil casos) e a Espanha (27.136 mortos, mais de 243 mil casos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório