Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Há quase 32 mil casos em Portugal. Desconfinamento parte três?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Há quase 32 mil casos em Portugal. Desconfinamento parte três?
Notícias ao Minuto

07:45 - 29/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Na manhã desta sexta-feira, decorre no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a reunião do Conselho de Ministros - presidida pelo primeiro-ministro, António Costa - para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira. Está prevista a reabertura do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo, bem como de lojas inseridas em centros comerciais. As empresas poderão também recorrer ao teletrabalho parcial, desde que os trabalhadores tenham "horários desfasados ou equipas em espelho". Em cima da mesa está a hipótese de adiar, na região de Lisboa e Vale do Tejo, a aplicação de algumas das medidas previstas no âmbito da terceira fase de desconfinamento.

Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde registam 1.369 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 13 do que na quarta-feira, e 31.596 infetados, mais 304 do que anteriormente, com situação na região de Lisboa, onde tem crescido o número de casos, a suscitar preocupação. A pandemia do novo coronavírus já matou 357.311 pessoas e infetou mais de 5,7 milhões em todo o mundo desde dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h45 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h42 - Brendan Rodgers, treinador do Leicester City, equipa onde alinha o internacional português Ricardo Pereira, revelou, esta sexta-feira, que foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus no final do passado mês de março. Mas, assegura, no entanto, que já está recuperado.

15h39 - A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que a concentração de pessoas em espaços públicos tem sido superior ao desejável em Lisboa, apelando à alteração do comportamento, sobretudo, dos mais jovens.

15h36 - Moçambique vai beneficiar de um reforço de equipamento de proteção individual para profissionais de saúde que estão na linha da frente de combate ao novo coronavírus, anunciaram hoje o Governo e os doadores, Unicef e União Europeia (UE).

15h29 - Suíça regista a primeira morte de um bebé devido à Covid-19. A criança cuja idade exata não foi revelada, terá contraído a doença durante uma viagem fora do país, fez saber o responsável de Saúde Pública do governo suíço.

15h23 - Metade dos brasileiros reprova a administração do Presidente do país, Jair Bolsonaro, nas ações de combate à pandemia de Covid-19, enquanto apenas 27% aprovam, segundo uma sondagem do Instituto Datafolha publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo.

15h17 - A lei que estabelece a proibição da realização de "festivais e espetáculos de natureza análoga" até 30 de setembro, promulgada pelo Presidente da República com reparos sobre "a garantia do princípio da igualdade", saiu hoje em Diário da República.

15h09 - Os futebolistas, equipa técnica e 'staff' do Vitória de Setúbal foram hoje, pela quinta semana consecutiva, submetidos a rastreio à Covid-19, revelou o clube na sua página oficial.

15h05 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de covid-19, mantendo o total de 146 casos de infeção, com apenas dois ativos, ambos em São Miguel, segundo anunciou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

14h58 - O Ministério da Saúde de Israel alertou os cidadãos para não "caírem na complacência" em relação ao novo coronavírus após registar um aumento dos novos casos da Covid-19 ligados a escolas recentemente reabertas.

14h52 - A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que o 'lay-off' deve passar a "garantir salários a 100%" e que as empresas que recorram a este regime devem ser obrigadas a "manter o vínculo" com os trabalhadores.

14h47 - O secretário de Estado da Saúde defendeu hoje que quando Portugal se prepara para entrar na terceira fase de desconfinamento devido à pandemia da Covid-19 "a liberdade é diretamente proporcional à responsabilidade".

14h32 - A Grécia divulgou hoje uma lista 29 países de onde aceitará voos diretos a partir de 15 de junho, devendo a lista ser aumentada em 01 de julho, como forma de retomar o turismo.

14h24 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi reforçado com cerca de três mil profissionais, entre os quais 125 médicos e mais de 900 enfermeiros, devido à pandemia da covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h20 - As cerimónias religiosas muçulmanas das sextas-feiras realizaram-se hoje pela primeira vez na Turquia, ao fim de 74 dias, após a abertura de algumas mesquitas como parte do plano de "desconfinamento".

14h12 - O Presidente da República considerou hoje que o apoio União Europeia para minimizar os efeitos da Covid-19 "ajuda muito", mas advertiu que "não basta o dinheiro de Bruxelas" e que "é preciso que a economia arranque".

14h02 - As companhias aéreas Vueling, Iberia e Aena vão oferecer 100 mil bilhetes aos profissionais de saúde espanhóis, noticia o El Mundo. Estes poderão escolher entre um dos 70 destinos em Espanha ou na Europa, disponibilizados por estas companhias, para viajar entre 22 de junho e 30 de setembro.

13h49 - Mais de 500 escolas voltaram a encerrar esta sexta-feira na Coreia do Sul, após uma breve reabertura, na sequência de um novo foco de Covid-19 identificado. Conta a CNN, que parques, galerias de arte, museus e teatros na área metropolitana de Seul - onde vive cerca de metade da população do país, num total de quase 52 milhões de habitantes - serão também encerrados ao público durante as próximas duas semanas.

13h35 - As autoridades do Irão anunciaram hoje um pico no número de novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o mais alto em quase dois meses, alertando que a situação está a piorar em algumas regiões.

13h32 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde e aqui os pontos mais importantes:

13h29 - O Governo Regional dos Açores decidiu prolongar o estado de calamidade nas ilhas de São Miguel e Terceira até 15 de junho, devido à Covid-19, mas autorizou a retoma gradual das ligações aéreas e marítimas interilhas.

13h25 - Há 7 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba, de acordo com os dados mais recentes, quantos infetados há no seu.

13h13 - Cancún, costa do Mar do Caribe, prepara-se para oferecer estadias e refeições gratuitas com o intuito de atrair os turistas a visitarem os seus resorts, nestas férias. Campos de golf, parques temáticos e empresas de aluguer de viaturas também se preparam para fazer promoções especiais. Tudo isto como parte de um plano agressivo para contornar a crise imposta pela Covid-19.

13h07 - Há mais 14 mortos e 350 infetados em Portugal. Segundo o boletim com os dados mais recentes da DGS, foram registados 1.383 óbitos e 31.946 no total.

12h52 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 360.419 pessoas e infetou mais de 5,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais dos países.

12h46 - Dezenas de cientistas publicaram uma carta aberta expressando preocupações sobre os métodos do estudo publicado na revista Lancet que levou à suspensão de ensaios clínicos com hidroxicloroquina, ao qual apontam a ausência de "revisão ética".

12h28 - Mais de 78% dos alojamentos turísticos em Portugal registaram cancelamentos de reservas agendadas entre março e agosto, destacando-se os cancelamentos na Madeira e Açores devido às "medidas mais restritivas à mobilidade" em vigor, informou hoje o .

12h16 - presidente do GetafeÁngel Torres, revelou, esta sexta-feira, quais os planos que, neste momento, estão a ser equacionados pela UEFA para dar continuidade à Liga dos Campeões e à Liga Europa, que foram suspensas devido à pandemia.

12h09 - Durante uma visita a uma livraria em Lisboa, esta sexta-feira, o Presidente da República analisou as fases de desconfinamento. Na região de Lisboa e Vale do Tejo "subiu o número de infetados entre entre os 20 e os 29 anos porque a juventude é mais convivialista e também houve mais testes [à Covid-19]". Mas "a juventude tem de pensar que tem pais, tios e avós", indicou Marcelo Rebelo de Sousa.

12h - A Rússia registou um aumento de 232 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, a maior subida desde que foram aplicadas as medidas contra o novo coronavírus, indicaram hoje as autoridades sanitárias. No total morreram até ao momento 4.374 pessoas de covid-19 desde o dia 01 de março, em território russo.

11h57 - Pelo menos 33 municípios do continente, localizados sobretudo no interior do Alentejo e do Centro, mantêm-se até hoje imunes à pandemia, sem casos de Covid-19, segundo um levantamento da Lusa junto de autarquias e autoridades de saúde.

Também o despovoamento territorial e isolamento das populações, bem como o comportamento cívico dos cidadãos e medidas tomadas atempadamente, explicam, segundo vários presidentes de Câmara, a ausência de casos de covid-19 em municípios do interior da região Centro.

11h52 - O presidente da SATA, Luís Rodrigues, definiu o dia de hoje, de retoma de voos interilhas nos Açores após interrupção devido à pandemia de Covid-19, como "histórico", embora o caminho até à normalidade vá ser "gradual".

11h47 - O regresso dos estúdios de Hollywood às filmagens ainda está longe, dois meses e meio depois do início do confinamento ordenado pelo condado de Los Angeles e pelo estado da Califórnia para conter o novo coronavírus.

11h35 - A Comissão Europeia espera que o novo instrumento público-privado de apoio à solvência de empresas em dificuldades devido à pandemia, orçado em 31 mil milhões de euros, esteja em vigor "no final do verão", devendo "reger-se pelo mercado".

11h32 - A realização presencial de julgamentos e inquirição de testemunhas passa a ser a regra nos tribunais a partir de quarta-feira, após a publicação hoje do diploma sobre o reinício da atividade durante a pandemia por Covid-19.

11h27 - Dois estudos apuraram que doentes com cancro estão mais propensos a sofrer de Covid-19, e que aqueles que contraem o vírus apresentam uma probabilidade significativa de morrer em apenas um mês. Os investigadores concluíram que o novo coronavírus SARS-CoV-2 pode ser extremamente perigoso para os pacientes oncológicos, e mesmo para os indivíduos recuperados da doença.

11h25 - presidente do AC Milan, Paolo Scaroni, apontou, esta quinta-feira, o dedo à Federação italiana (FIGC) pela forma como agendou os encontros relativos à segunda mão das meias-finais e à Taça de Itália, que, na sua ótica, causará uma sobrecarga desnecessária aos jogadores.

11h19 - O número de hóspedes caiu 97,1% em abril. De acordo com a estimativa rápida, em abril de 2020 o setor do alojamento turístico deverá ter registado 68,0 mil hóspedes e 193,8 mil dormidas, o que corresponde a variações de -97,1% e -96,7%, respetivamente (-62,3% e -58,7% em março, pela mesma ordem). As dormidas de residentes terão diminuído 92,7% (-57,6% em março) e as de não residentes terão decrescido 98,3% (-59,2% no mês anterior).

11h11 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que passou a noite num hotel para verificar as condições de higiene e considerou que "são muito estritas", com "desinfeção permanente".

11h06 - Afinal, o impacto da pandemia no 1.º trimestre não foi tão grande como estimava o Instituto Nacional de Estatística (), que esta sexta-feira reviu em baixa a queda do produto interno bruto para 2,3% nos primeiros três meses do ano. A estimativa rápida do  apontava para uma queda homóloga de 2,4% e de 3,9% em cadeia. 

10h47 -pandemia de Covid-19 levou ao adiamento dos espetáculos dos Simple Minds em Portugal para 2021, mas já há novas datas. A banda escocesa subirá ao palco do Coliseu Porto AGEAS no dia 21 de junho de 2021 e ao do Campo Pequeno no dia 22 de junho do mesmo ano.

10h34 - "Em parte, o coronavírus ajudou-me a ganhar tempo na recuperação". Quando sofreu uma lesão grave no menisco externo do joelho direito, Luis Suárez ficou, de imediato, a saber que não seria possível voltar a ajudar o Barcelona na presente temporada. No entanto, a paragem ditada pela pandemia deverá permitir ao internacional uruguaio regressar a tempo de ajudar os companheiros de equipa a lutar pelo título.

10h31 - A Assembleia da República aprovou, na quinta-feira, um texto final que alarga os apoios aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia da Covid-19.

10h23 - Os números da Covid-19 pioraram, nas últimas 24 horas, na Bélgica. O país regista mais 42 mortos e 212 novos casos de infeção, num total de 9.430 óbitos e 58.061 infetados.

10h18 - Federação inglesa (FA) anunciou que chegou, por fim, a acordo com os clubes tendo em vista a retoma da presente edição da Taça de Inglaterra. A competição regressa a 27 de junho e final está agendada para 1 de agosto.

10h12 - Vários municípios do distrito da Guarda mantêm ativos os centros de acolhimento temporário para apoio à pandemia da Covid-19, que até hoje não chegaram a funcionar, e uma autarquia reduziu o número de camas disponibilizadas.

10h08 - O número de mortos em África pela Covid-19 aumentou para 3.790 nas últimas 24 horas, mais 94, em mais de 129 mil casos de infeção em 54 países, de acordo com dados sobre a pandemia naquele continente.

9h56 - O novo coronavírus pode causar "danos na placenta" das grávidas, avisam médicos. A descoberta surgiu após a realização de um estudo, publicado no American Journal of Clinical Pathology, que revelou que a doença pode provocar ferimentos na placenta que por sua vez podem causar anormalidades na circulação de sangue entre as mães e os bebés

9h37 - Cansada de não poder estar junto dos seus netos, Maureen Sweeney arranjou uma forma - muito divertida - de poder estar com as crianças e vestiu um fato de unicórnio para poder, finalmente, aproximar-se de Rylan e Lincoln. O pai das crianças filmou o reencontro que aconteceu no dia 24 de maio, em Nova Jérsia, nos EUA.

9h17 - A CP vai reforçar a oferta de comboios de longo curso a partir de domingo. Os serviços de intercidades e alfa pendular vão funcionar com 75% da oferta do período pré-pandemia, com a "maioria dos eixos" repostos a 100%.

9h02 - Os alunos do Ensino Superior estão a preparar-se para o final de um segundo semestre à distância, com as faculdades a encontrarem alternativas à habitual época de exames no online ou em provas presenciais diferentes. A pandemia da Covid-19 obrigou os alunos do Ensino Superior a trocarem, em março, os 'campus' das suas faculdades e politécnicos pelas suas casas.

8h56 - As vendas de peixe fresco caíram 60% desde o início do confinamento devido à pandemia de Covid-19 face ao período homólogo, impactadas, sobretudo, pelo encerramento dos espaços de restauração, enquanto as de peixe congelado cederam 30%, foi anunciado.

8h49 - Atualmente é obrigatório usar máscara em espaços públicos fechados, tais como em farmácias, supermercados ou nos transportes públicos. Todavia, investigadores chineses afirmam, num estudo publicado na revista científica BMJ Global Health, que a máscara também deve ser utilizada dentro de casa de forma a reduzir o risco da infeção se propagar entre familiares que vivam sob o mesmo telhado. 

8h29 - A Renault anunciou hoje a supressão de 15 mil postos de trabalho em todo o mundo, 4.600 dos quais em França, uma medida que faz parte de um plano para reduzir custos em dois mil milhões de euros.

8h25 - A Alemanha regista 741 novos casos e 39 mortes, elevando o número total para 180.458 e 8.450 óbitos.

8h17 - A rede social Twitter contestou hoje uma mensagem do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China sobre a origem da Covid-19, após a verificação das informações.

7h56 - China não registou novos casos nas últimas 24 horas. Trata-se da segunda vez que a Comissão de Saúde da China não regista novos casos diários, desde que o país reconheceu a epidemia, em janeiro passado.

7h34 - A Igreja de São Sebastião, em Setúbal, está confiante na reabertura, no sábado, porque fez tudo o que era "humanamente possível" para implementar as regras de segurança, na sequência da pandemia de Covid-19, mas vai manter a "paróquia virtual" para se reinventar

7h26 - O Conselho de Ministros vai reunir-se hoje para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, que prevê a reabertura do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo.

7h18 - O Brasil registou nas últimas 24 horas 1.156 mortos e 26.417 novos infetados pelo novo coronavírus, sendo o terceiro dia consecutivo em que o país regista mais de mil óbitos, informou na quinta-feira o executivo. O país totaliza agora 26.754 vítimas mortais e 438.238 casos confirmados desde o início da pandemia, registada oficialmente no país no final de fevereiro.

7h13 - No segundo concelho mais envelhecido do Algarve há quase três meses que a ansiedade paira entre familiares e idosos dos lares em que as visitas ainda não foram retomadas, ou que são agora mais espaçadas, devido à pandemia.

7h09 - Os Estados Unidos registaram 1.297 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 101.573 o total de óbitos no país desde o início da epidemia, indicou um balanço da Universidade Johns Hopkins.

7h07 - Três agências funerárias de Nova Iorque, nos Estados Unidos, estão a ser processadas, após dezenas de corpos terem sido encontrados em camiões frigoríficos, alugados pelas empresas, devido ao elevado número de mortes causadas pela Covid-19.

7h03 - O Laboratório de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) alcançou a autonomia tecnológica na realização de testes à Covid-19, com capacidade de processamento de 1.500 testes/dia e resultados em poucas horas, foi anunciado na quinta-feira.

7h - Bom dia, fique connosco para acompanhar os mais recentes desenvolvimentos da pandemia de Covid-19. Recorde aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório