Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: O que muda na segunda-feira?; Brasil com mais 1.124 mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: O que muda na segunda-feira?; Brasil com mais 1.124 mortes

Desconfinamento parte III. Esta tarde de sexta-feira foram apresentadas ao país, por António Costa, as medidas aprovadas pelo Governo para a terceira e última fase do desconfinamento, e que entram em vigor na próxima segunda-feira, 1 de junho

Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde registam 1.369 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 13 do que na quarta-feira, e 31.596 infetados, mais 304 do que anteriormente, com situação na região de Lisboa, onde tem crescido o número de casos. A pandemia do novo coronavírus já matou 362.028 pessoas e infetou mais de 5,8 milhões em todo o mundo desde dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Boa noite. Este registo termina por aqui, mas este sábado pela manhã será iniciado um novo para que fique a par de todas as incidências da Covid-19. Acompanhe e respeite as indicações das autoridades e, em caso de ter sintomas, ligue para a Linha SNS24: Portugal Continental (808 24 24 24); Madeira (800 24 24 20) e Açores (808 24 60 24).

23h48 - A Vista Alegre vai manter em 'lay-off' simplificado em junho cerca de 20% dos trabalhadores das unidades de Ílhavo e de Alcobaça, anunciou a empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

23h34 - O Presidente são-tomense, vai prorrogar este sábado, pela quinta vez consecutiva, o estado de emergência em vigor no país, para combater a propagação da Covid-19, anunciou hoje o porta-voz do Governo, Adelino Lucas.

23h26 - A Direção-Geral da Saúde publicou uma nova diretiva para "espaços de lazer, atividade física e desporto". Recorde-se que o Governo anunciou esta sexta-feira que os ginásios poderão reabrir na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, cumprindo várias normas agora publicadas.

23h21 - O Governo Regional da Madeira vai suportar os testes de Covid-19 do Marítimo, que se prepara para o retorno da I Liga portuguesa de futebol, garantiu hoje o presidente do executivo, Miguel Albuquerque.

23h15 - Já há dados do Brasil. As autoridades de Saúde contabilizam, esta sexta-feira, mais 1.124 mortes e mais 16.324 casos de infeção. O país ultrapassa, assim, Espanha no número total de mortes por Covid-19.

23h09 - Os cidadãos estão dispensados da obrigatoriedade de utilização de máscaras ou viseiras se houver uma declaração médica que ateste a impossibilidade de usar estes equipamentos de proteção individual, anunciou hoje o Governo.

23h03 - As autoridades sanitárias da Extremadura, em Espanha, confirmaram esta sexta-feira um aumento de casos confirmados na região e mostraram "preocupação" com os sete casos identificados nas últimas 24 horas. Tudo por causa de uma festa de aniversário.

23h00 - Segunda-feira tem início a terceira fase de desconfinamento. O que muda em Portugal? Quais as exceções para a região de Lisboa? Recorde tudo aqui e aqui.

22h46 - A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a pandemia de Covid-19.

22h40 - A Carris vai reforçar o serviço a partir de 30 de maio, "mantendo todas as regras de segurança até agora implementadas", é esta noite explicado nas redes sociais da Câmara Municipal de Lisboa. "Com este novo reforço a Carris passa a ter um nível de oferta de carreiras e horários na ordem dos 95%".

22h35 - A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) regozijou-se hoje pela abertura dos centros comerciais em todo o país, lamentando aquilo que considerou uma hesitação, por a zona da Grande Lisboa ficar de fora do plano.

22h11 - A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) congratulou-se hoje com a reabertura dos centros comerciais na segunda-feira, "apesar da frustração pela exceção imposta à Área Metropolitana de Lisboa", demonstrando, no entanto, compreensão face às razões sanitárias.

22h03 - Os minions e as restantes personagens de 'Gru, o Maldisposto', são os protagonistas de um vídeo para a Organização Mundial da Saúde (OMS) onde explicam algumas das regras básicas para nos mantermos em segurança durante a pandemia da Covid-19. Divirta-se:

21h50 -  "É bom que as mortes se concentrem entre os idosos". Solange Vieira, assessora do ministro brasileiro da Economia, ao ser informada, em março, durante uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde, de que a pandemia tinha o potencial de causar muitas fatalidades entre os mais idosos, deu a entender que isso não constituiria um impacto negativo.

21h47 - "Turismo em expansão em Portugal entra em colapso devido ao coronavírus". É este o título de uma peça da Reuters onde a agência explica que este sector, que se encontrava em "franca expansão", colapsou em abril quando o confinamento deixou os aviões em terra e "afastou os visitantes" do maior mercado, o Reino Unido. 

21h43 - Plantel do Rio Ave testa negativo à Covid-19 pela quarta vez consecutiva. Os exames, feitos na quinta-feira, abrangeram jogadores, técnicos, e elementos da estrutura de apoio do clube.

21h28 - O Conselho de Ministros aprovou hoje o fim do "dever cívico de recolhimento", que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho.

21h18 - A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 362.028 pessoas e infetou mais de 5,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19 horas de hoje, baseado em dados oficiais.

21h15 - "Trump e Bolsonaro se merecem. Piores líderes mundiais na crise da Covid-19"Gleisi Hoffman, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e deputada federal pelo estado do Paraná, recorreu ao Twitter para comentar a saída dos Estados Unidos dos países que apoiam a OMS, traçando um paralelo com o caso brasileiro.

21h04 - O presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), José Carlos Reis, manifestou hoje "grande satisfação" pela possibilidade de reabertura dos ginásios em Portugal a partir da próxima segunda-feira.

20h56 - Portugal em parceria com OMS. Trinta e sete países, incluindo Portugal, aderiram a uma plataforma hoje lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir o acesso equitativo a dados científicos e a tecnologia de diagnóstico, prevenção e tratamento da Covid-19. Recorde o discurso de apresentação por parte de Tedros Adhanom Ghebreyesus: "Reconhecemos o valor das patentes, mas as pessoas são prioridade".

20h53 - Principal conselheiro de Saúde de Merkel ameaçado de morte. Christian Drosten, o principal especialista a que o governo de Angela Merkel recorre no âmbito da pandemia, recebeu ameaças de morte por parte de quem defende um regresso mais rápido à normalidade.

diretor do Instituto de Virologia do Hospital Charité, em Berlim, tornou-se no bode expiatório dos que se opõe às restrições na Alemanha e chegou já a ser comparado a Josef Mengele, como forma de menorizar a sua capacidade de médico (é um dos mais renomados especialistas em coronavírus a nível mundial, foi um dos identificaram o vírus da SARS em 2003), na defesa da reabertura da economia. Abaixo, um cartaz colado num poste de eletricidade em Berlim.

20h40 - Uso de máscara no Parlamento. A Direção Geral da Saúde (DGS) recomendou ao Parlamento que o uso de máscara se mantenha mesmo "no ato de tomada da palavra", indicação que o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, transmitiu aos partidos.

20h37 - Desconfinamento parcial em Nova Iorque. O governador do Estado de Nova Iorque anunciou hoje a previsão de um levantamento parcial do confinamento para a cidade na semana de 8 de junho, desde que os indicadores de saúde pública sejam satisfatórios.

20h13 - Donald Trump anunciou, esta sexta-feira em conferência de imprensa, a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Vamos terminar a nossa relação com a Organização Mundial da Saúde" e "redirecionar esses fundos para outras necessidades urgentes de saúde pública", afirmou. 

20h00 - O primeiro-ministro afirmou hoje que procurará que a futura medida de proteção ao emprego "não tenha um peso tão pesado" na perda de rendimentos dos trabalhadores como o atual mecanismo de 'lay-off' e, idealmente, nem implique qualquer perda.

19h54 - O resultado do teste à Covid-19, obrigatório para os passageiros desembarcados nos aeroportos da Madeira a partir de 1 de julho, será comunicado no período de 12 horas, disse hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

19h38 - O primeiro-ministro afirmou também que a situação de calamidade, que vigora desde 3 de maio, será prolongada por novo período de quinze dias e disse não haver uma previsão de reabertura de bares e discotecas na próxima quinzena.

19h32 - António Costa assegurou hoje que em Portugal Continental não irão vigorar normas de quarentena para quem venha de fora do país, e disse estar tranquilo e "sem pressas" quanto à reabertura da fronteira terrestre com Espanha.

19h29 - Os dois maiores partidos da oposição suecos pediram hoje a criação de uma comissão independente para investigar a polémica resposta do Governo à pandemia de Covid-19.

19h25 - Jogos em sinal fechado? A curta e concisa resposta de António Costa. O primeiro-ministro defende que se trata de um problema comercial. Leia aqui.

19h21 - A UGT defendeu que o Programa Nacional de Reformas 2020 e o Programa de Estabilidade 2020 devem dar prioridade à proteção social, mas não apenas no imediato para responder à crise causada pela pandemia da Covid-19.

19h18 - A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 90 pelo 23.º dia consecutivo, já com 73 doentes recuperados, mais dois do que na quinta-feira, informaram hoje as autoridades de saúde.

18h56 - Dados de França. Foram esta sexta-feira reportadas mais 61 mortes em meio hospitalar, em França, sendo que o número total é agora de 28.714.

18h35 - O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, desafiou os fiéis à aproximarem-se das igrejas com confiança e sem medo, numa altura em que se retomam as celebrações presenciais, na fase de desconfinamento face à pandemia de Covid-19.

18h32 - As praias vão ser vigiadas por 742 elementos do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Polícia Marítima e Marinha, anunciou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN), indicando que, quanto à capacidade de utentes, "dificilmente" se consegue barrar entradas.

18h27 - Área Metropolitana de Lisboa "infelizmente" com reaberturas adiadas. O Conselho de Ministros decidiu, esta sexta-feira, adiar na Área Metropolitana de Lisboa a passagem à "fase três" do desconfinamento. Isto porque, explicou António Costa, "infelizmente, a evolução" da pandemia nesta região distingue-se significativamente" das outras regiões do país.

17h49 - Já terminou o Conselho de Ministros e António Costa fala ao país sobre a terceira fase das medidas de desconfinamento. Acompanhe aqui: 

A avaliação "é positiva para a generalidade do país, havendo motivo de preocupação no que diz respeito à evolução na Área Metropolitana de Lisboa", começou por avançar o primeiro-ministro. Em Portugal, a partir de dia 1 de junho, volta a deixar de ser obrigatório o teletrabalho, sempre que tal seja possível, mas "mantêm-se três exceções": para imunodeprimidos e doentes crónicos; pessoas com deficiência (maior de 60%) ou pais com filhos menores de 12 anos em casa. A DGS pode também "impor" o teletrabalho "sempre que na empresa não se verifiquem as condições de higiene" que permita o "trabalho presencial em condições de segurança".

Na segunda-feira, os restaurantes (se colocarem acrílicos de separação) e as lojas deixam de ter lotação máxima de 50%, mas continua a ser obrigatório o distanciamento social mínimo de 1,5 metros. Cinemas, teatros e auditórios também voltam ao ativo, seguindo as normas que a Direção-Geral da Saúde tornou públicas esta semana. Os ginásios vão abrir portas a 1 de junho e as cerimónias religiosas começarão já este fim de semana. 

Foram adiadas para dia 15 as aberturas dos ATLs não integrados em estabelecimentos escolares e para o final do ano letivo as atividades de apoio à família e de ocupação de tempos livres. 

A época balnear tem início a dia 6 de junho

Plano para Lisboa e Vale do Tejo - Os centros comerciais na Área Metropolitana de Lisboa mantêm-se fechados até dia 4, em vez de abrirem dia 1 de junho, como estava previsto - o que acontecerá no resto do país. O mesmo acontece com as Lojas do Cidadão da região de LVT.

"Esta evolução das medidas de desconfinamento tinha de ser acompanhada pela evolução da pandemia", reforçou Costa, avançando que "como disse, não teria qualquer vergonha de adiar ou recuar" e, "perante esta evolução em LVT", o Governo decidiu fazer um "reforço da vigilância epidemiológica", nas obras de construção civil e em atividades de trabalho temporário. Os ajuntamentos continuam limitados a 10 pessoas nesta região, sendo que no resto do país serão permitidos até 20 pessoas.

Os veículos privados de transporte de passageiros terão lotação de 2/3 dos passageiros e uso obrigatório de máscara. "O perigo de contaminação nos transportes públicos está absolutamente controlado", garantiu o primeiro-ministro. Será feita uma reavaliação com os autarcas sobre as lojas com mais de 400 metros quadrados e as feiras.

Leia aqui em pormenor as medidas da Terceira Fase de Desconfinamento. 

17h40 - O Conselho Metropolitano de Lisboa agendou reuniões com operadores públicos e privados e membros do Governo para a adoção "célere" de medidas tanto nos transportes públicos como nas praias da Área Metropolitana, tendo em conta a maior afluência a partir de segunda-feira, altura em que se iniciará a terceira fase do desconfinamento. Saiba tudo aqui

17h26 - Países da UE não se concertaram sobre aberturas de fronteiras. Entre encerramentos intempestivos e reaberturas caso a caso, os 27 países da União Europeia não se coordenaram na gestão das aberturas de fronteiras, na fase de final de confinamento no combate à pandemia de Covid-19.

17h24 - Dados do Reino Unido. O Reino Unido registou mais 324 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 38.161 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta sexta-feira as autoridades de Saúde britânicas.

17h22 - "Reconhecemos o valor das patentes, mas as pessoas são prioridade". O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez esta sexta-feira a apresentação de um projeto que funcionará em cojunto com o 'ACT Accelerator', uma coligação para acelerar o acesso a testes e vacinas contra a Covid-19 em todo o mundo.

17h10 - Dados de Itália. O país registou 87 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil, elevando o número total de óbitos para 33.229, com uma taxa de variação de 0,3% em relação a quinta-feira (33.142), quando se registaram 70 mortes.

17h05 - As cerimónias religiosas presenciais, que são retomadas no sábado, acarretam um "risco aumentado" de propagação da Covid-19, salientou a Direção-Geral da Saúde (DGS), no documento em que define as medidas de prevenção e controlo em locais de culto.

17h02 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou aos fumadores que tomem medidas imediatas para deixarem de fumar, para se prevenirem de situações graves caso sejam infetados pelo novo coronavírus.

16h59 - O Governo anunciou hoje que foram realizados 1.320 testes de despiste à Covid-19 a profissionais do setor da pesca, estando ainda agendados mais 1.670 nos portos de pesca do continente.

16h35 - Os governos da Dinamarca e da Noruega anunciaram que, a partir de 15 de junho, vão permitir viagens turísticas entre os dois países, tendo excluído a Suécia desta reciprocidade, devido à situação epidemiológica da Covid-19 registada naquele território.

16h25 - A associação aTTitude advertiu que há crianças com necessidade de cuidados paliativos que deixaram de ir ao hospital e de receber os tratamentos que necessitam por receio dos pais em contrair Covid-19 em ambiente hospitalar.

16h23 - Dados de Espanha. O Ministério da Saúde espanhol dá conta, esta sexta-feira, de mais duas mortes associadas à Covid-19, uma subida em relação ao dia anterior, quando deram conta de mais uma morte. As autoridades explicam, porém, que o balanço da última semana é de 39 mortes.

16h17 - O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, afirmou hoje que as medidas da resposta europeia à crise são "um salto na integração" da União Europeia, considerando que "é muito mais fácil fazer progressos em tempo de crise" do que em contextos favoráveis.

16h13 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai começar a disponibilizar mais dados sobre a situação epidemiológica em Portugal, complementares ao boletim divulgado diariamente. Recorde, em baixo, os dados mais recentes sobre a incidência da Covid-19 em Portugal: 

16h07 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que mais de 30% das consultas e outros atos da atividade assistencial, adiados devido à pandemia de Covid-19, já foram reagendados no âmbito dos planos de recuperação.

15h58 - O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) atingiu esta sexta-feira o meio milhão de pessoas controladas nos Pontos de Passagem Autorizados (PPA) com Espanha, numa operação levada a cabo desde o passado dia 16 de março com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR). 

15h51 - Mais de 200 escolas na Coreia do Sul fecharam dias depois de terem reaberto, devido a um novo pico de casos do novo coronavírus. A reportagem é da BBC. Recorde-se que as autoridades do país registaram ontem o maior aumento de novas infeções em quase dois meses, com um surto de casos num armazém de uma empresa, na área metropolitana de Seul, região densamente povoada.

15h44 - Mais de metade dos ginásios em Portugal tiveram uma quebra na faturação de mais de 75% desde o começo da pandemia de Covid-19, revela um questionário da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP).

15h41 - Brendan Rodgers revela que esteve infetado com Covid-19. O treinador do Leicester City assegura, no entanto, que já está recuperado, assim como a mulher.

15h30 - Fique com um resumo do mais importante que se passou esta manhã:

15h30 - Boa tarde. Iniciámos aqui um novo registo. Para ficar a par das atualizações desta manhã, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório