Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UE sublinha importância de solução urgente para barragem do Nilo

O alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, saudou hoje a retoma das negociações sobre a construção da barragem do Nilo, sublinhando a importância de encontrar uma solução mutuamente benéfica.

UE sublinha importância de solução urgente para barragem do Nilo
Notícias ao Minuto

16:33 - 28/05/20 por Lusa

Mundo União Europeia

De acordo com informações divulgadas pelo seu gabinete, Josep Borrell, falou hoje, por telefone, com o comissário da União Africana para a Paz e Segurança, Smail Chergui, a quem transmitiu a satisfação da União Europeia (UE) pela retoma das "negociações técnicas entre os ministros da Água do Egito, Etiópia e Sudão".

Para o também vice-presidente da Comissão Europeia, "é agora importante evitar uma nova escalada e encontrar uma solução urgente e mutuamente benéfica" para a maior barragem do continente africano, que está a ser construída no rio Nilo, em território da Etiópia.

Josep Borrell manifestou também a disponibilidade da UE para apoiar as partes, considerando que "resolver a disputa no Nilo é uma questão de estabilidade de toda a região".

O Egito, Etiópia e o Sudão sinalizaram, na semana passada, a disponibilidade para retomar as discussões técnicas sobre a construção da barragem depois de semanas de impasse devido a divergências sobre a modalidade de enchimento.

A barragem Grande Renascença que a Etiópia está a construir no rio Nilo, orçamentada em 4,6 mil milhões de dólares, cerca de 4,2 mil milhões de euros, tem como objetivo garantir eletricidade a mais de 70 milhões de etíopes, mas o Egito tem mostrado preocupações sobre o enchimento da barragem, que deve começar nas próximas semanas.

O Egito argumenta que um enchimento demasiado rápido pode reduzir a quantidade de água que chega ao país e da qual depende quase inteiramente.

O Egito e a Etiópia, dois dos países mais poderosos em África, pediram apoio aos Estados Unidos da América, às Nações Unidas e a outros parceiros para conseguirem um acordo de posições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório