Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Cuidado? "É isso que queremos". "Segurança foi mantida" por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Cuidado? "É isso que queremos". "Segurança foi mantida" por cá
Notícias ao Minuto

08:10 - 20/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Comissão Europeia emitiu, esta quarta-feira, as suas recomendações de coordenação de políticas económicas, com orientações aos 27 sobre a melhor forma de superar a crise sem precedentes provocada pela Covid-19 e identificou "desequilíbrios" por cá. Já o parlamento espanhol votará hoje a proposta do governo para prolongar o estado de emergência até 6 de junho

Em Portugal, é dia de debate quinzenal e é também hoje que começam a chegar os apoios aos media, no âmbito do impacto da pandemia, com a Impresa (SIC) e a Media Capital (TVI) a receberem a maior fatia de âmbito nacional.

O mais recente boletim epidemiológico da DGS dá conta que, em Portugal, foram registadas mais 16 mortes e 228 novos casos nas últimas 24 horas. No total, há já 1.263 mortes e 29.660 infetados pela Covid-19. De sublinhar que, a nível mundial, o novo coronavírus já matou pelo menos 323 mil pessoas e infetou mais de 4,9 milhões

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h20 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h14 - Rei do Butão cedeu o seu avião particular para levar a primeira vítima de Covid-19 a casa. Garantiu-lhe todos os cuidados médicos necessários e depois que chegava a casa em segurança.

15h02 - O presidente dos EUA, Donald Trump, responsabilizou hoje a "incompetência da China" na gestão da pandemia de Covid-19 pelas "mortes em massa no mundo"Há uma semana, Trump ameaçou cortar todas as relações com a China e disse que, de momento, não voltaria a falar com o Presidente chinês, Xi Jinping, por causa da forma como o país asiático tem lidado com a pandemia que teve origem na cidade de Wuhan.

14h49 - A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação destacou hoje que "Portugal esteve muito atento à promoção dos Direitos Humanos" a nível interno e externo, em período de Covid-19, pandemia que "exerceu pressão acrescida" sobre esses direitos.

14h35 - A associação Plateia alerta que a reabertura de salas de espetáculos, em junho, "não significará a retoma do setor" da Cultura, já que as medidas propostas pelo Governo "terão um impacto financeiro muito significativo nos espaços e promotores independentes".

14h24 - Dirigentes dos direitos humanos das Nações Unidas e da Comissão Africana alertam para as "consequências catastróficas" da Covid-19 em África e pede medidas urgentes para mitigar o impacto da pandemia

14h17 - A dispersão dos jogos da I Liga de futebol ao longo da semana pode originar "situações perigosas", mas é "uma necessidade" dos clubes e das televisões, admite o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). Estas declarações surgem depois de a diretora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ter revelado que o campeonato nacional de futebol vai regressar 'em força' com jogos de "segunda-feira a domingo".

14h09 - Há mais um país que diz ter a pandemia controlada. Irão afirma que está próximo do "controlo" da pandemia. O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou hoje que o país está próximo do "controlo" da covid-19, no dia em que foram anunciados mais de 2.000 novos casos de contágio nas últimas 24 horas.

14h03 - "Ao contrário do que alguns previam, neste período, a segurança foi mantida, a criminalidade baixou e a confiança dos portugueses nas instituições foi reforçada". O ministro da Administração Interna realça o "contexto singular" em que decorreu o compromisso de honra dos 571 novos agentes da PSP, saudando a forma como as forças de segurança intervieram durante o estado de emergência.

13h58 - Chega do Reino Unido - o país europeu mais afetado pela pandemia - uma promessa. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, promete que um novo sistema de rastreamento de pessoas infetadas com o novo coronavírus vai entrar em funcionamento a 1 de junho para combater a covid-19.

"Isso é muito importante, porque atualmente o número de novos casos é de cerca de 2.500 por dia. Eles vão ser capazes de identificar os contactos desses casos novos e de impedir a doença de se espalhar" (Boris Johnson)13h55 - O ministro do Ambiente garante que a suspensão da importação de resíduos, até ao final do ano, "não é por razões de saúde pública", mas por se prever um aumento dos resíduos descartáveis, devido à pandemia da Covid-19. Além de esclarecer que "Portugal nunca foi o caixote do lixo da Europa", Matos Fernandes vincou que "receamos que no pós-Covid haja um aumento dos resíduos descartáveis. Se assim for, poderemos precisar de uma reserva disponível em aterro e, por esta razão, a medida que tomámos vigará até ao final do ano".

13h52 - Um avião fretado pelo Estado português parte na madrugada de quinta-feira de Pequim com o primeiro carregamento dos 500 ventiladores comprados pelo Governo a fornecedores chineses e que foram entregues na embaixada portuguesa na capital chinesa.

13h48 - Portugal precisa de quase 400 camas de cuidados intensivos para atingir a média da União Europeia, de 11,5 camas por 100 mil habitantes, avançou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

13h43 - Há 6 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba, de acordo com os dados mais recentes da DGS, quantos há no seu.

13h37 - Uma marta poderá ter infetado um ser humano nos Países Baixos. As autoridades holandesas já estão a investigar possível risco que estes animais acarretam.

13h32 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa diária da DGS e aqui os pontos essenciais.

13h28 - À porta do Restaurante 'A Valenciana', onde vai almoçar, o Presidente da República falou aos jornalistas e aos portugueses e  garantiu que "a primeira experiência de desconfinamento, que já lá vai não teve resultados negativos ou preocupantes". "Vamos ver no fim da próxima semana e na passagem para junho, o resultado deste segundo passo que estamos a dar de abertura da restauração, comércio, escolas e, portanto, aumento de convivência", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda ter reparado, ao andar a pé pela capital, que "os portugueses continuam a aderir a uma progressiva normalização, tanto quanto possível, da sua atividade, mas com muito cuidado". "É isso mesmo que queremos", admitiu.

13h11 - Portugal registou mais 16 mortos e 228 casos confirmados de Covid-19. Segundo o boletim mais recente da DGS, são já 1.263 mortos e 29.660 infetados no total.

12h54 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 323.370 pessoas e infetou mais de 4,9 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

12h45 - O filme 'Mulheres em Quarentena', de Bárbara Tavares, está em competição no Festival de Curta-Metragem Corona, criado na Alemanha em tempo de pandemia da Covid-19, e que está a decorrer 'online', disse a realizadora.

12h27 - A Segurança Social validou até agora 90 mil pedidos de empresas para adesão ao 'lay-off' simplificado, abrangendo 735 mil trabalhadores, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

12h17 - Espanha decretou o uso obrigatório de máscara em locais públicos. Todos, exceto as crianças menores de seis anos, têm de utilizar a máscara quando estiverem na via pública, nos espaços ao ar livre, e sempre que não seja possível manter uma distância de segurança de dois metros.

12h11 - Liga Portugal anunciou, em forma de comunicado publicado ao início da tarde desta quarta-feira através das plataformas oficiais, que a Direção-Geral da Saúde já deu 'luz verde' a nove estádios que, assim, poderão receber aquilo que resta da temporada.

11h54 - O volume de compras dos portugueses na segunda-feira, início da segunda fase de desconfinamento, aumentou 10% face ao mesmo dia da semana passada, com crescimento na restauração, segundo dados hoje divulgados pela SIBS à agência Lusa.

11h46 - Mais de 3.200 profissionais de saúde foram infetados com Covid-19, um terço dos quais enfermeiros, e muitos dos contágios aconteceram em contexto social ou domiciliário, anunciou hoje a ministra da Saúde.

11h35 - Um estudo revela que as populações do Japão e países da Ásia oriental têm maior proteção imunológica contra o novo coronavírus graças à exposição anterior a outros patógenos relacionados, disse hoje um dos autores do documento.

11h27 - O Governo prolongou, pela quinta vez, a suspensão de voos para Itália por mais 14 dias, até 15 de junho, justificada por "cuidados excecionais" a ter com a situação pandémica no país, segundo um despacho hoje publicado.

11h16 - Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que a informação disponível até ao momento dá conta de uma "forte contração" da atividade económica em abril, mês em que a economia portuguesa esteve quase paralisada por causa do novo coronavírus

11h04 - Após divulgação de recomendações específicas por país para recuperar da crise, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, alertou para o efeito inesperado desta pandemia e assemelhou o impacto ao de um asteróide. "O coronavírus atingiu-nos como um asteróide e deixou um buraco em forma de cratera na economia europeia", disse.

10h52 - A Bélgica registou mais 42 mortos por Covid-19 e 192 casos de infeção confirmados. Há para já 9.150 óbitos no total e 55.983 casos registados.

10h32 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu hoje desculpas pelos erros cometidos no combate à Covid-19 e unidade para chegar à "vitória", ao intervir no debate parlamentar em que pediu o último prolongamento do estado de emergência.

10h25 - A Comissão Europeia publicou, esta quarta-feira, as recomendações específicas por país e ainda identifica "desequilíbrios" em Portugal. Para ajudar o país a recuperar da crise causada pelo novo coronavírus, a Comissão recomendou:

  • Avançar com as medidas necessárias para resolver de forma eficaz a pandemia, suportar a economia e promover a recuperação;
  • Fortalecer a resiliência do sistema de saúde;
  • Ajudar a preservar os postos de trabalho e garantir a proteção social;
  • Reforçar a liquidez das empresas;Promover o uso das tecnologias digitais na educação e formação;
  • Promover o investimento, em particular na transição verde e digital;
  • Aumentar a eficiência dos tribunais administrativos e fiscais;

10h21 - A Rússia registou 135 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde, mas pela primeira vez o número de pessoas doentes diminuiu no país, segundo dados oficiais hoje divulgados. Um total de 2.972 pessoas morreram entre os 308.705 casos detetados na Rússia desde o início da epidemia.

10h17 - As contratações de pessoal na área da Saúde para fazer face ao combate à pandemia de Covid-19 representaram um acréscimo de 100 milhões de euros para apenas quatro meses, anunciou a ministra Marta Temido.

10h13 - A fundação espanhola 'La Caixa' atribuiu 1,8 milhões de euros a seis projetos de investigação e inovação para combater a Covid-19, entre eles os apresentados por uma universidade de Lisboa e uma empresa de Matosinhos.

10h04 - O número de mortos da covid-19 em África subiu hoje para os 2.912, com mais de 91 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h57 - A maioria dos portugueses quer teletrabalho pelo menos uma vez por semana. Tornou-se uma realidade mais presente com o evoluir da pandemia do novo coronavírus e um estudo realizado pela JLL revela que a 95% dos portugueses gostaria de manter este regime pelo menos uma vez por semana. 

9h53  - Um dos maiores eventos de tecnologia da segunda metade do ano, o IFA de Berlim, parece que continuará a ser realizado entre os dias 3 e 5 de setembro, mesmo com a pandemia de Covid-19. Ainda assim, a organização fará alguns ajustes para garantir a segurança dos participantes e visitantes.

9h50 - Os trabalhadores independentes e os sócios-gerentes podem pedir o apoio por redução da atividade económica a partir desta quarta-feira, dia 20 de maio, e até ao final do mês, de acordo com a informação que consta no site da Segurança Social. 

9h43 - "O coronavírus pode tornar-se outro vírus endémico nas nossas comunidades e jamais desaparecer", afirmou Michael Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS).  E se o SARS-CoV-2 nunca desaparecer? Entenda o que é um vírus endémico.

9h38 - A crise económica causada pela pandemia da Covid-19 está a afetar a vida de muitos empresários portugueses emigrantes na Suíça, que têm de lidar com as medidas de restrição impostas pelo Conselho Federal no âmbito da prevenção da infeção pela Covid-19.

9h21 - pandemia de Covid-19 fez com que milhões de pessoas começassem a usar máscaras de proteção, cobrindo uma grande porção da face usada por sistemas de reconhecimento facial. Porém, estão a ser criadas bases de dados com fotografias de pessoas com máscara para treinar os algoritmos destes sistemas para que sejam capazes de lidar com as faces parcialmente tapadas.

9h13 - As empresas que encerraram devido ao estado de emergência e que aderiram ao regime do lay-off simplificado podem continuar a receber o apoio financeiro da Segurança Social desde que retomem a atividade no prazo de oito dias.

8h52 - Em Great Manchester, no Reino Unido, apenas dias após reabertura de restaurantes, as ruas ficaram com um rasto de lixo. As imagens estão a correr a internet e várias são as críticas feitas.

8h47 - DGS divulgou hoje os novos procedimentos a adotar nos transportes públicos. Entre as novas orientações, é destacado que os utilizadores "têm de seguir os circuitos adaptados, normas, medidas de segurança e de higiene recomendadas em cada meio de transporte"

.

8h34 - O fabricante de motores de avião Rolls-Royce vai suprimir de "pelo menos" nove mil postos de trabalho por causa do decréscimo das ligações aéreas provocado pela pandemia de Covid-19, disse à AFP fonte da empresa.

8h26 - As medidas de confinamento da Covid-19 têm sofrido alívios em vários países à volta do mundo. Isso deixou muitos de nós a imaginar quando terminará a pandemia para podermos voar em segurança novamente. Veja aqui uma galeria sobre como será o futuro das viagens aéreas pós-pandemia.

8h19 - O primeiro curso que formou agentes da PSP em cenário de pandemia chega hoje ao fim e, depois de fazerem estágio num país em estado de emergência devido à Covid-19, os novos polícias estão agora "mais preparados" para iniciarem a missão.

8h05 - A Comissão de Proteção de Dados avisa que as escolas devem verificar e demonstrar que a medição da temperatura corporal que fazem aos alunos, no âmbito da Covid-19, cumpre os princípios e regras legais de proteção de dados.

7h58 - Os apoios aos media, no âmbito do impacto da pandemia, começam hoje a chegar ao setor, com a Impresa (SIC) e a Media Capital (TVI) a receberem a maior fatia nos órgãos de comunicação social de âmbito nacional.

7h41 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou hoje que os países desenvolvidos deviam aprender com as "medidas preventivas muito corajosas" adotadas por alguns países africanos para limitar a propagação de Covid-19.

7h34 - O estado norte-americano do Missouri executou na terça-feira por injeção letal um homem condenado por homicídio em 1991, a primeira execução de pena capital nos Estados Unidos desde o início da pandemia da Covid-19.

7h28 - O parlamento espanhol vai votar hoje a proposta do Governo de prolongar o estado de emergência em Espanha até à meia-noite de 6 de junho, depois de, terça-feira, ter pedido apoio nesse sentido a todas as formações políticas.

7h23 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, cinco novos casos de Covid-19, no nono dia consecutivo em que a soma diária de infeções no país permanece abaixo da dezena, informaram hoje as autoridades.

7h14 - O secretário-geral da ONU pediu hoje à comunidade internacional um apoio de mais de 200 mil milhões de dólares (182 mil milhões de euros) para os países africanos, em extrema dificuldade devido à Covid-19.

7h09 - A Comissão Europeia emite hoje as suas recomendações no quadro do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas, este ano com orientações aos 27 sobre a melhor forma de superar a crise sem precedentes provocada pela Covid-19.

7h07 - O México registou 334 mortos e 2.713 infetados nas últimas 24 horas, elevando para 5.666 o número de óbitos e para 54.346 o total de contágios com a Covid-19, segundo dados oficiais.

7h05 - Ainda nos EUA, o presidente norte-americano, está a considerar proibir voos provenientes do Brasil, declarando que "não quer pessoas" a deslocar-se para os Estados Unidos para "infetar" o seu povo. "Estamos a considerar isso [proibir voos do Brasil]. (...) Não quero pessoas a virem para cá e a infetarem o nosso povo. Também não quero que as pessoas fiquem doentes por lá. Estamos a ajudar o Brasil com ventiladores, estamos a enviar ventiladores para lá. O Brasil está a ter problemas, não há dúvida sobre isso", disse Donald Trump

07h02 - Os Estados Unidos registaram mais 1.536 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 91.845 o total de óbitos desde o início da pandemia, segundo um balanço da Universidade Johns Hopkins.

07h - Bom dia! Fique connosco para saber as últimas atualizações sobre a Covid-19 e, caso queira, pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório