Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Marta pode ter infetado um ser humano nos Países Baixos

Autoridades já estão a investigar possível risco que estes animais acarretam.

Marta pode ter infetado um ser humano nos Países Baixos
Notícias ao Minuto

13:28 - 20/05/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Países Baixos

As autoridades holandesas acreditam que uma marta pode ter infetado um ser humano com Covid-19 e estão a realizar testes obrigatórios em todas as explorações de martas nos Países Baixos.

"Com base nos novos resultados de uma investigação em curso sobre as infecções por Covid-19 nas explorações de martas, concluímos que é possível que tenha ocorrido uma infecção entre uma marta e um humano", afirmou o Governo esta terça-feira à noite, dando conta de que estes animais podem estar infetados sem apresentar sintomas.

Investigadores compararam o código genético do vírus encontrado no animal ao do paciente, criando uma "árvore genealógica" para mapear a sua mutação, disse a ministra da Agricultura holandesa, Carola Schouten.

As autoridades fecharam duas fazendas de martas (vison) no sul do Países Baixos no final de abril, após a descoberta de animais que testaram positivo para o novo coronavírus.

Os investigadores acreditam também que os gatos podem estar a ter um papel importante na propagação do vírus entre explorações agrícolas no país, dado que o vírus foi detetado em três de 11 gatos presentes numa exploração de martas.

Por esse motivo, e nesta fase da investigação, os donos destas propriedades foram aconselhados a não deixar que os seus gatos saem das suas propriedades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório