Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pandemia. INE revela "forte contração da atividade económica" em abril

Abril foi um mês em que a economia portuguesa esteve quase paralisada, por causa das medidas de contenção no âmbito do novo coronavírus.

Pandemia. INE revela "forte contração da atividade económica" em abril
Notícias ao Minuto

11:09 - 20/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Pandemia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que a informação disponível até ao momento dá conta de uma "forte contração" da atividade económica em abril, mês em que a economia portuguesa esteve quase paralisada por causa do novo coronavírus

"Não considerando médias móveis de três meses, a informação já disponível revela uma forte contração da atividade económica em abril, agravando-se face ao observado em março", refere o INE, em comunicado.

O INE recorda que em Portugal o PIB registou uma redução homóloga de 2,4% em volume no 1º trimestre, após o crescimento de 2,2% no trimestre anterior.

O indicador de confiança dos consumidores atingiu o valor mínimo desde maio de 2013 e o indicador de clima económico apresentado a redução mais acentuada da série e atingindo o valor mínimo, recorda o INE.

Além disso, "todos os indicadores de confiança setoriais diminuíram de forma abrupta face ao mês anterior, principalmente no caso dos 'serviços', destacando-se as secções de 'atividades artísticas, de espetáculo, desportivas e recreativas' e de 'alojamento, restauração e similares'".

Também a informação disponível revela que o montante global de levantamentos nacionais e de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco apresentou a diminuição mais intensa da série em abril (-38,6%), após ter caído 17,0% no mês anterior.

Também as vendas de veículos automóveis diminuíram fortemente em abril, observando-se taxas de -87,0% nos automóveis ligeiros de passageiros, -69,9% nos comerciais ligeiros e -72,7% nos veículos pesados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório