Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Surto no Santa Maria. "Nove profissionais de saúde testaram positivo"

A secretária-geral da Saúde garantiu que a situação no Hospital de Santa Maria está "estável" e controlada" .

Surto no Santa Maria. "Nove profissionais de saúde testaram positivo"
Notícias ao Minuto

13:25 - 20/05/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Já começou a conferência de imprensa diária, desta quarta-feira, de atualização sobre a incidência da Covid-19 no país, após ter sido revelado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que foram contabilizados no país mais 16 mortos e 228 casos confirmados do novo vírus, nas últimas 24 horas, em Portugal

Confrontada com a nova orientação publicada pela DGS para os transportes públicos, Graça Freitas sublinhou que a autoridade de saúde continua a dar "muito ênfase à desinfeção das superfícies".  

Reconhecendo que a Organização Mundial de Saúde considerou que a transmissão do vírus através das superfícies "poderá não ser tão intensa como julgado", a diretora-geral da Saúde destacou, contudo, que enquanto não houver certezas mantém-se a priorização de uma forte higienização das superfícies no geral.   

"Uma das coisas que caracteriza esta epidemia é o grau de incerteza e a essa incerteza deve-se seguir algum grau de humildade e precaução. Até haver evidência científica mais sólida as superfícies, indiretamente, podem ser considerados como potencial fonte de transmissão da doença", sustentou. 

Orientações para grávidas estão a ser revistas

Sobre as orientações para as grávidas ainda por divulgar pela DGS, a responsável referiu que irão ser publicadas novas recomendações brevemente, sendo que as medidas estão atualmente a ser revistas, tendo em conta a questão do acompanhante.  

"A questão do acompanhante é uma questão delicada porque tem a ver com a probabilidade do próprio acompanhante poder ou não estar contagiado. A questão aqui é se o acompanhante também está infetado, o que pode aumentar o risco para quem está na sala do parto", explicou.

Ainda sobre esta questão, Graça Freitas adiantou que "as condições físicas da sala ditam o tipo de acompanhamento e que, em última análise, é a equipa clínica que decide”. 

“Haverá regras, mas pontualmente a equipa clínica poderá ter a última palavra”, acrescentou.

Surto no Santa Maria. "Nove profissionais de saúde testaram positivo"

Relativamente ao surto de Covid-19 no Hospital de Santa Maria, a diretora-geral da saúde voltou a reforçar que a situação está a ser "acompanhada de perto" pela unidade de saúde em causa e revelou que, no total, há conhecimento de 12 casos positivos para o novo vírus. 

"A última informação que temos é que nove profissionais de saúde testaram positivo, 35 testaram negativo e estarão mais de 25 análises em curso. Simultaneamente, três dos doentes que estavam internados também testaram positivo e estes pacientes já foram transferidos para unidades nas quais se internam pessoas com Covid", detalhou. 

Graça Freitas ainda garantiu que os profissionais de saúde infetados "vão ser acompanhados de acordo com a sua situação clínica" e que, "desde que estejam estáveis e bem", farão a sua recuperação em domicílio. 

"A situação, neste momento, é estável, vão continuar a fazer-se testes e, portanto, está controlado o surto naquele serviço", concluiu sobre esta matéria. 

Recorde aqui a conferência de imprensa de hoje: 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório