Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Tribunais reabrem para a semana; Brasil com mais 888 mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Tribunais reabrem para a semana; Brasil com mais 888 mortes

No debate quinzenal desta tarde, António Costa considerou que o Serviço Nacional de Saúde mostrou capacidade de resposta perante o maior desafio sanitário de sempre e defendeu que começou a sair da crise com o fim da "governação da Direita". O primeiro-ministro referiu ainda que quer união na UE: "Ou saímos todos desta crise, ou não sai ninguém".

O mais recente boletim epidemiológico da DGS dá conta que, em Portugal, foram registadas mais 16 mortes e 228 novos casos nas últimas 24 horas. No total, há já 1.263 mortes e 29.660 infetados pela Covid-19.

De sublinhar que, a nível mundial, o novo coronavírus já matou 325.232 pessoas e infetou mais de 4,9 milhões.

Consulte os mapas da evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h10 - Boa noite. Este registo termina por aqui, mas começaremos um novo pela manhã desta quinta-feira para que se mantenha atualizado acerca das incidências do novo coronavírus. E já sabe, siga as indicações da Direção-Geral da Saúde e, em caso de sintomas, contacte a linha SNS24. Em Portugal Continental (808 24 24 24), na Madeira (800 24 24 20) e nos Açores (808 24 60 24).

00h07 - Donald Trump anunciou na quarta-feira que termina em "um ou dois dias" a toma de hidroxicloroquina, um medicamento usado no tratamento da malária, que está a fazer como prevenção à Covid-19, apesar de a eficácia não estar comprovada.

23h59 - Se França, Itália, Espanha e Portugal se unirem, "mudará a Europa". O antigo presidente da Comissão Europeia Romano Prodi disse, numa entrevista ao La Vanguardia, que a união dos países do sul, conforme se verificou no último mês face às críticas por parte dos Países Baixos em relação ao apoio aos países mais afetados pela pandemia, poderá mudar o rumo da União Europeia.

23h41 - A Sonae passa de lucro a prejuízos de 59 milhões de euros no primeiro trimestre, face a igual período de 2019, devido a contingências relacionadas com a pandemia de Covid-19, anunciou o grupo.

23h35 - Atendendo à evolução da pandemia de SARS-CoV2 em Portugal, os Serviços de Urgências Básicas do Centro Hospitalar do Médio Tejo vão retomar o seu normal horário de funcionamento, 24h00/24h00, no próximo dia 25 de maio.

23h32 - Atriz inglesa vende roupas devido a falta de trabalho?atriz inglesa Lucy Fallon usou a Internet para colocar à venda várias roupas e objetos pessoais. Uma decisão que levou a imprensa internacional a especular sobre a possibilidade de a jovem, de apenas 24 anos, estar a enfrentar dificuldades económicas devido à falta de trabalho na sua área relacionada com a pandemia de Covid-19.

23h25 - Durante o confinamento, os cães passaram os dias acompanhados, com os seus humanos a mimarem-nos o mais que podiam. Mas, a verdade, é que muitos deles... necessitavam de uma valente tosquia. Hoje, em Toronto, no Canadá, os especialistas abriram-lhes as portas para umas sessões de 'spa canino'. Veja as imagens da Reuters. 

23h07 - O Estádio Capital do Móvel, casa do Paços de Ferreira, foi o 10.ª estádio a ser a ser aprovado pela Direção Geral de Saúde para receber jogos da I Liga, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

22h55 - "Curados". Quatro idosos vencem Covid-19 e regressam aos lares. Um homem e três mulheres, entre os 84 e os 95 anos, receberam altas do Hospital das Forças Armadas - Polo do Porto. Conheça aqui a história.

22h52 - Brasil revela dados sobre a incidência da Covid-19. O país chegou a um total de 18.859 mortos e 291.579 casos de infeção desde o início da pandemia, sendo o terceiro do mundo mais afetado pelo novo coronavírus, depois de ultrapassar a Espanha.

22h44 - As autoridades norte-americanas estão a investigar um barbeiro de Nova Iorque que continuou em trabalhar em violação das ordens de confinamento aplicadas naquele estado, o mais afetado do país pela pandemia do novo coronavírus, e que acabou ele mesmo por ficar infetado com a Covid-19.

22h32 - A atitude e o "vestuário casual" de Marcelo (também) já chegaram a Itália. Primeiro foi o Brasil, depois Espanha e agora é a vez de Itália. A imprensa italiana partilhou, esta quinta-feira, a foto do Presidente da República português numa fila de supermercado que já se tornou viral nas redes sociais.

Notícias ao MinutoMarcelo Rebelo de Sousa numa fila de supermercado © Reprodução

22h04 - Recuperados da Covid-19 podem sofrer de delírio e stress pós-traumático. Estas são as conclusões perturbadoras de uma nova pesquisa realizada pela University College London. Leia aqui.

21h48 - A Reserva Federal dos Estados Unidos está preocupada com "a extraordinária incerteza" a médio prazo e com a "probabilidade substancial de ondas adicionais de Covid-19" para a atividade económica nos Estados Unidos, foi divulgado.

21h13 - Quer saber como vai estar o tempo? A temperatura em Portugal continental vai continuar acima do normal para o mês de maio, até terça-feira, com a temperatura máxima no interior do país a chegar aos 35ºC e no resto do território aos 30ºC.

21h06 - A pandemia do novo coronavírus já matou 325.232 pessoas e infetou mais de 4,9 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 de hoje, baseado em dados oficiais.

20h47 - O Consulado-Geral do Brasil registou, até ao final de abril, 500 pedidos de repatriamento de cidadãos brasileiros em situação de "grande vulnerabilidade" devido à pandemia Covid-19, disse à agência Lusa o cônsul-geral adjunto do Brasil em Lisboa.

20h43 - O Chile prolongou até 29 de maio a mega quarentena que está em vigor na capital e que mantém sete milhões de pessoas confinadas nas suas casas, após ter registado hoje um recorde de mortes e novos casos.

20h38 - Um estudo da Agência de Saúde Pública da Suécia indica que um em cada cinco habitantes de Estocolmo poderá ter desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus.

20h33 - Justiça. Francisca Van Dunem afirmou que, em geral, as comarcas têm condições para assegurar a retoma dos julgamentos presenciais nos tribunais ou em equipamentos externos, previsto para a próxima semana.

20h24 - O Serviço Nacional de Saúde lembra: "A máscara deve ser utilizada em conjunto com outras medidas preventivas: o distanciamento, a etiqueta respiratória e a higiene das mãos".

20h07 - "Fui duplamente idiota. Rompi a quarentena e contei-o em conferência". Heiko Herrliich, treinador do Augsburgo, queria apenas comprar... pasta de dentes. Saiba aqui a história.

19h58 - A Unidade Técnica de Apoio Orçamental alertou para o risco de algumas medidas de combate à Covid-19, como os empréstimos concedidos, injeções de capital e garantias do Estado, que "aparentam não ter efeito direto nas contas públicas".

19h45 - A Unidade de Saúde Publica da Guarda indicou hoje que os 76 infetados por Covid-19 do Lar Nossa Senhora da Veiga, em Foz Côa, entre utentes e funcionários, estão recuperados.

19h38 - O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público mostrou-se convicto de que o reinício da atividade dos tribunais, previsto para a próxima semana, será gradual e consoante as condições físicas disponíveis em cada Comarca.

19h19 - Espanha prolonga Emergência. O parlamento espanhol aprovou o prolongamento por mais duas semanas, até à meia-noite de 6 de junho, do Estado de Emergência, em vigor desde 15 de março, com o objetivo de lutar contra o novo coronavírus.

19h08 - Os vereadores do CDS-PP vão propor à Câmara de Lisboa, liderada pelo PS, a distribuição de máscaras a pessoas com carências socioeconómicas, idosos isolados e sem-abrigo, anunciaram os centristas.

19h02 - Quarenta trabalhadores da empresa de logística Sonae, localizada no concelho de Azambuja, testaram positivo à Covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Luís de Sousa.

19h00 - A incidência do novo coronavírus em França. O número total de mortos no país aumentou hoje para 28.132, com mais 110 óbitos registados nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde.

18h53 - O ministro da Saúde da Bolívia, Marcelo Navaja, foi esta quarta-feira detido pelas autoridades... por causa da compra de 170 ventiladores a uma empresa espanhola.

18h41 - "Longo caminho pela frente". O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou hoje que há ainda um "longo caminho pela frente" em relação à Covid-19, afirmando que só nas últimas 24 horas foram reportados 106 mil novos casos.

18h34 - A Proteção Civil enviou a todos os operacionais envolvidos no dispositivo de combate a incêndios rurais um plano com medidas e instruções para prevenir o contágio por Covid-19, revelou hoje à Lusa aquele organismo.

18h28 - O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, fixou para 15 de junho o início da estação turística deste ano na Grécia, e que os voos internacionais serão retomados a partir de 1 de julho.

18h20 - Foi adiado para 2021 o North Music Festival devido à pandemia de Covid-19. O festival que acontece no Porto está já marcado para os dias 20, 21 e 22 de maio do próximo ano.

18h10 - Mais de duas dezenas de pessoas fugiram dos centros de quarentena da Covid-19 no Zimbabué, e há quem atravesse ilegalmente a fronteira da África do Sul e não reporte aos centros.

18h07 - Wuhan proíbe caça e consumo de animais selvagens. A informação foi divulgada em comunicado pela administração daquela região no centro da China. O surto do novo coronavírus, que começou num mercado de animais vivos desta cidade com 11 milhões de pessoas na província de Hubei, já custou a vida a mais de 320 mil pessoas.

17h59 - Os ministros do Turismo da União Europeia (UE) divergiram sobre a possibilidade de emissão de 'vouchers' para viagens e férias canceladas devido à pandemia de Covid-19, mas coincidiram em querer evitar "riscos desnecessários" com reabertura de fronteiras.

17h51 - O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que "é essencial" manter medidas de proteção dos postos de trabalho, mas não deu uma resposta concreta sobre o prolongamento do 'lay-off' simplificado, considerando que essa medida tem de ser "devidamente ponderada".

17h39 - Os centros de inspeção reabriram na segunda-feira, com medidas de segurança "extraordinárias e excecionais" para evitar o risco de contágio pela pandemia de Covid-19, podendo realizar inspeções periódicas a todos os veículos a motor e respetivos reboques.

17h35 - "Não é tarde para realizar o rastreio" nas escolas, insiste a FENPROF, dando o exemplo da autarquia de Vila Real, que realizou testes à Covid-19 nos trabalhadores docentes e não-docentes e evitou que uma profissional infetada retomasse o trabalho no dia 18 de maio.

17h27 - Cantora Márcia confessa: "Tive dificuldades para pagar a renda, a comida". A artista partilhou um longo desabafo sobre a precariedade dos artistas portugueses, admitindo que também ela já viveu uma situação muito delicada.

Ver esta publicação no Instagram

E o Mar à nossa espera. Não sentem - ao fim deste tempo de privação - que as coisas simples são as mais preciosas? Coisas que não percebíamos que eram tão valiosas, como um café numa esplanada, uma tarde com amigos, um abraço. Será que as vamos valorizar cada vez mais? Nesse rol de coisas simples, estão todas as que fazemos com prazer. A Arte, é uma delas. Não significa, por ter prazer ao criar música e outras coisas que crie, que não me esforce no caminho da excelência, com trabalho árduo. O meu pai dizia muito aquela frase do 1% de inspiração e o 99% de transpiração. Trabalho a sério, eu e todos os outros que aqui estamos no chamado mundo da cultura. Com prazer, espero eu, senão éramos só estúpidos. Porque o sacrifício é enorme. Talvez hoje não se note, porque posso pôr gasóleo no carro para dar um mergulho a uns klm’s de distância... mas até aqui, só sabe quem viu; tive dificuldades para pagar a roupa, a renda, a comida que comia, tive até uma declaração de pobreza pela seg social, que mesmo assim me cobrava à mesma... e zero apoio para me conseguir manter, porque não tinha direitos. Eu lutei e não me queixei, e sinto que vinguei. Mas às vezes não sei como saí daquele buraco. A precariedade na vida dos artistas e pessoal das artes é uma realidade. Gostava que não fosse. Ao menos, querido País que eu amo, ao menos leva a sério quem faz tanto por ti e pela tua gente. A cultura é a vida. O resto é sobreviver.

Uma publicação partilhada por MÁRCIA (@marcia__ig) a 19 de Mai, 2020 às 3:29 PDT

17h25 - A taxa de letalidade por Covid-19 nos lares de idosos das misericórdias mantém-se nos 0,4%, com 128 óbitos registados, tendo já mais de 40 mil utentes e profissionais das misericórdias sido testados.

17h23 - Jerónimo de Sousa pediu hoje ao primeiro-ministro que "não se esqueça dos que perderam tudo e dos que perderam muito" com a pandemia de Covid-19 e que faça mais às micro, pequenas e médias empresas.

17h19 - A Itália vai reabrir todos os aeroportos a partir de 3 de junho, dia em que também reabre as fronteiras, depois do encerramento provocado pela pandemia de Covid-19, anunciou a ministra dos Transportes, Paola de Micheli.

17h15 - E agora os dados do Reino Unido. O país registou mais 363 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 35.704 o total de óbitos.

17h05 - O vice-Presidente do Brasil, Hamilton Mourão, decidiu retomar as suas atividades oficiais, após ter ficado isolado durante quatro dias na sua residência depois de testar negativo ao novo coronavírus.

17h04 - A ministra da Saúde, Marta Temido, descartou hoje a realização de testes à Covid-19 nos aeroportos, sublinhando que um "teste é uma fotografia" e pode nem sequer "espelhar" uma infeção contraída há muito pouco tempo.

16h58 - O consulado-geral do Brasil em Lisboa anunciou que o Estado brasileiro fretou mais um voo para repatriamento de cidadãos nacionais, que se realiza na sexta-feira, partindo de Lisboa com destino a São Paulo.

16h56 - Dados mais recentes de Itália. O país registou 161 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil, elevando o número total de óbitos para 32.330, uma variação de 0,5% em relação a terça-feira (162 óbitos). Desde o início da pandemia, foram contabilizadas 227.364 pessoas que obtiveram resultado positivo no teste à Covid-19, mais 665 em relação à véspera.

16h46 - Os serviços prisionais já realizaram cerca de 1.500 testes de despistagem à Covid-19 e 18 pessoas acusaram positivo ao novo coronavírus, entre os quais quatro reclusos, disse à Lusa fonte oficial.

16h43 - Japão planeia espetáculo de fogo de artifício para "afastar a má sorte"... e mais de 130 empresas vão participar na iniciativa. Saiba tudo aqui. 

16h41 - Oprah Winfrey vai oferecer subsídios às cidades a que chama 'casa', através de um fundo de combate ao novo coronavírus de cerca de 11 milhões de euros, anunciou hoje a própria.

16h36 - Gertrud Schop acende velas - dispostas em forma de cruz -, com cada uma delas dedicada uma das mais de 8 mil vítimas da Covid-19 na Alemanha. Veja as imagens captadas pela AFP.

16h28 - António Costa considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) mostrou capacidade de resposta perante o maior desafio sanitário de sempre e defendeu que começou a sair da crise com o fim da "governação da Direita".

16h26 - Devido à pandemia de Covid-19, os voluntários que habitualmente fazem a recolha de bens alimentares no mês de maio estão impedidos de fazê-lo. O Banco Alimentar apela, por isso, à solidariedade e explica que os contributos podem ser feitos através da 'Ajuda Vale' ou online.

16h17 - António Costa quer união na UE: "Ou saímos todos desta crise, ou não sai ninguém". O primeiro-ministro considerou essencial "vencer a resistência" de quatro dos 27 Estados-membros que procuram travar avanços na União Europeia.

16h11 - Já há dados de Espanha. O país vizinho registou, nas últimas 24 horas, mais 95 mortes por Covid-19, com o total a ascender a 27.888. As Autoridades de Saúde dão ainda conta de mais 416 casos de infeção desde ontem.

16h07 - A hotelaria do Algarve registou no mês de abril uma taxa global de ocupação média por quarto de 1%, devido à situação provocada pela pandemia de Covid-19, anunciou hoje a maior associação hoteleira da região.

16h05 - Estados Unidos com 1,5 milhões de infetados? É "motivo de orgulho", diz Trump. Presidente norte-americano disse que os EUA são o país com mais infetados porque são o país que mais testa:  "Eu vejo isso como motivo de orgulho".

16h01 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de Covid-19, mantendo a região um total de 146 casos de infeção detetados desde o começo do surto, disse hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h55 - E agora, a I Liga. A segurança dos jogos e possíveis medidas a implementar nas imediações dos estádios foram hoje debatidas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e pela PSP, tendo em vista o regresso da I liga, em 4 de junho.

15h52  - "Desemprego dispara na região do Algarve dependente do turismo". É um dos destaques desta quarta-feira da agência Reuters, que escreve ainda que este "mais do que duplicou em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado". Consulte aqui os mais recentes dados do desemprego em Portugal.

15h36 - Poupar em tempos de Covid-19? Pode transferir o crédito habitação. Saiba tudo aqui.

15h28 - Cerca de 44% das pessoas que sofreram infeção de Covid-19 de forma ligeira ou assintomática têm um nível de anticorpos muito baixo e com pouca capacidade neutralizante, pelo que não ficam imunizadas contra o coronavírus, revelam testes hoje divulgados.

15h27 - A Direção Regional da Saúde dos Açores estipulou que "todos os profissionais de saúde" que se desloquem do exterior para aquela Região Autónoma têm de fazer isolamento voluntário e testes à Covid-19.

15h08 - Butão é considerado o "país mais feliz do mundo". Em grande parte, isso deve-se ao carácter solidário do rei Jihme Khesar Namgyel WangchuckRecentemente, e quando foi diagnosticado o primeiro caso da Covid-19 no país, o rei disponibilizou o seu avião particular para que o doente se pudesse deslocar de volta a casa com a maior brevidade possível.

15h05 - Surto no Santa Maria. "Nove profissionais de saúde testaram positivo". A secretária-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu, na habitual conferência diária da incidência do novo coronavírus em Portugal, que a situação no Hospital de Santa Maria está "estável" e controlada".

15h03 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, responsabilizou hoje a "incompetência da China" na gestão da pandemia de Covid-19 pelas "mortes em massa no mundo". "Por favor, expliquem a esse lunático que foi 'a incompetência da China' e nada mais que causou esse massacre em todo o mundo", escreveu Trump, repetindo uma ideia que tem vindo salientar nas últimas semanas.

15h00 - Fazemos um pequeno resumo das principais incidências até ao momento:

15h00 - Boa tarde. Iniciámos um novo registo. Para ler as atualizações desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório