Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Parlamento espanhol vota hoje nova prorrogação do estado de emergência

O Parlamento espanhol vai votar hoje a proposta do Governo de prolongar o estado de emergência em Espanha até à meia-noite de 06 de junho, depois de, terça-feira, ter pedido apoio nesse sentido a todas as formações políticas.

Parlamento espanhol vota hoje nova prorrogação do estado de emergência
Notícias ao Minuto

06:35 - 20/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O apelo foi feito pela porta-voz do governo, María Jesús Montero, na videoconferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros e depois de se ter sabido que o executivo de esquerda tinha chegado a um acordo com o Cidadãos (direita liberal) para prolongar o estado de emergência, desistindo da prorrogação de um mês que pretendia inicialmente.

María Jesús Montero, que também é ministra das Finanças, assegurou que a dilatação desse período será adaptada a uma "evolução assimétrica e gradual do fim do confinamento" e insistiu que o estado de emergência é o único instrumento que permite cumprir o objetivo de salvar vidas, porque permite restringir a mobilidade.

O Governo espanhol é formado por uma coligação minoritária entre o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o Unidos Podemos (extrema-esquerda), que têm aprovado os sucessivos prolongamentos de um estado de emergência que começou a 15 de março.

A Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19 que, a nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP divulgado a meio da tarde de terça-feira, já provocou mais de 318 mil mortos e infetou mais de 4,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório