Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Alargado prazo para apoio. Mais 210 mortes no Reino Unido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Alargado prazo para apoio. Mais 210 mortes no Reino Unido
Notícias ao Minuto

08:08 - 11/05/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

O novo coronavírus já matou 282.447 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo, sendo que 27.679 desses casos e 1.144 mortes ocorreram em Portugal, tal como indicou o último balanço da Direção-Geral da Saúde

Soube-se esta segunda-feira que os estudantes do ensino profissional vão realizar exames regionais na instituição mais próxima da sua área de residência e com o resultado podem candidatar-se a todas as universidades e politécnicos que abrirem vagas para os concursos especiais.

Entretanto, a DGS emitiu nova orientação, dando conta de que os alunos que regressem ao regime de aulas presenciais devem ser organizados por grupos para se cruzarem o menos possível no espaço escolar, usar sempre máscaras e desinfetar as mãos à entrada e saída da escola.

Portugal encontra-se na primeira fase de desconfinamento e a política é "testar, testar" referiu a ministra da Saúde durante a conferência de imprensa deste domingo. Ainda em maio ( a partir de dia 18) reabrem as creches - cuja definição das regras já está concluídaA Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) veio já manifestar "profunda preocupação" sobre as condições de reabertura de creches dentro de uma semana e diz que as recomendações para essa abertura são "profundamente desadequadas".

Em Espanha, metade da população beneficia a partir de hoje de mais um alívio das medidas muito rígidas de luta contra a pandemia de Covid-19.

Veja aqui o mapa da incidência da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo chega agora ao fim, mas pode continuar a acompanhar todos os detalhes aqui.

15h52 - O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou hoje o estado de emergência no país até 26 de maio e decretou o recolher obrigatório, bem como o uso obrigatório de máscaras.

15h45 - O Presidente russo Vladimir Putin anunciou hoje a reabertura parcial da economia, apesar de o número de casos de infeção no país continuar a aumentar. A Rússia voltou a ser o quarto país com mais casos, depois de o Reino Unido ter divulgado os números desta segunda-feira.

"A partir de amanhã, 12 de maio, termina o período de encerramento da economia em vigor em todo o país e em todos os setores da economia. Mas a luta contra a epidemia [do novo coronavírus] não acaba. O perigo continua", alertou Putin.

15h40 - As Forças Armadas espanholas vão deixar de apoiar a Guarda Civil no controlo das fronteiras terrestres com Portugal e França, para o qual tinham sido chamadas em março, informou hoje o Ministério da Defesa de Espanha.

15h36 - O primeiro-ministro interino do Kosovo, Alban Kurti, optou pelo auto-isolamento após ter mantido um "contacto próximo" com uma pessoa que por sua vez tinha contactado com uma terceira pessoa que testou positivo ao novo coronavírus, anunciou o próprio.

15h33 - O governo britânico deu esta segunda-feira luz verde para o regresso do futebol aos relvados britânicos, mas ainda sem público nas bancadas. De acordo com o esclarecido, a competição poderá regressar já no início do próximo mês, isto quando o número de casos no país se encontra a descer. 

15h27 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinalou hoje que os participantes na I Liga de futebol têm "diferentes níveis de responsabilização" no regresso à atividade durante a pandemia de Covid-19, mas que não compete ao organismo regular essa matéria.

15h23 - A cadeia de lojas de roupa C&A está a preparar a reabertura dos seus espaços em Portugal, depois de negociações com os representantes dos trabalhadores, indicou o grupo em comunicado.

15h17 - O Governo vai pedir uma reunião à CP - Comboios de Portugal para discutir as condições de transporte dos passageiros que trabalham nas empresas de logística de Azambuja, devido aos casos da Covid-19, foi hoje anunciado.

15h13 - O governo britânico passou hoje a aconselhar o uso de máscaras ou proteção para a cara em espaços fechados nas novas diretivas destinadas a aliviar o regime de confinamento relacionado com a pandemia de Covid-19. 

15h12 - A diretora-geral da Saúde admitiu hoje ser impossível impor regras de comportamento a crianças pequenas, defendendo que cabe aos adultos "fazer tudo" para minimizar o risco de contágio quando estão a brincar e a conviver.

15h07 - A Covid-19 afetou destinos e proveniência das mercadorias em praticamente todos os continentes, com cargas aéreas limitadas a equipamentos de proteção, constrangimentos nas fronteiras terrestres e maiores custos por via marítima, referiu o bastonário da Ordem dos Despachantes Oficiais.

14h49 - Foram reportados 3.877 novos casos de infeção e 210 óbitos no Reino Unido nas últimas 24 horas, divulgaram as autoridades de saúde.

14h42 - Os Países Baixos registaram 16 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total para 5.456, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM) do país. No mesmo período de tempo, foram ainda registados 161 novos casos de infeção, sendo agora o total de 42.788

14h40 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de Covid-19, havendo seis recuperações de infeção por SARS-CoV-2, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h37 - O prazo para os trabalhadores pedirem o apoio excecional à família relativo a abril para assistência aos filhos devido ao encerramento das escolas, que terminava no domingo, foi alargado até quarta-feira, segundo informação publicada pela Segurança Social.

14h23 - Dezenas de milhões de pessoas começaram hoje a sair do confinamento imposto para conter a pandemia de Covid-19, designadamente em França e Espanha, dois grandes países europeus muito afetados pelo vírus, mas também Holanda, Grécia ou Turquia.

14h14 - Mais de três mil pessoas já assinaram a petição, lançada pela FENPROF, a exigir que toda a comunidade escolar seja testada à Covid-19 antes do regresso às aulas. Consulte aqui o abaixo-assinado

14h09 - Testes levados a cabo com os fármacos interferon beta-1b, iopinavir-ritonavir (usado para tratar o VIH) e ribavirina (usado para a hepatite C) revelaram-se promissores no tratamento de casos leves a moderados da Covid-19.

14h01 - Lisboa (1.737), Vila Nova de Gaia (1.455), Porto (1.303), Matosinhos (1.207) e Braga (1.152) são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu

13h54 - O Festival Afro Nation Portugal, que estava agendado para os dias 17, 18 e 19 julho, na Praia da Rocha, em Portimão, foi adiado para 1, 2 e 3 de julho de 2021, mas com reforço do cartaz

13h50 - A Air France vai implementar a partir de hoje, gradualmente, um controlo de temperatura na partida dos voos, alertando que quem registar acima de 38 graus pode não embarcar

13h45 - Oceanário de Lisboa reabriu hoje ao público, com exposições para "mergulhar" no oceano, mas com novas medidas de segurança devido à pandemia, inclusive a redução do número de visitantes em simultâneo e uso obrigatório de máscara

13h42 - O Santuário de Fátima sugere aos peregrinos que na noite de amanhã (13 de maio) acendam uma vela nas janelas das suas casas, a partir das 21h30. A ideia é assinalar o começo de uma peregrinação, este ano, sem peregrinos devido à Covid-19

"Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração" (Reitor do Santuário, Carlos Cabecinha)

13h39 - Em protesto contra o governo socialista, liderado por Pedro Sánchez, o partido espanhol de extrema-direita Vox quer realizar manifestações usando automóveis

13h32 - Mais de 33.000 utentes e trabalhadores das misericórdias já fizeram testes de rastreio da Covid-19, com 123 mortes registadas entre utentes, mantendo-se a taxa de letalidade em 0,4%, de acordo com números divulgados hoje.

13h28 - O Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, anunciou hoje que vai reabrir ao público a 18 de maio, com limitações de entradas, e oferecer uma programação 'online' interativa que inclui música, dança, performances, depoimentos e conversas com artistas e curadores.

13h21 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 282.447 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11h00 hoje, baseado em dados oficiais.

13h12 - Já começou a conferência de imprensa diária sobre a evolução do novo coronavírus em Portugal. Acompanhe aqui todos os detalhes.

 

13h06 - Portugal registou 9 óbitos e 98 novos casos nas últimas 24 horas, divulgou a Direção-Geral da Saúde, esta segunda-feira. O país contabiliza agora um total de 27.679 infetados e 1.144 mortos. Não se registou qualquer caso de recuperação nas últimas 24 horas, continuando assim nos 2.549.

12h53 - "Esta reunião foi muito produtiva, permitiu-nos explicar as preocupações que temos, permitiu reafirmar a necessidade de termos um comportamento preventivo", disse o Secretário de Estado Duarte Cordeiro, esta segunda-feira, aos jornalistas depois de uma reunião na Azambuja, onde foram confirmados mais de cem casos de Covid-19. O Governo está "atento" e, consoante a evolução nos próximos dias, "avalia se se justifica tomar medidas adicionais", explicou.

12h50 - O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) defendeu, esta segunda-feira, que devem ser as autarquias e as capitanias a operacionalizarem a vigilância nas praias, rejeitando "formas mais intrusivas de fiscalização", como pulseiras ou 'drones'.

12h42 - A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada defendeu hoje a "definição urgente" de "um calendário", para a retoma do turismo, "contemplando a abertura das ligações internas e com o exterior" e "o fim da quarentena dos viajantes".

12h36 - A Câmara do Porto avançou hoje que das 5.174 pessoas rastreadas em abril, 1,7% testaram positivo para a Covid-19 nos 78 lares e 0,5% nas unidades residenciais para pessoas com deficiência, sem-abrigo ou jovens e infetados com HIV.

12h34 - A abertura da economia pelos vários países europeus reserva alguns desafios no que diz respeito a manter algumas práticas de segurança. É por isso que uma empresa belga de nome Rombit começou a testar novas braceletes em trabalhadores de docas e portos marítimos que, caso fiquem mais perto do que 1.5 metros, emitem sons de alarme.

12h30 - Uma única trabalhadora de uma fábrica de transformação de peixe, no Gana, infetou 533 outros trabalhadores com Covid-19. A infeção em massa teve lugar na cidade de Tema.

12h28 - O Governo de Macau anunciou hoje medidas de isenção de pagamento rendas, retribuições e taxas administrativas para várias atividades económicas, uma medida para estancar o impacto económico causado pela Covid-19.

12h22 - Quer esteja desempregado, em lay-off ou simplesmente pretenda poupar não há como negar que para muita gente a alimentação se está a tornar num bem cada vez mais dispendioso. Dois nutricionistas norte-americanos aconselham seis alimentos (baratos e saudáveis) que pode ter em casa durante a pandemia:

  • Feijão
  • Cereais integrais (incluindo quinoa, arroz e pão integral, e bagas de trigo)
  • Aveia
  • Legumes e fruta congelada
  • Tomate em conserva
  • Frango

12h17 - O bastonário da Ordem dos Advogados criticou hoje o Ministério da Justiça por "governar apenas para a magistratura" e recusar-se a dar aos advogados e solicitadores os mesmos apoios que concedeu aos demais trabalhadores independentes durante a pandemia.

12h07 - A Comissão Europeia decidiu hoje adiar, por seis meses, a entrada em vigor das novas regras para o IVA no comércio eletrónico, retardando prazos para obrigação de troca de informações sobre contas financeiras, devido à pandemia de Covid-19.

11h58 - Os portugueses consideram que, devido à pandemia da Covid-19, é arriscado realizar viagens para férias, deslocações de trabalho ou para visita de amigos e familiares, em Portugal ou no estrangeiro, revela um estudo hoje divulgado.

11h56 - A criação de novas empresas teve um recuo de 74,4% em abril, como consequência da pandemia de Covid-19 e das limitações de atividade impostas ao abrigo do estado de emergência, divulgou hoje a Iberinform.

11h49 - Morreram 45 pessoas no Irão nas últimas 24 horas, avança a agência de notícias iraniana. De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde, Kianoush Jahanpour, foram também registados 1.683 novos casos, elevando assim o número total de infeções no país para 109.286

11h40 - Temperatura e latitude afetam a propagação da Covid-19? Investigadores afirmam que a temperatura e a latitude das cidades não representam uma relação direta com a a propagação do SARS-CoV-2

11h39 - A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 386 novos casos de Covid-19, menos 99 do que na véspera, e 62 mortes (menos 13), segundo dados oficiais hoje publicados.

11h12 - A coordenadora do Bloco de Esquerda disse esta segunda-feira, em entrevista à TSF, que na resposta à Covid-19 "tem faltado estratégia para o dia seguinte", apesar de reconhecer "humildade" do Governo na forma como está a lidar com um vírus novo. 

11h05 - Com Espanha a registar um notável declínio no número de novos casos e mortes pela Covid-19, o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, alertou que é necessário garantir que "a situação não muda". 

"Praticamente todas as comunidades estão numa fase clara de declínio. No entanto, a evolução da epidemia tem sido muito diferente em todos os territórios. O facto de estarmos numa situação favorável implica que temos de garantir que isso não muda", referiu hoje, durante uma conferência de imprensa.

10h55 - As escolas primárias e creches reabriram hoje no Vietname, depois de não haver registo de novos casos há quase um mês. À entrada das instituições foi medida a temperatura a todos os que entravam.

Notícias ao MinutoEscolas primárias e creches reabriram hoje no Vietname© Reuters

10h42 - Os acionistas da cadeia espanhola de supermercados Mercadona anunciaram hoje ter distribuído em fevereiro e março mais de 384 milhões de euros em prémios aos 90.000 colaboradores em Espanha e Portugal. Uma parte do prémio foi atribuído como forma de "reconhecimento pelo esforço e o compromisso dos colaboradores perante a pandemia".

10h33 - A Rússia reportou esta segunda-feira o maior aumento diário de casos de infeção. Nas últimas 24 horas foram registados 11.656 casos, elevando o número total para 221,344, o que significa que é agora o terceiro país com mais casos de infeção registados no mundo.

10h26 - O turismo permanece "paralisado" pela Covid-19, com restrições de viagens para turistas internacionais em 100% dos destinos no mundo, enquanto continua o debate sobre os primeiros passos que podem ser tomados para as levantar, segundo a OMT.

10h16 - O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje para os 2.290, com mais de 63 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

10h09 - Espanha registou 123 mortos e 373 casos de infeção num dia, reportou hoje o Ministério de Saúde espanhol. O número total de vítimas mortais no país é agora de 26.744.

10h03 - Pequim está a utilizar pulseiras inteligentes para controlar a temperatura dos alunos, que já regressaram à escola. As pulseiras estão equipadas com um sensor que mede a temperatura corporal em tempo real e envia um alerta caso seja detetada uma temperatura acima dos 37,2º, reportaram hoje os meios locais.

09h55 - Devo usar máscara se praticar exercício na rua? Esta é ainda uma questão que levanta dúvidas a muitas pessoas. A agência governamental norte-americana Centro de Controlo e Prevenção de Doenças explica como ajustar a prática de exercício físico a este novo mundo.

09h50 - O constitucionalista Vital Moreira comentou a hegemonia económica da China, país que "exportou" a pandemia e que "parece vir a ser o país que menos sofre com ela, em termos económicos e sociais".

09h41 - Através da página oficial do Ministério de Relações Exteriores, o governo chinês refutou as acusações de que tem vindo a ser alvo por parte dos Estados Unidos, desde que o surto do novo coronavírus surgiu em Wuhan.

Na publicação, o governo refuta 24 "alegações e mentiras absurdas", que diz serem "fabricadas por políticos e meios de comunicação dos Estados Unidos".

09h30 - As Filipinas ultrapassaram a barreira dos 11 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, divulgou esta segunda-feira o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram reportados 292 novos casos e sete óbitos, elevando o número total de vítimas mortais para 726.

09h28 - Por cada espetáculo cancelado em Portugal, até 31 de março, devido à pandemia da Covid-19, 18 artistas ficaram sem rendimento, de acordo com os resultados de um inquérito promovido pela Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas).

09h20 - Uma equipa de investigadores norte-americanos da Universidade de Cincinnati, apurou que a perda de olfato - que constitui um dos sintomas da Covid-19 - tende a manifestar-se no terceiro dia da infeção pelo novo coronavírus e pode surgir juntamente com a perda do paladar, avança a revista Galileu. Os cientistas alertam ainda que a severidade da perda de olfato está correlacionada com o agravamento da doença da Covid-19.

09h15 - A AED Cluster Portugal (AEDCP), o 'cluster' português para as indústrias de aeronáutica, espaço e defesa, anunciou hoje que enviou ao Governo um documento sobre os impactos da Covid-19, propondo medidas setoriais e específicas para cada setor.

09h09 - Viajantes de França estão isentos da medida de quarentena imposta pelo Reino Unido, avançam os meios internacionais, que citam um comunicado conjunto do governo francês e britânico. "Esta cooperação é particularmente necessária para a gestão da fronteira comum", refere o comunicado.

09h02 - A Nova Zelândia vai reabrir a maioria das atividades económicas de forma faseada nos próximos dez dias, incluindo bares e cinemas, anunciou hoje a primeira-ministra, Jacinda Ardern.

08h58 - O Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) reúne hoje a assembleia-geral, numa altura de polémica e instabilidade, com os trabalhadores contra o presidente da CVP, Francisco George, e a questionarem as condições de sobrevivência da instituição.

08h55 - Os alunos que regressem ao regime de aulas presenciais devem ser organizados por grupos para se cruzarem o menos possível no espaço escolar, usar sempre máscaras e desinfetar as mãos à entrada e saída da escola, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde.

08h41 - Após mais de três meses de encerramento, a Disneyland de Xangai reabriu hoje ao público. De forma a evitar a propagação da Covid-19, as entradas são limitadas  os visitantes são obrigados a usar máscara, medir a temperatura e manter o distanciamento social.

08h38 - O Banco do Japão considera necessário adotar mais medidas económicas e melhor coordenadas para evitar uma "segunda Grande Recessão" devido ao impacto da pandemia da Covid-19, segundo a ata do seu último encontro publicado hoje.

08h30 - EMEL retoma hoje fiscalização do estacionamento. Até ao final do ano, no entanto, mantém-se gratuito o estacionamento para as "equipas de saúde das unidades do SNS mais diretamente envolvidas no combate à pandemia".

08h20 - Os estudantes do ensino profissional vão realizar exames regionais na instituição mais próxima da sua área de residência e com o resultado podem candidatar-se a todas as universidades e politécnicos que abrirem vagas para os concursos especiais.

08h01 - Federação Nacional dos Médicos (FNAM) lamenta que o Governo tenha excluído os médicos do regime excecional de proteção dos trabalhadores imunodeprimidos e portadores de doença crónica e apela a que seja "reposta a igualdade dos direitos dos médicos, na saúde, a par de qualquer outro cidadão".

08h00 - A recuperação sustentável das empresas, pós Covid-19, está dependente do potencial do mercado único para proporcionar igualdade de circunstâncias e do incentivo ao investimento privado, defendeu a federação das empresas familiares.

07h55 - Cerca de 15 mil refeições por dia estão a ser produzidas e distribuídas por dia "para quem mais precisa" pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), utilizando, entre outros meios, as cozinhas das escolas básicas que se encontram encerradas.

07h50 - A Alemanha registou 22 óbitos e 357 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, divulgou o Instituto Robert Koch, na manhã desta segunda-feira. No total, são 7.417 o números de vítimas mortais e 169.575 os casos confirmados.

07h05 - Metade da população de Espanha beneficia a partir de hoje de mais um alívio das medidas muito rígidas de luta contra a pandemia de Covid-19, numa altura em que continua a baixar o número diário de mortes.

07h10 - O México registou no sábado mais 112 mortos devido à covid-19 que na véspera, o número mais baixo desde final de abril, elevando o total de óbitos para 3.465, anunciaram as autoridades no domingo.

07h05 - Os Estados Unidos registaram 776 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 79.522 o total de óbitos no país, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - A China detetou, nas últimas 24 horas, 17 casos de infeção pela Covid-19, entre os quais cinco na província de Hubei, de onde a doença é originária, informou a Comissão Nacional de Saúde. 

Recorde aqui o registo anterior, deste domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório