Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Brasil soma 11.123 mortes; Abertura de creches preocupa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil soma 11.123 mortes; Abertura de creches preocupa
Notícias ao Minuto

08:06 - 10/05/20 por Sara Gouveia , Natacha Nunes Costa e Catarina Correia Rocha

Mundo Covid-19

O navio-escola Sagres atracou hoje em Lisboa, um mês e meio depois de ter sido cancelada a viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães devido à pandemia de Covid-19. Previa-se que o navio passasse por 22 portos de 19 países diferentes e que seria a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, competição que foi adiada para 2021.

A praia do Porto Santo, na Madeira, reabre hoje ao público e deixa de ser obrigatória a quarentena para residentes no arquipélago que cheguem àquela ilha após 18 de maio. A ilha do Porto Santo não regista novos casos de infeção por Covid-19 desde o dia 19 de abril.

Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, em Portugal, 27.581 pessoas já foram infetadas e 1.135 morreram devido ao novo coronavírus. A nível global, pandemia de Covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infetou 4 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Veja aqui o mapa da incidência da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

00h09 - Boa noite! Termina aqui o acompanhamento deste domingo. Amanhã de manhã abrimos um novo registo onde vai poder acompanhar todas as incidências relacionadas com a Covid-19. E não se esqueça: se sentir sintomas ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h58 - O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, está em quarentena voluntária depois de uma porta-voz ter testado positivo para o novo coronavírus, avança o site Bloomberg.

23h41O presidente da Liga espanhola de futebol, Javier Tebas, disse hoje que "gostaria" que o campeonato fosse retomado em 12 de junho, apesar de não poder confirmar a data, que dependerá da evolução da pandemia de Covid-19.

23h28 - Brasil soma 11.123 mortes e 162.699 casos de coronavírus. De acordo com os dados oficiais, nas últimas 24 horas, morreram mais 496 pessoas com Covid-19. 

23h00 - Hugh Jackman está de volta à escola, decisão que tomou enquanto está a cumprir o isolamento social por causa da pandemia da Covid-19. Saiba tudo aqui. 

22h29Chefes de cozinha e proprietários de restaurantes reclamam a isenção da Taxa Social Única (TSU) até final deste ano e o IVA a 6% até final de 2021 para recuperar o setor, que emprega 240 mil pessoas em Portugal.

22h15Os testes obrigatórios à Covid-19 que os jogadores das equipas da I Liga portuguesa de futebol serão custeados pelos próprios clubes, disse hoje fonte próxima do processo à agência Lusa.

22h11A ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse hoje que está a trabalhar com as autoridades sanitárias portuguesas para saber mais sobre os casos de Covid-19 identificados em Portugal com origem em Angola.

22h09A África do Sul ultrapassou hoje a barreira dos 10 mil casos confirmados de Covid-19, dos quais regista 194 mortes, informou hoje o Ministério da Saúde sul-africano.

21h59O plantel, equipa técnica e 'staff' do Tondela tiveram testes negativos à Covid-19, anunciou hoje a SAD do clube da I Liga de futebol português.

21h57A pandemia do novo coronavírus já matou 280.693 pessoas e infetou mais de quatro milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

21h51O conselheiro sénior do Presidente dos Estados Unidos para a economia, Kevin Hasset, alertou que a taxa de desemprego pode chegar aos 20% em maio, um valor inédito desde a Grande Depressão dos anos 30.

21h49Todos os jogadores e 'staff' do Belenenses SAD apresentaram resultados negativos no segundo teste de deteção da Covid-19, anunciou hoje a formação da I Liga de futebol, que tem um atleta da equipa sub-23 infetado.

21h13A Associação de Profissionais de Educação de Infância manifestou "profunda preocupação" sobre as condições de reabertura de creches dentro de uma semana e diz que as recomendações para essa abertura são "profundamente desadequadas".

21h11Jogador do Benfica David Tavares infetado com Covid-19. O médio David Tavares, do Benfica, teve um teste positivo à covid-19, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, no seu site oficial.

20h43 - Futebolistas da I Liga "obrigados" a confinamento até ao final da época. Os jogadores da I Liga vão efetuar dois testes da covid-19 num período de 48 horas antes de cada jogo e têm que se manter em recolhimento domiciliário, revelou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Leia aqui todas as normas reveladas este domingo.

20h29O Moreirense confirmou, este domingo, que um atleta do clube está infetado com o novo coronavírus. "Todo o plantel do Moreirense Futebol Clube, bem como toda a sua respetiva estrutura, realizou ontem de manhã os testes de rastreio à SARS-CoV-2, testes serológicos e PCR (zaragatoa), tendo-se registado um caso positivo num atleta", pode ler-se num comunicado publicado no site do clube.

20h06Aquário japonês promove encontros entre espécies durante pandemia. Animais marinhos são colocados frente-a-frente pela primeira vez. Veja aqui as imagens. 

19h57A ministra da Saúde de Angola anunciou hoje dois novos casos de infeção por Covid-19, de transmissão local, elevando para 45 o número total de doentes infetados com o novo coronavírus.

19h35Ao longo dos dias, o polo do Porto do Hospital das Forças Armadas acolheu 57 idosos infetados com o novo coronavírus, de lares de Famalicão, Vila Real e Albergaria-a-Velha. Destes utentes, 36 já tiveram alta e regressaram aos respetivos lares de residência.

19h25O presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba, pediu o isolamento da capital do país, Bissau, por ser o principal foco de infeção.

19h23Mais nove pessoas estão infetadas com o novo coronavírus em Sobral da Adiça, no concelho de Moura, distrito de Beja, localidade onde já havia um caso de infeção, foi hoje divulgado.

19h14 - Boris Johnson definiu um conjunto de objetivos que terão de ser cumpridos para acabar com o período de confinamento no Reino Unido. O principal objetivo passa por reduzir a taxa de contágio. Plano para o desconfinamento é condicional, como salientou o primeiro-ministro britânico.

18h56 - Os Açores registaram três casos de pessoas recuperadas que voltaram a testar positivo para o novo coronavírus, e que se vão manter em quarentena, apesar de não serem considerados contagiosos, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

18h29A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 280.000 pessoas em todo o mundo, dos quais quase 85% na Europa e nos Estados Unidos, desde dezembro, segundo um balanço da AFP.

18h17 - França registou, este domingo, mais 70 mortes, o número diário mais baixo de vítimas mortais em mais de um mês. O total de vítimas mortais devido à Covid-19 sobe assim para 26.380 no país.

18h04 - Um passageiro de um autocarro, que partiu de Lisboa com destino a França, com 20 pessoas a bordo, este sábado, testou positivo para a Covid-19.

18h00 - Muito feliz, foi assim que Fernando Rocha assinalou a recuperação da Covid-19. Depois de vários testes positivos, o humorista realizou este sábado o sétimo teste cujo resultado foi negativo. Recorde-se que Fernando Rocha está a ser alvo de estudo no hospital de Santo António, no Porto, por ter testado sete vezes positivo, apesar de já não ter sintomas do novo coronavírus.

View this post on Instagram

a primeira coisa que fiz, foi abraçar e beijar a minha mulher e os meus filhos, que saudades que eu tinha desse momento.

A post shared by Fernando Rocha (@rochacomedy) on May 10, 2020 at 10:05am PDT

17h59 - As mulheres são mais atingidas do que os homens pelo novo coronavírus no Quebeque, segundo dados divulgados pelos serviços de saúde desta província canadiana.

17h27 - Três jogadores do Famalicão e dois membros da estrutura do clube tiveram testes positivos à Covid-19, nos exames efetuados no final da semana, disse à agência Lusa fonte do emblema da I Liga de futebol.

17h26 A Grécia anunciou hoje que vai prolongar até 21 de maio o confinamento imposto aos campos de migrantes desde março e que estava previsto ser levantado na segunda-feira, disse o Governo.

17h08 - proteção civil italiana divulgou na tarde deste domingo os dados mais recentes do surto de coronavírus no país. Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 802 novos casos e mais 165 mortes. 

17h02 - O balanço deste domingo da situação epidemiológica da Covid-19 no Reino Unido dá conta de mais 269 vítimas mortais, o número diário mais baixo desde 29 de março. No total, o Ministério da Saúde britânico indica que a Covid-19 já fez 31.855 mortes. 

16h37 - Vão começar a ser repetidos episódios dos desenhos animados que passam há mais tempo na televisão no mundo. Segundo a Reuters, a partir do próximo domingo milhões de japoneses vão começar a ver repetições da anime ‘Sazae-san’. A estação televisiva Fuji anunciou hoje que a pandemia de Covid-19 interrompeu a produção de novos episódios.

16h35Os democratas no Congresso dos EUA estão a preparar um quinto pacote de ajuda na luta contra a pandemia de Covid-19, perante a saída de cena do Presidente Donald Trump, disseram congressistas.

16h32Os futebolistas e corpo técnico do Alavés chegaram hoje a acordo com a direção para uma redução salarial na atual temporada devido à pandemia, anunciou hoje o clube, 14.º classificado da liga espanhola.

16h19 - No Brasil já morreram mais de 10 mil pessoas, mas o presidente Jair Bolsonaro mantém a mesma postura relativamente à crise pandémica que tem demonstrado desde o início. Este sábado Bolsonaro andou de jet-ski no lago Paranoá, em Brasília, e participou num churrasco flutuante. 

Num vídeo que está a gerar uma onda de críticas, o presidente considerou os receios em torno do vírus uma "neurose". "70% da população vai apanhar o vírus. Não se pode fazer nada. É uma loucura", disse às pessoas que estavam na embarcação onde teve lugar o churrasco. 

15h56A Alemanha está a registar os primeiros sinais preocupantes de novo surto de Covid-19, depois de ter determinado a primeira fase de desconfinamento. O Instituto Robert Koch, responsável por monitorizar a evolução da pandemia, relatou hoje um aumento na taxa de infeção (RO) - o número médio que uma pessoa infetada pode contaminar - que passou para níveis potencialmente perigosos, subindo de 0,7 para entre 1 e 1,1 em poucos dias.

15h13 - Uma criança portuguesa com características da reação inflamatória rara já registada noutros países e associada à covid-19 está a ter uma "recuperação favorável", disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

14h53 - O músico brasileiro Sérgio Sant'anna morreu, esta domingo, vítima da Covid-19. O escritor estava internado no Hospital Quinta D'Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 3 deste mês, onde deu entrada depois de apresentar sintomas da doença. 

14h48 - Os Açores registam hoje um novo caso de covid-19, em São Miguel, e cinco recuperados, incluindo uma mulher de 91 anos e um homem de 93, ambos do lar de idosos do Nordeste.

14h45 - Um total de 532 mil testes de diagnóstico à Covid-19 foram realizados em Portugal desde o início do surto, com uma média diária de 13 mil feitos nos primeiros dias de maio, anunciou hoje o Governo.

14h38 - A China elevou hoje o nível de risco epidemiológico num distrito de Wuhan (centro), após a descoberta de um novo caso de Covid-19, o primeiro em mais de um mês nesta cidade, que foi o berço da atual pandemia.

14h22 Cerca de 700 mil crianças na Itália estão a passar dificuldades alimentares, devido à pandemia de covid-19 que afetou as suas famílias e encerrou cantinas escolares, disse hoje uma organização agrícola.

14h02 - Saiba quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19. De acordo com os dados mais recentes emitidos pela DGS veja quantos há no seu.

13h49 A ministra da Saúde revelou hoje que foram registados, entre 1 e 7 de maio, 52 surtos de infeção por covid-19 em lares no Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Centro e 13 em empresas privadas.

13h32 - A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 279.185 mortos no mundo desde que apareceu na China em dezembro último, segundo um balanço divulgado pela agência francesa France Presse (AFP).

13h25 - Recorde abaixo a conferência de imprensa e veja aqui os pontos mais importantes:

13h11 - Há 27.581 casos confirmados em Portugal e 1.135 vítimas mortais. Os dados mais recentes divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) dão conta de que há mais 175 infetados  e 9 mortos nas últimas 24 horas.

12h58 - Com o número de casos de infeção a subir no México, muitos hospitais da capital do país, a Cidade do México, estão a recusar receber novos pacientes por estarem cheios. De acordo com a Reuters, 26 dos 64 hospitais públicos da metrópole já não têm camas disponíveis. Os dados oficiais dão conta de 31.522 pessoas infetadas e 3.160 mortes desde o início da pandemia

12h51O Papa Francisco pediu hoje aos líderes da União Europeia (UE) que enfrentem a pandemia da Covid-19 e as respetivas consequências sociais e económicas com "um espírito de harmonia e de cooperação"

12h08 - O Governo está a avaliar a possibilidade de antecipar o pagamento de ajudas aos agricultores, nomeadamente, nos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, ressalvando que se depara com uma exigência orçamental elevada.

11h59 - A Rússia ultrapassou a marca de 200 mil casos confirmados de Covid-19, com um elevado número de contágios diários, o que a torna o país mais afetado da Europa na última semana.

11h45 - O bailarino e coreógrafo Cifrão deixou uma mensagem de otimismo num vídeo enviado ao Notícias ao Minuto. "Estamos a viver um momento único na história", disse.

View this post on Instagram

A post shared by Fama ao Minuto (@famaaominuto) on May 9, 2020 at 11:57pm PDT

11h37 - Itália não passará este verão em quarentena, por causa da pandemia de Covid-19, e os italianos poderão ir para as praias e montanhas, anunciou hoje o primeiro-ministro, Giuseppe Conte.

11h24 - Um sistema de alerta sobre a evolução da pandemia da Covid-19 será introduzido no Reino Unido, anunciou hoje o ministro das Comunidades britânico, poucas horas antes de o primeiro-ministro Boris Johnson declarar um previsto início de desconfinamento.

11h17 - O presidente da Federação Francesa de Ténis (FFT), Bernard Giudicelli, admitiu hoje a possibilidade de o torneio de Roland Garros, adiado para setembro, se jogar à porta fechada devido à pandemia de Covid-19.

11h03O número de casos da covid-19 em África ultrapassou hoje os 60 mil e 2.223 pessoas morreram em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

10h47 - A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, anunciou a construção de um novo hospital com 1.000 camas dedicado a epidemias, que será permanente e deverá estar em funcionamento no outono.

10h25 - A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 485 número de novos casos de covid-19, menos 100 do que na véspera, apresentando um total de 53.081 casos de contágio, segundo dados oficiais hoje publicados.

10h O número de mortos diário em Espanha por Covid-19 baixou, este domingo, para 143 - eram 179 ontem - elevando o total de óbitos para 26.621. Este é o aumento diário mais baixo desde 18 de março. Houve ainda mais 621 casos, num total de 224.390 infeções e já 136.166 pessoas recuperaram da doença. 

9h42 - Se precisa de sair de casa este domingo prepare o guarda-chuva.cinco distritos de Portugal continental sob aviso amarelo e o IPMA prevê aguaceiros, que poderão ser localmente fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes, em especial nas regiões centro e sul até final da manhã.

9h25 - Cerca de 600 sem-abrigo de São Paulo, no Brasil, recebem gel desinfetante e máscaras todos os dias antes do pequeno-almoço na Igreja São Miguel Arcanjo, um local onde encontram apoio para enfrentar a pandemia de Covid-19.

9h13 - Real Betis terá três casos positivos de Covid-19 no plantel. Segundo o noticiado durante a madrugada de hoje, depois de realizar testes de despiste a todo o plantel, o clube terá identificado alguns casos de Covid-19 entre as suas fileiras.

 

9h02 - A Alemanha calcula agora 169.218 infeções, mais 667 casos e 7.395 vítimas mortais, com um aumento de 26 óbitos em relação ao dia anterior. O número aproximado de pessoas consideradas curadas é agora de 144.400, com um crescimento estimado de 1.100.

8h43 - A pandemia de Covid-19 alterou as rotinas dos lares, não só devido aos casos positivos entre os idosos, mas também porque afastou funcionários de funções e tiveram de ser voluntários a entrar para a 'linha da frente'.

8h26 - Elon Musk, o conhecido fundador e CEO da Tesla e da SpaceX, marcou presença num dos mais recentes episódios do podcast de Joe Rogan onde falou sobre a atual pandemia de Covid-19. No entanto, Musk notou que está mais preocupado com o “vírus mental”.

8h10 - O secretário-geral do PCP rejeitou hoje que a Festa do Avante! seja considerada um festival e afirmou que o partido não tem uma "posição fechada" sobre a sua realização, afirmando que "os comunistas portugueses são muito criativos". O líder comunista foi interrogado sobre a realização da festa do Avante!, depois do primeiro-ministro, António Costa, em entrevista à mesma televisão na sexta-feira, ter afirmado que este evento se poderá realizar.

7h38 - Tem até hoje para pedir apoio para ficar em casa com os filhos. O apoio, relativo ao mês de abril, deve ser pedido até este domingo, dia 10 de maio, através do site da Segurança Social.

7h21 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anuncia hoje as alterações ao regime de confinamento decretado por causa da pandemia de Covid-19.

7h16 - Três membros da equipa de luta contra a Covid-19 da Casa Branca, incluindo o epidemiologista Anthony Fauci, vão ficar em isolamento após uma possível exposição ao novo coronavírus, foi hoje noticiado.

7h12 - Desde a reposição de fronteiras entre Portugal e Espanha, há quase dois meses, cerca de mil pessoas foram impedidas de entrar naquele país pela fronteira de Castro Marim, no Algarve, mas os trabalhadores transfronteiriços têm conseguido passar sem dificuldades.

7h09A China registou 14 casos da Covid-19, incluindo 12 contágios locais e dois importados, no primeiro aumento de dois dígitos nos últimos dez dias, anunciou hoje a Comissão de Saúde chinesa.

7h05 - A Coreia do Sul detetou 34 novos casos da Covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para 10.874 o número de infeções identificadas desde o início da epidemia no país, disseram hoje as autoridades.

7h03 - Os Estados Unidos registaram 1.568 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 78.746 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, foi hoje anunciado.

7h00 - Recorde aqui o registo anterior, deste sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório