Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Confinamento não acaba esta semana", mas Boris vai aligeirar medidas

O primeiro-ministro britânico definiu um conjunto de objetivos que terão de ser cumpridos para acabar com o período de confinamento. O principal objetivo passa por reduzir a taxa de contágio. Plano para o desconfinamento é condicional, como salientou Boris Johnson.

"Confinamento não acaba esta semana", mas Boris vai aligeirar medidas
Notícias ao Minuto

19:14 - 10/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

Num discurso previamente gravado e divulgado no final da tarde deste domingo, Boris Johnson anunciou, como estava previsto, que vai aligeirar algumas das medidas restritivas impostas. A principal novidade é a vertente condicional deste plano faseado do governo britânico para reabrir o país. 

E que vai depender da concretização de um conjunto de objetivos, sendo o principal a redução "consistente e considerável" da taxa de contágio (trata-se do número médio de pessoas que alguém infetado pode contagiar), que se encontra nesta altura abaixo de um no Reino Unido, mais precisamente entre os 0.5 e os 0.9. 

Outros dos objetivos que Boris Johnson quer ver concretizados são a queda "consistente" da taxa de mortalidade, a garantia de que as pessoas que precisam de equipamento de proteção individual vão recebê-lo e a proteção do NHS, o serviço de saúde britânico. 

"Embora tenhamos feito progressos para satisfazer pelo menos uma das condições que eu pedi. Nós não cumprimos, de forma alguma, todos elas. E sendo assim, não, não é a altura de acabar o confinamento esta semana. Ao invés, vamos dar os primeiros passos para alterar as medidas", frisou o primeiro-ministro do Reino Unido. 

De forma a registar o progresso no Reino Unido, o governo vai estabelecer um novo sistema de alerta da Covid que será determinado nomeadamente pela taxa de contágio e pelo número de casos. Este sistema vai ser composto por cinco níveis. O Nível Um significa que a doença já não está presente no país e o Nível Cinco, o mais grave, significa que o NHS foi sobrecarregado. 

Reabertura faseada de escolas e negócios pode acontecer em junho

O aligeiramento das medidas restritivas vai estar assim condicionado à evolução favorável do panorama epidemiológico no Reino Unido. No entanto, neste à nação anunciou a alterações de algumas medidas. Uma delas é o regresso ao trabalho de quem não consegue trabalhar a partir de casa, tendo o primeiro-ministro dado o exemplo dos funcionários da construção ou fabris. 

Boris Johnson também revelou mudanças nas regras para quem pratica exercício físico ao ar livre. O primeiro-ministro referiu que os cidadãos poderão passar mais tempo a praticar exercício físico ao ar livre e poderão fazê-lo com mais frequência. Só o poderão fazer com membros do seu agregado familiar e deve ser respeitado o distanciamento social.

O governante advertiu que vai aumentar o valor das multas para quem não cumprir as novas regras. 

Antevendo já uma segunda fase de alívio das restrições, Boris Johnson sublinhou que as escolas e lojas poderão reabrir a partir do dia 1 de junho

Boris Johnson indicou que vai apresentar mais detalhes deste plano condicional de desconfinamento esta segunda-feira na Câmara dos Comuns. 

[Notícia atualizada às 19h56]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório