Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Está infetado? Maioria dos doentes perde olfato passado 3 dias

Os cientistas alertam ainda que a severidade da perda de olfato está correlacionada com o agravamento da doença da Covid-19.

Covid-19. Está infetado? Maioria dos doentes perde olfato passado 3 dias
Notícias ao Minuto

09:17 - 11/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintomas

Uma equipa de investigadores norte-americanos da Universidade de Cincinnati, apurou que a perda de olfato - que constitui um dos sintomas da Covid-19 - tende a manifestar-se no terceiro dia da infeção pelo novo coronavírus e pode surgir juntamente com a perda do paladar, avança a revista Galileu. 

A pesquisa, divulgada na revista científica Otolaryngology-Head and Neck Surgery, estudou os sintomas de 103 doentes diagnosticados com Covid-19 durante um período de seis semanas, num hospital localizado na Suécia. Foi pedido aos pacientes que detalhassem os sintomas que experienciaram e qual a sua duração.

Segundo os investigadores pelo menos 61% dos indivíduos participaram uma diminuição ou perda do olfato, que teria ocorrido no terceiro dia de contaminação pelo SARS-CoV-2. 

"Descobrimos ainda neste estudo que a gravidade da perda do olfato está correlacionada com a gravidade dos outros sintomas de Covid-19", disse o cientista Ahmad Sedaghat, em declarações a um artigo publicado no site da Universidade de Cincinnati.  

"Se a anosmia, também conhecida como perda de olfato, for mais grave, os pacientes relataram igualmente uma maior sensação de falta de ar, febre e tosse mais acentuadas", acrescentou.

Para Sedaghat, a associação entre a redução do olfato e a Covid-19 deve ser analisada rigorosamente, já que assim é possível detetar o estágio da doença e saber que tipo de tratamento seguir.

"Se uma pessoa com Covid-19 sofre de anosmia, sabemos que ainda estamos na primeira semana da infecção e que consequentemente temos mais uma ou duas semanas para prosseguir com o tratamento", referiu o cientista. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório