Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cocktail de três medicamentos tem resultados positivos contra a Covid-19

Testes levados a cabo com os fármacos interferon beta-1b, iopinavir-ritonavir (usado para tratar o VIH) e ribavirina (usado para a hepatite C) revelaram-se promissores no tratamento de casos leves a moderados da Covid-19.

Cocktail de três medicamentos tem resultados positivos contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

14:00 - 11/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

Segundo um novo estudo publicado no periódico científico The Lancet, e divulgado pela BBC News, 127 indivíduos adultos diagnosticados com Covid-19, internados em seis hospitais públicos em Hong Kong, que tomaram a combinação dos três fármacos viram os níveis do novo coronavírus ou SARS-CoV-2 diminuírem drástica e rapidamente no seu organismo. 

O artigo científico, da autoria de mais de 40 cientistas liderados pelo professor da Universidade de Hong Kong Kwok-Yung Yuen, indica que a junção tripla eliminou o coronavírus em média sete dias após o início da terapia. Sendo este período de tempo expressivamente menor, comparativamente ao grupo de controlo, que foi somente tratado com lopinavir-ritonavir e necessitou de 12 dias para que o vírus deixasse de ser identificado através do teste molecular RT-PCR.

O grupo de doentes ao qual foi administrado a combinação interferon beta 1-b, lopinavir-ritonavir e ribavirin era composto por 86 pessoas; entretanto o grupo de controlo era integrado por 41 voluntários. 

Adicionalmente, e conforme destaca a BBC, os cientistas notaram ainda resultados mais positivos referentes à combinação tripla quando tendo em conta o tempo que levou até ao desaparecimento dos sintomas (quatro dias, comparativamente a oito no grupo controlo); e para receberem alta do hospitalar (nove e 14,5, respetivamente).

Como interpretar os resultados

Os doentes que foram observados sofriam de quadros ligeiros e moderados de Covid-19 e foram tratados durante 14 dias. Entretanto, os efeitos secundários foram considerados ténues e similares em ambos os grupos, nomeadamente e com maior incidência diarreia, febre e náuseas.

"Apesar destes resultados animadores, temos de confirmá-los numa fase mais ampla, a 3, que o interferon beta-1b sozinho ou em combinação com outros medicamentos é eficaz em doentes mais graves", disse Kwok-Yung Yuen num comunicado à imprensa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório