Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"País originário da pandemia, parece vir a ser o que menos sofre com ela"

Vital Moreira comenta a hegemonia económica da China, país que "exportou" a pandemia e que "parece vir a ser o país que menos sofre com ela, em termos económicos e sociais".

"País originário da pandemia, parece vir a ser o que menos sofre com ela"
Notícias ao Minuto

09:35 - 11/05/20 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

O constitucionalista Vital Moreira debruçou-se este domingo, num artigo publicado no blogue Causa Nossa, sobre a era pós Covid-19, apontando como uma das consequências da crise económica provocada pela pandemia a consolidação da liderança económica mundial da China, "culminando décadas de crescimento muito acima das economias mais avançadas". 

Por ter controlado rapidamente a pandemia, observa o ex-eurodeputado, "a China vai sofrer um impacto económico menos negativo do que a Europa ou os Estados Unidos"

Vital Moreira sublinha que "provavelmente, tal como em 2008, embora vá sofrer redução significativa do crescimento económico", a China "nem sequer vai entrar em recessão, enquanto a Europa e os EUA vão passar por uma recessão superior à de há uma década". 

O constitucionalista prevê, assim, que o "país originário da pandemia, que 'exportou' para o resto do mundo, a China parece vir a ser o País que menos sofre com ela, em termos económicos e sociais".

No entender de Vital, o triunfo económico da China "vem abalar definitivamente a benévola convicção ocidental de há três décadas, de que a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da União Soviética marcavam o triunfo definitivo da economia de mercado e da democracia liberal". 

"De facto, sem ser uma verdadeira economia de mercado - dado o estrito controlo político do Estado sobre a economia - e muito menos algo de parecido com uma democracia liberal, o modelo chinês tornou-se um formidável desafio tanto para economia de mercado como para a democracia liberal", conclui. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório