Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Recuperados são mais do que os óbitos "pela primeira vez"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Recuperados são mais do que os óbitos "pela primeira vez"
Notícias ao Minuto

07:40 - 21/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Esta terça-feira, o Governo e os parceiros sociais voltam à concertação social para analisar a situação causada pela pandemia da Covid-19 e para preparar o próximo Conselho Europeu

Durante a tarde, o primeiro-ministro recebe ainda, em São Bento, os representantes da hotelaria e da restauração para preparar medidas de relançamento da atividade, num momento em que estes setores registam perdas substanciais devido ao novo coronavírus.

Os dados do boletim epidemiológico mais recente indicam que 21.379 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em Portugal. Destes casos de infeção registados desde o ínício do surto, 762 pessoas morreram e 917 pacientes, naquela que é a primeira vez em que este número supera o dos óbitos. No mundo, o novo coronavírus já provocou mais de 170 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Consulte aqui os mapas da evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO, os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h50 -  Terminámos este registo, mas pode continuar a acompanhar todas as atualizações da tarde aqui.

15h49 - Há 23 idosos infetados num lar de São João da Talha, no concelho de Loures. A instituição já registou duas vítimas mortais relacionadas com o novo coronavírus.

15h37 - A RTP Memória foi "líder de mercado" na segunda-feira entre as 09h e as 11h20, com 16,3% de 'share', no dia do arranque do #EstudoEmCasa, destinado aos alunos do ensino básico, divulgou hoje a estação pública.

15h26 - "Correio para avós": Como a Itália combate o isolamento dos mais idosos. O projeto Posta per Nonni visa por crianças e adolescentes a escreverem para os mais velhos, ou seja, pôr os mais novos a cuidar dos mais velhos... como é possível em tempos de confinamento.

15h23 - Um hotel no sul da Grécia que aloja 470 requerentes de asilo foi hoje colocado em quarentena pelas autoridades gregas após a confirmação de mais de 100 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

15h18 - O ministro da Economia admitiu hoje "cenários pesados para o turismo", setor que vai ter a retoma mais lenta de todos, apesar de estar convencido de que comece a acontecer já no próximo ano.

15h07 - Idosa entrega envelope com dinheiro a bombeiros para fatos que viu na televisão. Nem os problemas de locomoção impediram a sócia dos bombeiros de se dirigir ao quartel, devidamente protegida e os bombeiros não conseguiram conter as lágrimas.

15h00 - Mais de 1.000 detidos estrangeiros foram libertados no Irão devido à propagação do novo coronavírus, indicou hoje a justiça iraniana e na sequência de críticas de peritos da ONU em direitos humanos sobre esta situação.

14h50 - Espanha vai permitir que a partir da próxima segunda-feira os menores de 14 anos de idade passem a poder acompanhar um adulto em atividades já permitidas pelo estado de emergência, como ir ao supermercado, à farmácia ou ao banco. A medida faz parte da proposta de prolongamento do estado de emergência por mais duas semanas, a partir de domingo 26 de abril até sábado 9 de maio.

14h48 - O secretário de Estado da Saúde garantiu que o aumento de 0,3% devido aos profissionais de saúde será regularizado em maio, porque não houve condições técnicas para o cumprir este mês.

14h42 - Os problemas de segurança do programa de videoconferência utilizado na plataforma para aulas 'online' da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) já foram resolvidos. Segundo a FCCN, o fabricante do programa já disponibilizou atualizações de 'software' permanentes para mitigar o problema e só durante o mês de abril o sistema foi atualizado sete vezes.

14h32 - Um hospital construído em apenas 30 dias, em Moscovo, na Rússia, para acolher pacientes com Covid-19 recebeu, esta terça-feira, os seus primeiros 20 doentes. O hospital tem capacidade para 800 doentes sendo que cada cama está preparada para incluir ventiladores e para se transformar numa unidade de cuidados intensivos, se necessário.

14h22 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de Covid-19, mantendo a região um total de 131 infetados desde o começo da pandemia.

14h14 - A associação de centros de diálise afirmou hoje que, "apesar de todos os esforços e do rigor colocado na segurança" dos doentes e profissionais, não é possível evitar a presença de pacientes com covid-19 nas clínicas de hemodiálise. Para mitigar o risco, a associação diz que propôs, no início da pandemia, o transporte individual de doentes; a criação, em cada região, de contingentes de profissionais de saúde afetos, durante o período de emergência sanitária, exclusivamente a cada uma das atividades (hospitais públicos e clínicas de diálise); e, mais recentemente, uma "via verde" para estes doentes nos hospitais com os quais as clínicas se articulam.

14h09 - Os cibercrimes cometidos em Portugal multiplicaram-se de forma exponencial desde o início da pandemia de covid-19 e poderão aumentar 300% até ao final de abril, revelam indicadores da Procuradoria-Geral da República (PGR).

14h01 - Com o número de casos de contágio e, consequentemente, de mortes a subir nos últimos dias no país, os cemitérios de alguns estados brasileiros vão acusando a pressão de tantos óbitos por Covid-19. Fruto da muita procura, um cemitério no estado de Manaus teve uma fila de carros funerários para entrarem no local

13h58 - As tartarugas marinhas raras ou tubarões de recife são algumas das espécies ameaçadas que foram avistadas nas últimas semanas na costa da Tailândia, vazias de turistas devido à Covid-19, que levou ao encerramento de fronteiras e outras restrições.

13h54 - António Costa decidiu prescindir da intervenção de abertura do debate quinzenal na Assembleia da República, na quarta-feiraPois, segundo fonte da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares disse à Lusa, face ao atual momento de estado de emergência em Portugal por causa da pandemia de Covid-19, "o primeiro-ministro entende que devem ser os partidos a colocarem ao Governo as suas questões"

13h49 - Questionada novamente sobre as cerimónias de comemoração do 25 de Abril na Assembleia da República, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e respondeu que essa decisão coube ao parlamento, que “tomou todas as medidas necessárias e suficientes para cumprir as regras” que fazem parte do plano de contingência da Covid-19 em Portugal.

13h42 - Os cinco concelhos com mais casos de Covid-19 são Lisboa (1.145), Porto (1.071), Vila Nova de Gaia (1.066), Braga (902) e Matosinhos (884). Saiba aqui quantos há no seu.

13h40 - A Dinamarca, que está gradualmente a levantar as restrições impostas devido à Covid-19, anunciou hoje que manterá as limitações sobre reuniões, mas o seu limite aumentará de 10 para 500 pessoas de 11 de maio até 01 de setembro.

13h36 - Ainda durante a conferência de imprensa da DGS, o secretário de Estado da Saúde justifica o atraso no pagamento dos aumentos salariais aos profissionais de saúde com com o "sistema complexo" e com "muitas variáveis" de trabalho destes funcionários.

13h33 - Um estudante chinês vindo do estrangeiro que cumpriu 14 dias de quarentena num centro designado, em Pequim, acabou por infetar três membros da sua família dois dias após regressar a casa, revelaram hoje as autoridades de saúde chinesas.

13h31 - O ministro da Economia reiterou hoje que o Estado "seguramente não permitirá que a TAP se extinga" e assegurará que tenha a capacidade de continuar a sua atividade e o seu serviço ao Estado, dada a sua importância estratégica.

13h27 - As autoridades da República Checa anunciaram hoje o lançamento de uma campanha para testar a Covid-19 numa amostra de 27 mil pessoas sem sintomas da doença, com o objetivo de realizar um estudo sobre imunidade coletiva.

13h14 - “Pela primeira vez, o número de recuperados é superior ao número de óbitos, o anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária da DGS, que pode rever abaixo:

13h06 - O mais recente boletim da DGS dá conta de mais 27 mortos nas últimas 24 horas em Portugal, perfazendo um total de 762 vítimas mortais. Há ainda mais 516 casos, sendo já 21.379 o número de infetados e o número de recuperados é pela primeira vez superior ao de mortos - são já 917.

13h01 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, fez esta terça-feira o balanço da reunião de concertação social entre Governo e Parceiros Sociais. Augusto Santos Silva garantiu que as medidas de apoio à economia europeia "são um avanço muito positivo e sem precedentes" mas que "não são ainda avanços suficientes".

12h58 - A ONU pediu hoje uma ação global para aumentar rapidamente o desenvolvimento e acesso a medicamentos, vacinas e equipamentos de combate à Covid-19, enquanto a Organização Mundial da Saúde alertou para os riscos das pressas em reduzir as restrições.

12h53 - A pandemia de Covid-19 já matou mais de 170 mil pessoas e há quase 2,5 milhões de infetados em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h.

12h45 - As autoridades portugueses estão a acompanhar o regresso a Portugal dos 24 cidadãos nacionais e dois residentes no país que hoje desembarcaram em Marselha, sul de França, de um cruzeiro onde não foi registado qualquer caso de Covid-19.

12h42 -presidente de Madagáscar, apresentou esta terça-feira, numa cerimónia onde estiveram presentes ministros, jornalistas e especialistas da área das ciências, a Covid-Organics, uma bebida feita no país que promete, segundo Rajoelina, curar a Covid-19, noticia a AFP.

12h24 - O Ministério Público abriu um inquérito para averiguar entradas ilícitas em plataformas de ensino online, numa das quais foi apanhado um jovem de 20 anos a quem a Polícia Judiciária eliminou todas as contas em redes sociais.

12h21 - A montanha de Matterhorn, localizada na cidade de Zermatt, na Suíça, é iluminada todas as noites, desde que o mundo luta contra a pandemia da Covid-19, com mensagens de esperança. Entre as projeções diárias e criativas já esteve a bandeira de Portugal.

12h19 - Bundesliga já tem data para regressar ao ativo. O primeiro ministro da Alemanha confirmou, esta terça-feira, que a partir de 9 de maio os clubes podem voltar à competição, ainda que os jogos tenham de ser disputados à porta fechada até final da época

12h16 - O Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO) publicou diretrizes para os 50 Estados membros para prevenir este crime, no contexto da situação de emergência de saúde causada pela pandemia de Covid-19.

12h14 - Apesar de haver uma estabilização da percentagem de empresas que diz ter tido uma redução do pessoal ao serviço, houve mais firmas a dizer ter recorrido ao lay-off, o que sustenta os números que vão sendo divulgados pelo Governo. 

12h11 - O regresso dos alunos às salas de aula em França não vão ser para todos no dia 11 de maio, quando termina o período da quarentena, e as turmas vão ser mais reduzidas, anunciou hoje o ministro da Educação.

12h05 - Após muita especulação sobre a origem do novo coronavírus que transformou, durante os últimos meses, o mundo, esta terça-feira a Organização Mundial de Saúde abordou o tema, assegurando que não existem quaisquer provas que permitam pensar-se que o novo coronavírus possa ter sido criado em laboratório.

11h57 - alojamento e restauração está a pagar uma fatura pesada por conta do novo coronavírus. De acordo com o inquérito excecional dirigido às empresas, 6% das firmas deste setor anunciaram o encerramento definitivo, enquanto 56% estão encerradas temporariamente e 38% estão em funcionamento. 

11h53 - A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 973 novos casos confirmados de Covid-19, um recuo face aos últimos dias, e perfazendo um total de 40.956 infeções. Já o número de mortes assinalou uma ligeira subida, com 170 óbitos registados desde ontem, num total de 5.998.

11h46 - O número total de mortes no Reino Unido deverá ser cerca de 41% superior ao que revelam as estatísticas oficiais. A informação foi avançada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística britânico.

11h32 - ministro da Economia disse, esta terça-feira, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, que a retoma da economia tem de ser acompanhada de novos hábitos de gestão para garantir controlo da Covid-19 admitiu a possibilidade de o mecanismo do lay-off simplificado ser prolongado, de modo a apoiar a economia. Siza Vieira adiantou ainda que "provavelmente de 15 em 15 dias" dar-se-á a abertura de "uma parte da atividade económica", acompanhada de uma avaliação do seu impacto sanitário.

11h29 - ministra da Igualdade espanhola, Irene Monteiro, já terá recuperado da Covid-19. Após o seu diagnóstico todos os membros do executivo espanhol foram sujeitos ao teste ao novo coronavírus, incluindo o vice-presidente do governo, Pablo Iglésias, que é seu marido.

11h12 - Na segunda-feira, os profissionais de saúde do Hospital Evangelismos, na Grécia, tiveram direito a uma homenagem especial. A orquestra sinfónica do país, num ato de sensibilização para o trabalho desenvolvido por todos os profissionais na linha da frente, instalou-se no páteo e, durante vários minutos, tocou música para quem trabalhava.

11h08 - Cavaco Silva não vai às cerimónias do 25 de Abril no Parlamento. O anúncio foi feito pelo gabinete do ex-Presidente da República.

10h58 - As Forças Armadas festejaram a cura de 11 idosos infetados com Covid-19 no Porto. Os utentes foram surpreendidos com boa notícia e momento ficou registado em vídeo.

10h51 - Médicos chineses infetados com Covid-19 ficaram com pele mais escura. A doença afetou fígado dos dois médicos, que viram o seu aspeto tornar-se diferente.

10h47 - Militares surpreendem menino que quer ser GNR quando crescer. Além da visita dos seus "heróis", Guilherme foi surpreendido com um bolo de aniversário com a sua fotografia vestido com uma pequena farda da força.

10h34 - As audiências da telescola dispararam na segunda-feira, no dia de estreia, com a RTP Memória a ser o quarto canal mais visto na televisão portuguesa, ultrapassando a CMTV. Segundo os resultados provisórios cedidos ao ECO pela RTP, a audiência média do canal designado para o #EstudoemCasa foi quatro vezes superior à média do canal, com o share a fixar-se em 4,2%.

10h27 - Continente lançou uma campanha em que promete entregar um conjunto de bens considerados essenciais em casa dos seus clientes num prazo de dois dias úteis. Segundo a informação que consta na página da cadeia de supermercados, estão disponíveis 20 produtos de mercearia e 14 artigos da secção infantil.

10h21 - Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Zhejiang, na China, revela que o novo coronavírus já sofreu pelo menos 30 mutações, sendo que cada modificação do vírus aumenta o grau de gravidade do mesmo, tendo-se revelado mais mortal na Europa.

10h13 - Foram registados mais 430 mortos em Espanha nas últimas 24 horas, perfazendo um total de 21.282 desde o início da pandemia. O Ministério da Saúde espanhol já divulgou os dados e foi verifica-se um ligeiro aumento no número de óbitos.

10h02 - A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) pediu hoje que as aulas do programa #Estudo Em Casa, que arrancou na segunda-feira na RTP Memória, incluam audiodescrição para os alunos cegos.

9h56 - A Formula 1 continua suspensa e o isolamento continua a ser palavra de ordem, mas isso não quer dizer que não se mantenha divertido. A pensar nisso mesmo, a F1 pediu nas redes sociais aos adeptos para enviarem vídeos criativos de como têm corrido durante estes dias.

9h42 - Após rejeitar testes defeituosos, Espanha recebeu... testes com defeito. O país comprou há semanas mais de 600 mil testes à empresa Bioeasy, porém, o material recebido pelo governo espanhol vinha com defeito e foi devolvido. Após novo pedido, o governo espanhol diz que este material também não funciona e vai pedir reembolso, assumindo que a relação de confiança foi quebrada.

9h39 - A Coreia do Sul voltou a registar casos de reinfeção. Cerca de 2,2% dos pacientes considerados curados voltou a testar positivo para a doença, sendo já 179 no total. No entanto, a sua trajetória no que diz respeito ao controlo da pandemia de Covid-19 no país segue ascendente, registando, ontem, apenas 13 novos casos de contágio.

9h34 - O Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo, foi cancelado. O evento realiza-se em Munique e estava agendado de 19 de setembro a 4 de outubro.

9h22 - E se lhe dissesse que vai poder fazer as famosas almôndegas do IKEA em casa? Pois é, leu bem. A empresa sueca resolveu realizar os sonhos dos seus clientes e divulgou a receita secreta que pode fazer em casa.

9h16 - O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) começa hoje a realizar testes serológicos a doentes e profissionais, que permitem aferir o grau de exposição ao novo coronavírus, anunciou a instituição.

9h11 -  Três habitantes de Westchester, do estado de Nova Iorque, vão abrir um processo judicial contra a Organização Mundial de Saúde, revela a Reuters. Acusando a OMS de "negligência grosseira" por não ter agido suficientemente rápido a controlar o surto da China e por ter demorado a decretar o estado de pandemia, o processo vai ainda mais além, acusando a organização de ter conspirado com a China para esconder a perigosidade do surto de Covid-19.

9h08 - Uma mulher, de 35 anos, e natural de Wisconsin, nos EUA, revela que não possui nenhum histórico de doenças que a colocasse em risco de sofrer complicações no caso de apanhar o novo coronavírus. Contudo, foi infetada e a sua luta contra a doença não foi fácil. Depois de quase ter tido de reaprender a andar, Leah Bolberg atira: "Parem de reclamar".

9h05 - A Organização Repórteres Sem Fronteiras defende que a existência de uma imprensa livre na China, longe do controlo governamental, a informação sobre o surto tivesse sido conhecida mais cedo e poder-se-ia ter evitado a multiplicação do número de casos em todo o mundo.

9h03 - Um grupo de investigadores da Universidade de Carnegie Mellon acredita que o Facebook e a Google podem vir a ser capazes de prever futuras pandemias, isto graças aos inquéritos que estão atualmente a recolher sobre a Covid-19.

9h01 - O presidente do PSD, Rui Rio, voltou a ser notícia num jornal espanhol devido à posição política que decidiu adotar numa altura em que Portugal enfrenta a pandemia da Covid-19. Agora foi a vez do El País dar destaque ao antigo presidente da Câmara Municipal do Porto com uma peça intitulada: "Oposição de Portugal acredita que atacar Governo agora 'não é patriótico'".

8h57 - departamento de Polícia de Fort Myers, nos EUA, decidiu homenagear os profissionais de saúde do hospital local, o Lee Memorial Hospital, e não pouparam nos esforços para consegui-lo.

8h55 - Os funcionários públicos começam já esta semana a receber os aumentos salariais, mas os profissionais de saúde como médicos e enfermeiros vão ser a exceção. Segundo avança o Público, numa informação que o Notícias ao Minuto está a tentar confirmar, estes trabalhadores não vão conseguir ver para já o acréscimo de 0,3% nos recibos de vencimento devido a uma questão informática.

8h46 - ator e antigo governador do estado norte-americano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decidiu dar um passeio de bicicleta este fim de semana e fez questão de usar uma máscara personalizada, com a sua frase de marca como mensagem de esperança: "Estaremos de volta" (We'll be back, em inglês).

View this post on Instagram

We’ll be back. We will get through this together. If you want to protect yourself in style and help feed @afterschoolallstars families, get your mask now at the link in bio.

A post shared by Arnold Schwarzenegger (@schwarzenegger) on Apr 18, 2020 at 1:01pm PDT

8h42 - presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, não tem dúvidas sobre a crise gerada pelo novo coronavírus, referindo que se trata de uma crise que só conseguíamos imaginar num cenário de ficção". Considera ainda que o plano de recuperação da zona euro terá de ter um montante com "doze zeros", sendo que o acordo alcançado pelo Eurogrupo é "só o primeiro passo", adiantou o também ministro das Finanças português em entrevista ao Público. 

8h36 - A economista e antiga deputada do PSD Inês Domingos lembrou, numa entrevista à agência Lusa, que a UE "não é um projeto puramente financeiro", mas sim "de paz, que traz muitos benefícios", crendo ainda que a instituição "é mais forte do que esta crise" associada à pandemia de covid-19.

8h23 - A recuperar da Covid-19, Fernando Rocha conversou com o Notícias Ao Minuto sobre últimas semanas. "Sinto que estou em prisão domiciliária mas sem pulseira eletrónica", confessou o humorísta.

8h19 - Mais de um milhar de profissionais de saúde espanhóis estão em isolamento e milhares deverão ser sujeitos, nos próximos dias, a provas de despiste para Covid-19 depois de terem sido expostos ao novo coronavírus fruto de um lote de máscaras com defeito.

8h04 - Hong Kong anunciou hoje a extensão por mais duas semanas das medidas para controlar a disseminação da Covid-19, incluindo a proibição de reuniões públicas de mais de quatro pessoas. As restrições ficarão em vigor até pelo menos 7 de maio.

7h56 - O conjunto de DJ's The Chainsmokers ajudaram no combate à Covid-19 e doaram 20 mil máscaras a hospitais. "Esperemos que esta doação possa ajudar nos cuidados de segurança e inspirar outras pessoas", disseram os artistas.

7h42 - Morreram mais 194 pessoas na Alemanha, elevando para 4.598 o total de vítimas mortais. E há mais 1.785 infetados,  o que aumenta para 143.457 o número total de pessoas que padece da doença em território germânico.

7h29 - Os 193 países-membros da Assembleia-geral da ONU aprovaram, por consenso, uma resolução para garantir um "acesso igual" às "futuras vacinas" para a Covid-19.

7h24 - Responsáveis dos bancos BCP, BPI e Santander Totta são hoje ouvidos no Parlamento, pelos deputados das comissões de Economia e Orçamento, sobre medidas de apoio às famílias e empresas afetadas pela crise da Covid-19.

7h21 - Os Estados Unidos registaram 1.433 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, uma descida em relação à véspera, indicou na segunda-feira a Universidade Johns Hopkins. Este balanço diário eleva para 42.094 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país.

7h17 - Nos lares de idosos onde profissionais de saúde de Santa Maria da Feira vêm realizando 200 testes por dia à Covid-19, ouvem-se gritos quando as zaragotas entram narina acima, mas a boa disposição depressa faz esquecer a dor.

7h13 - A China registou 11 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, incluindo sete de contágio local, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h09 - Os 169 cidadãos estrangeiros provenientes de um hostel de Lisboa chegaram hoje, às 1h25, à Base Aérea da Ota, em Alenquer, para realizarem um período de quarentena devido à pandemia da doença Covid-19.

7h06 -.O presidente norte-americano anunciou a suspensão temporária da imigração para os Estados Unidos para "proteger os empregos" no país, na sequência da crise económica causada pela pandemia da Covid-19.

7h04 - O Governo e os parceiros sociais voltam hoje à concertação social, à distância, para analisar a situação causada pela pandemia da Covid-19 e para preparar o próximo Conselho Europeu.

7h01 - O primeiro-ministro António Costa vai receber ainda hoje, em São Bento, representantes da hotelaria e da restauração para preparar medidas de relançamento da atividade

7h - Recorde aqui o registo de ontem, sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório