Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: OMS confirma que origem provável do vírus é morcego chinês

Organização Mundial de Saúde rejeita, para já, hipótese de que o vírus possa ter sido 'construído' em laboratório.

Covid-19: OMS confirma que origem provável do vírus é morcego chinês
Notícias ao Minuto

11:36 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ponto de situação

Após dias de especulação sobre a origem do novo coronavírus que transformou, durante os últimos meses, o mundo, esta terça-feira a Organização Mundial de Saúde abordou o tema, pondo alguma 'certeza' nas muitas interrogações que tinham sido publicamente manifestadas.

Em conferência de imprensa, a porta-voz da OMSFadela Chaib, em Genebra, assegurou que, até aqui, não existem quaisquer provas que permitam pensar-se que o novo coronavírus possa ter sido criado em laboratório.

O vírus, sim, terá origem na China, mas terá sido propagado por morcegos, descartando-se a possibilidade de ter sido manipulado por seres humanos.

"Todas as evidências disponíveis sugerem que o vírus tem origem animal e não foi manipulado ou construído em laboratório ou em outro lugar. É provável que o vírus seja de origem animal", afirmou Chaib, acrescentando não ser ainda claro como o vírus passou a barreira animal para a humana, mas estando praticamente certa a hipótese de ter existido um hospedeiro intermédio.

Relembre-se que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na semana passada que o seu governo estava a tentar determinar se o coronavírus tinha sido 'libertado' por um laboratório em Wuhan, na China central, sendo este o epicentro inicial da epidemia que hoje combatemos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório