Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Eis quanto tempo demoram a passar os sintomas de Covid-19

Organização Mundial da Saúde diz que dados preliminares permitem algumas conclusões, mas afirmam que recuperação total depende sempre da severidade dos sintomas e da capacidade do sistema imunitário de cada paciente.

Eis quanto tempo demoram a passar os sintomas de Covid-19
Notícias ao Minuto

09:14 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle OMS

Com milhões de pessoas infetadas mundo fora por novo coronavírus, mas já com centenas de milhar de pacientes recuperados, com a perspetiva de que a doença continue alguns meses entre nós, a Organização Mundial da Saúde (OMS) abordou diretamente o processo de recuperação de Covid-19.

Segundo os dados preliminares da OMS, a recuperação completa de um paciente infetado por novo coronavírus dependerá de diversos fatores, entre eles, por exemplo, a severidade dos sintomas.

De acordo com o avançado, o sexo e a idade dos pacientes também poderá ter uma palavra a dizer em toda esta equação, não sendo de excluir, por exemplo, o historial clínico anterior de cada infetado.

Com a doença a poder evoluir para pneumonia, falta de ar, dores de cabeça, febre e tosse são os sintomas mais comuns partilhados em todos os afetados por esta doença.

A maioria das pessoas só desenvolve sintomas leves, incluindo febre e tosse seca, sendo que para essas pessoas, a febre deve baixar em menos de uma semana, embora a tosse possa demorar um pouco mais.

"Usando os dados preliminares disponíveis, o tempo médio desde início [dos sintomas] até a recuperação clínica, em casos leves, é de aproximadamente duas semanas, e de três a seis semanas para pacientes com doença grave ou crítica", começa por explicar a OMS.

"Dados preliminares sugerem que o período de tempo desde o início até o desenvolvimento de doenças graves, incluindo hipóxia, é de uma semana", acrescenta-se.

Por fim, em caso de internamento em unidades de cuidados intensivos, os especialistas em saúde afirmam que os pacientes precisarão, em média, de uma semana de recuperação por cada semana de internamento - recuperação numa ala de cuidados 'normais'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório