Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Após rejeitar testes defeituosos, Espanha recebe... testes com defeito

Bioeasy reenviou novo material para testes, mas governo espanhol diz que também não funciona e vai pedir reembolso.

Após rejeitar testes defeituosos, Espanha recebe... testes com defeito
Notícias ao Minuto

09:38 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Empresa

Espanha comprou há semanas mais de 600 mil testes à empresa Bioeasy. Porém, o material recebido pelo governo espanhol vinha com defeito e, por isso, foi devolvido.

Reconhecendo o seu erro, a empresa chinesa acabou por reenviar 'novos equipamentos', mas, segundo o El País, também este lote apresentava defeito, pelo que não pôde servir o seu propósito.

Agora, explica a publicação espanhol, o governo liderado por Pedro Sánchez prepara-se para pedir o reembolso da sua compra, assumindo que a relação de confiança foi quebrada.

Em causa estava o facto de que os testes, que utilizam o método de fluorescência, não possuíam a sensibilidade necessária, apresentando uma sensibilidade de 30% quando seria necessária uma sensibilidade de, pelo menos, 80%.

Com apenas 58 mil testes do total da encomenda já 'ao serviço' das autoridades espanholas, a ideia do governo do país vizinho é devolver toda a remessa, cancelando a restante parcela da encomenda.

Adquiridos através de um intermediário espanhol, a Embaixada da China em Espanha alertou que a Bioeasy não tinha licença de comercialização no país asiático. O governo de Sánchez respondeu que a empresa tinha permissão para exportar para a União Europeia e que não havia adquirido os testes rápidos diretamente do produtor, mas através de um distribuidor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório