Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Pela primeira vez, número de recuperados é superior ao número de óbitos"

A conferência de imprensa da DGS, sobre os dados da pandemia da Covid-19 em Portugal, começou hoje com uma nota positiva.

"Pela primeira vez, número de recuperados é superior ao número de óbitos"
Notícias ao Minuto

13:10 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira, dia 21 de abril, sobre a evolução da pandemia Covid-19 em Portugal, começou hoje com uma nota positiva e de esperança.

“Pela primeira vez, o número de recuperados é superior ao número de óbitos, anunciou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, acrescentando que "a taxa de letalidade global é de 3,6%”.

O secretário de Estado da Saúde disse ainda, antes das questões colocadas pelos jornalistas que, “desde 1 de março, foram realizados mais de 274 mil testes de diagnóstico, 70% dos quais já no mês de abril” e que Portugal tem vindo a aumentar a intensidade da testagem.

Lacerda Sales anunciou também a distribuição de 2 milhões e 300 mil máscaras cirúrgicas para as unidades de saúde na região Norte e 1 milhão e 100 mil nas unidades de saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Pagamento será regularizado no próximo mês e "com retroativos a 1 de janeiro"

O secretário de Estado da Saúde justifica o atraso no pagamento dos aumentos salariais aos profissionais de saúde com com o "sistema complexo" e com "muitas variáveis" de trabalho destes funcionários. "Exige, com certeza, testes de parametrização que devem ser testados para assegurar a segurança do vencimento destes trabalhadores".

"Lamentamos esta situação, mas que fique claro que será devidamente regularizada no próximo mês, com retroativos a 1 de janeiro", esclareceu.

AR "tomou as medidas necessárias e suficientes" para comemorar o 25 de Abril

Graça Freitas voltou a ser questionada sobre as cerimónia de comemoração do 25 de Abril na Assembleia da República e a responder que essa decisão coube ao parlamento, que “tomou todas as medidas necessárias e suficientes para cumprir as regras” que fazem parte do plano de contingência da Covid-19 em Portugal.

Assim sendo, de acordo com a diretora-geral da Saúde será possível “assinalar uma data tão importante para o nosso país”. “Essa questão está completamente pacífica e não teve nenhum problema que já não estivesse previsto pelo parlamento, foi apenas um encontro”, garantiu. 

Regresso do campeonato de futebol? É "uma questão complexa"

Sobre o regresso do campeonato de futebol, a governante não quis pronunciar-se em detalhe, por ser uma “questão complexa” , que será analisada “nos próximos dias, nos próximos tempos” pela Liga.

“Nós temos regras e termos normas e depois temos de ver como é que elas se aplicam na prática para evitar que exista um risco de propagação e contágio da doença entre as pessoas”, frisou.

Refugiados infetados com Covid-19 "estão a ser realojados com os devidos cuidados"

Sobre o realojamento dos 165 refugiados - dos quais mais de 100 estão infetados com Covid-19 - que estavam no hostel de Lisboa e agora estão a ser acolhidos na Base Aérea da Ota, Lacerda Sales disse que “à partida, estas pessoas já estão a ser realojadas com os devidos cuidados. Nós já sabemos quem são os positivos, quem aguarda testes e quem são os negativos para já”. E acrescentou: “Isto não é um movimentação desordenada para a Ota, antes pelo contrário. É uma movimentação de pessoas muito controlada por segmentos de risco. E, portanto, de um modo geral, a comunidade envolvente não vai ser afetada por este realojamento destas pessoas na Ota”, sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório