Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Médicos chineses infetados com Covid-19 ficaram com pele mais escura

Doença afetou fígado dos dois médicos, que veem agora o seu aspeto físico ficar diferente.

Médicos chineses infetados com Covid-19 ficaram com pele mais escura
Notícias ao Minuto

10:39 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo China

O Dr. Yi Fan [na foto acima] e o Dr. Hu Weifeng foram infetados com a Covid-19 enquanto tentavam curar outros doentes no hospital de Wuhan, na China, em janeiro

Os dois médicos estarão a recuperar da doença mas há um pormenor no seu aspeto físico que está a chamar a atenção: a pele dos dois médicos ficou mais escura.

Segundo o médico responsável pelos dois, Yi Fan e Hu Weifeng terão sofrido danos no fígado devido à Covid-19, os quais lhes provocaram desequilíbrios hormonais. 

Os médicos Yi e Hu, ambos com 42 anos, eram colegas de Li Wenpliang, o oftamologista que falou pela primeira vez do novo coronavírus. Li Wenliang foi infetado pelo vírus mortal e acabou por morrer em fevereiro.

Já estes dois médicos testaram positivo à Covid-19 a 18 de janeiro e foram admitidos no Wuhan Pulmonary Hospital.

O cardiologista Yi começou a mostrar melhorias depois de ter estado ligado 39 dias a uma máquina que bombeia oxigénio para o sangue ao invés de ser para o coração ou para os pulmões. Apesar de ter vencido o vírus, continua internado no hospital, sendo que não consegue andar. A experiência, assume à TV chinesa, traumatizou-o.

A situação do Dr. Hu será mais complicada. O médico responsável pelo seu caso diz-se preocupado com a sua saúde mental. O urologista não sai da cama há 99 dias e a sua saúde permanece em estado bastante débil. O homem esteve ligado à mesma máquina de oxigénio entre 7 de fevereiro e 22 de março e só no dia 11 deste mês é que começou a falar, sendo que permanece ainda nos cuidados intensivos.

Notícias ao MinutoDr. Hu© Reprodução Youtube

Em relação à mudança da cor de pele dos dois pacientes, o médico explica que esta se deve a um medicamento específico que lhes foi dado no início do tratamento, uma vez que este será um dos efeitos secundários desse medicamento - cujo nome não divulgaram. Mas salienta que é expectável que o tom de pele dos doentes volte ao normal à medida que o fígado comece a melhorar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório