Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Caso importado em Pequim infeta três familiares após quarentena

Um estudante chinês vindo do estrangeiro que cumpriu 14 dias de quarentena num centro designado, em Pequim, acabou por infetar três membros da sua família dois dias após regressar a casa, revelaram hoje as autoridades chinesas.

Covid-19: Caso importado em Pequim infeta três familiares após quarentena
Notícias ao Minuto

12:48 - 21/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O caso levou as autoridades a elevarem o nível de risco do distrito de Chaoyang, no centro de Pequim, para alto. O distrito de Chaoyang inclui o centro financeiro da capital chinesa, quase todas as embaixadas no país e é onde reside grande parte da população estrangeira radicada em Pequim.

O vice-diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Pequim, Pang Xinghuo, afirmou tratar-se de um estudante chinês que chegou à capital chinesa oriundo de Miami, nos Estados Unidos, em 24 de março passado, e ficou em quarentena num hotel, cumprindo com os regulamentos chineses.

Após 14 dias de quarentena, as análises de ácido nucleico do coronavírus deram negativo.

No entanto, em 10 de abril - dois dias após ser transferido para casa, onde mora com os pais, o avô e um irmão mais novo, o aluno sentiu febre, dores de garganta e outros sintomas. Em 13 de abril, a sua condição deteriorou-se e o pai levou-o a um hospital, onde foi submetido a novo teste de ácido nucleico, que deu positivo.

Em 14 de abril, após radiografias pulmonares e exames de sangue, foi diagnosticado como um caso confirmado e, posteriormente, a sua mãe, a avô e o irmão mais novo também foram confirmados.

Outros 62 contactos próximos do aluno e pais foram isolados e estão sob observação médica.

Os infetados vivem numa comunidade com 25 prédios e habitada por mais de 3.000 famílias.

O vice-diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Pequim, Liu Xiaofeng, sugeriu que, após a retirada da quarentena, os residentes no distrito de Chaoyang continuem a ser observados nas suas respetivas casas por mais sete dias e com recurso a medidas extremas de proteção pessoal.

Entre outras coisas, Liu recomendou que fiquem sozinhos num quarto, comam sozinhos e usem uma casa de banho própria, quando as condições permitirem, e reduzam o contacto humano.

A China registou 11 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, incluindo sete de contágio local, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

O número total de infetados diagnosticados na China desde o início da pandemia é de 82.758, incluindo 4.632 mortos. Até ao momento, 77.123 pessoas tiveram alta.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 168 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório