Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Irão anuncia libertação provisória de 1.000 detidos estrangeiros

Mais de 1.000 detidos estrangeiros foram libertados no Irão devido à propagação do novo coronavírus, indicou hoje a justiça iraniana e na sequência de críticas de peritos da ONU em direitos humanos sobre esta situação.

Irão anuncia libertação provisória de 1.000 detidos estrangeiros
Notícias ao Minuto

14:41 - 21/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"O que o Irão fez, garantindo a boa saúde dos prisioneiros e concedendo-lhes autorizações de saída é uma decisão significativa" comparado com o que fizeram outros países, considerou o porta-voz da Autoridade judiciária, Gholamhossein Esmaïli.

Na semana passada, um painel de peritos de direitos humanos apelou ao Irão para incluir "os prisioneiros de consciência e os binacionais estrangeiros" na sua lista de detidos que beneficiariam de uma autorização de saída.

Numa reação a estas afirmações, Esmaïli declarou que os peritos deveriam relatar "aquilo que os Estados Unidos e o Reino Unido fizeram face aos seus prisioneiros".

"Concedemos uma autorização a mais de 1.000 estrangeiros (...) incluindo alguns cidadãos desses [dois] países", acrescentou em conferência de imprensa, sem precisar as condições da sua libertação.

O responsável judicial considerou ainda que o Irão não deve ser acusado de "comportamento discriminatório".

Desde março, a República Islâmica concedeu autorizações de saída a 100.000 prisioneiros, cuja libertação temporária foi prolongada até 20 de maio.

Alguns deverão usar pulseira eletrónica, como o britânico Nazanin Zaghari-Ratcliffe, detido em 2016 e condenado a cinco anos de prisão por apelos à "sedição".

A sua autorização também foi prolongada até 20 de maio, indicou hoje o seu advogado à agência oficial iraniana Irna.

A Autoridade judiciária também anunciou que cerca de 10.000 detidos deverão beneficiar de um indulto decretado por ocasião do Novo Ano iraniano (Noruz), para "diminuir o número de prisioneiros, atendendo à situação sensível no país", precisou Gholamhossein Esmaïli, sem uma referência explícita ao novo coronavírus.

Outros presos com dupla nacionalidade, caso da investigadora franco-iraniana Fariba Adelkhah e o empresário iraniano-norte-americano Siamak Namazi, e seu pai, Mohammad Bagher Namazi, ainda estarão sob detenção.

A República Islâmica não reconhece a dupla nacionalidade e acusou os governos estrangeiros de ingerência em matérias consideradas como assuntos internos.

O Irão, que tem enfrentado grandes dificuldades em conter a propagação do novo coronavírus, inclui-se entre os países mais atingidos pela pandemia, com mais de 5.200 mortos e mais de 83.500 infetados declarados oficialmente desde o anúncio dos primeiros casos em fevereiro.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 558 mil doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (42.364) e mais casos de infeção confirmados (quase 788 mil).

Seguem-se Itália (24.144 mortos, em mais de 181 mil casos), Espanha (21.282 mortos, mais de 204 mil casos), França (20.265 mortos, mais de 155 mil casos) e Reino Unido (16.509 mortos, quase 125 mil casos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório