Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Há 23 idosos infetados num lar de São João da Talha

Instituição já registou duas vítimas mortais relacionadas com o novo coronavírus.

Covid-19: Há 23 idosos infetados num lar de São João da Talha
Notícias ao Minuto

15:50 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Um lar de idosos em São João da Talha, no concelho de Loures, conta com 23 utentes infetados com o novo coronavírus. De acordo com a informação avançada pela SIC Notícias, esta instituição da terceira idade registou há duas semanas os primeiros casos confirmados de pessoas com Covid-19.

Até esta terça-feira, o Larhotel, em São João da Talha, viu falecerem nesta residência dois idosos, numa habitação na qual a média de idades varia entre os 80 e os 90 anos e com vários residentes que já padecem de outras doenças.

"Há 23 casos positivos e que vão ficar confinados. Ainda hoje, ou amanhã, vamos retirar o utente que deu resultado negativo para covid-19, e há outros dois aos quais temos de repetir o teste, porque foi inconclusivo", explicou à Lusa o delegado de saúde de Loures, José Calado.

O responsável referiu que "dos 17 funcionários do lar, nove testaram positivo, e um está ainda a aguardar resultados", acrescentado que "três ou quatro abandonaram a instituição e outros estão a cumprir isolamento".

José Calado afirmou que "recentemente houve um óbito, de um utente com uma série de comorbilidades, que era covid-19 positivo, mas cuja causa de morte não foi determinada", e acrescentou que no Larhotel, em São João da Talha, "ocorreram mais duas mortes já durante o período pandémico".

O delegado de saúde de Loures garantiu que "os responsáveis do lar estão a tomar as medidas de higiene necessárias" e que os utentes "vão ficar em vigilância ativa".

A estação televisiva esclarece que já foi feita uma grande ação de desinfeção e que todos os dias são feitas desinfeções de forma regular.

As autoridades de saúde, em conjunto com a direção deste lar, decidiram não evacuar a instituição, sendo que os utentes permanecem em quartos de isolamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório