Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Há mais de 137 mil mortos no mundo, 629 em Portugal

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Há mais de 137 mil mortos no mundo, 629 em Portugal
Notícias ao Minuto

07:46 - 16/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Presidente da República decide hoje, com o parecer do Governo, sobre o prolongamento do Estado de Emergência por um novo período de 15 dias. Também esta quinta-feira o Parlamento debate o relatório do Governo sobre o primeiro período do estado de emergência, entre 19 de março e 2 de abril.

Por seu lado, o Parlamento Europeu vai discutir hoje as respostas da União Europeia (UE) à pandemia, visando uma ação coordenada para a recuperação económica pós-crise e para o levantamento progressivo das medidas de contenção.

Recorde-se que o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) de quarta-feira revelou que, no total, a Covid-19 já provocou 629 mortos e mais de 18 mil infetados em Portugal. Há ainda registo de 493 pessoas recuperadas e que tiveram alta hospitalar. 

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 133 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 436 mil doentes foram considerados curados. Consulte aqui os mapas da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Continue a acompanhar AQUI todos os desenvolvimentos que ocorreram devido à Covid-19 em Portugal e no Mundo

14h05 - A Federação Nacional dos Professores alertou, esta quinta-feira, para as dificuldades que o ensino à distância acarreta para todos os alunos com necessidades especiais, sublinhando que algumas destas crianças e jovens "necessitam de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão" ou de "um apoio direto que não lhes pode ser prestado". 

14h02 - O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 2.131 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela Covid-19, entre os quais 396 são médicos e 566 enfermeiros. Somam-se 1.169 assistentes operacionais, técnicos e outros profissionais de saúde infetados, revelou António Lacerda Sales.

13h59 - A Administração Regional de saúde do Norte disse hoje desconhecer o porquê da região Norte de Portugal registar maior incidência de casos confirmados positivos para Covid-19, mas adianta que as autoridades de saúde e investigadores estão a trabalhar nessa "matéria".

13h52 - Continua a série de treinos propostos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) para manter a boa forma sem ter de sair de casa. Este é o 19.º treino e tem como objetivo treinar os membros inferiores (as pernas, portanto)

13h50 - Depois de descobrir que estava infetado com Covid-19, o jornalista Chris Cuomo recebeu a notícia de que também a sua esposa, Cristina Greeven Cuomo contraiu a doença.

13h49 - Na Bélgica, há já 34.809 pessoas que testaram positivo ao novo coronavírus, sendo que 4.857 morreram devido à infeção provocada pela Covid-19.

13h47 - A justiça italiana lançou uma série de investigações sobre mortes por Covid-19 em lares de idosos, sobretudo na Lombardia, que abriga um dos maiores centros geriátricos da Europa, informou hoje a comunicação social.

13h43 - A Área Metropolitana de Lisboa afirmou hoje estar a trabalhar com municípios e operadores de transporte rodoviário para repor nos próximos dias a oferta de serviço equivalente a 40% do que existia antes da pandemia.

13h39 - primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou, esta quinta-feira, o estado de emergência nacional. A medida irá, agora, aplicar-se a todas as 47 regiões, ao passo que, até agora, estava restrita a Tóquio, Osaka, KanagawaSaitama, Chiba, Hyogo e Fukuoka e tem como objetivo travar a deslocação em massa de pessoas durante a Semana Dourada, que decorre entre o final de abril e o início de maio.

13h35 - A pandemia da Covid-19 matou pelo menos 137.500 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h, que dá conta de mais de dois milhões de infetados.

13h32 - O presidente russo, Vladimir Putin, defende que os Estados Unidos e a Rússia devem ajudar-se mutuamente no combate à pandemia da Covid-19, disse hoje o porta-voz do chefe de Estado russo.

13h29 - O secretário de Estado da Saúde anunciou ainda, durante a conferência de imprensa da DGS, que há neste momento, 2.131 casos de profissionais de saúde infetados, "sendo 396 médicos, 566 enfermeiros e nos restantes 1169 são assistentes e outros técnicos". António Lacerda Sales referiu ainda: "O decreto do Presidente da República vai ao encontro do nosso discurso sempre cauteloso. Aliás, o regresso à atividade mais normal não é incompatível com aquilo que é a manutenção da conteção social e as medidas que temos tomado ao longo deste tempo".

13h23 - 3% da população dos Países Baixos pode estar imune à Covid-19. O diretor do Instituto de Saúde Pública e Meio Ambiente acredita que "várias centenas de milhar" de cidadãos tenham já desenvolvido anticorpos.

13h18 - A Comissão Europeia defendeu hoje que a utilização de dados de localização em aplicações móveis de rastreamento para tentar conter a pandemia de Covid-19 "viola" as regras comunitárias, aconselhando antes ao recurso às redes Bluetooth.

13h16 - Abrir ou não as janelas de casa? O que será melhor para evitar a propagação da Covid-19? Leia mais aqui.

13h14 - “Temos de aprender a viver com o vírus, com a consciência de que a única vacina de que dispomos no momento é o distanciamento social. O regresso à normalidade terá de ser feito gradualmente, respeitando orientações técnicas internacionais. Só assim garantiremos que o Serviço Nacional de Saúde se vai adaptando. Um esforço adicional de todos os portugueses", apontou o secretário de Estado, António Lacerda Sales, durante a conferência da DGS.

13h07 - Cerca de 400 mil máscaras de proteção sanitária importadas ilegalmente da República Popular da China foram apreendidas pelas autoridades italianas porque se destinavam a ser revendidas por quatro empresários. 

13h04 - Os videojogos podem ser uma boa forma de se distrair em longos períodos passados em casa. Veja aqui as pequenas 'pérolas' que deve jogar nesta quarentena.

13h02 - Emirates é a primeira companhia aérea a fazer testes aos passageiros. Procedimento de segurança, realizado em conjunto com a Autoridade de Saúde do Dubai, foi realizado a passageiro que embarcaram num voo rumo à Tunísia.

12h59 - Acompanhe no vídeo abaixo a conferência de imprensa diária da DGS e leia aqui os pontos mais importantes.

12h53 - As autoridades sanitárias da Coreia do Sul abriram uma investigação ao facto de 141 pessoas que foram dadas como recuperadas de infeções pelo novo coronavírus estarem, neste momento, novamente infetadas, segundo reporta a agência noticiosa Reuters.

12h43 - Morreram mais 30 pessoas com Covid-19 em Portugal, perfazendo um total de 629 vítimas mortais. No boletim desta quinta-feira, a DGS anuncia ainda que os infetados são já 18.841 (mais 750 casos face a ontem) e que há mais 110 pacientes recuperados,493 ao todo.

12h37 - O guarda-redes internacional espanhol Iker Casillas considerou que não é o momento de pensar na candidatura à Real Federação Espanhola de Futebol, em tempos tão difíceis devido à pandemia da Covid-19, e elogiou o Governo português.

12h34 - Um polémico médico russo, conhecido por comentários que questionam a gravidade do novo coronavírus, tornou-se porta-voz do centro russo responsável pela vigilância da pandemia da Covid-19, informou a agência de notícias TASS.

12h30 - A norte-americana Irene Hoang, que está a preparar-se para se tornar assistente médica, criou a plataforma Sunshine Letters para levar cartas a idosos isolados pela pandemia em lares, casas de saúde e repouso nos Estados Unidos.

12h28 - O Presidente da República afirma no seu projeto de decreto que prolonga o estado de emergência que as limitações ao direito de deslocação deverão permitir a comemoração do Dia do Trabalhador, mas com limites.

12h26 - Cerca de dois terços (65,7%) dos alunos do ensino superior que participaram num inquérito sobre o impacto da pandemia Covid-19 afirmam que os docentes não estão preparados para desenvolver um ensino não presencial.

12h24 - Este terceiro decreto presidencial prevê uma retoma gradual e monitorizada dos serviços e empresas, mas para isso é necessário que se verifiquem quatro fatores: diminuição da propagação do vírus, continuação da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, capacidade de testes robusta e monitorização conveniente.

12h19 - Os agradecimentos públicos aos profissionais de saúde têm sido comuns ao longo do surto de Covid-19, tanto em Portugal como lá fora. Polícia de Segurança Pública (PSP), e outras forças de segurança, querem agora agradecer a uma só voz, no país todo, amanhã, pelas 15h30.

12h13 - '#senaofossestu', é uma campanha que pretende homenagear todos heróis anónimos da Covid-19. Tanto empresas como cidadãos podem ajudar este movimento que visa reconhecer o trabalho indispensável de profissionais, por vezes menos visíveis, que garantem que o país não pára devido à pandemia . Veja aqui alguns agradecimentos.

Notícias ao Minuto© Instagram/ senaofossestu

12h11 - A polícia espanhola intercetou em Zamora e obrigou a regressar a Portugal um autocarro que se dirigia à Suíça com um número de passageiros superior ao permitido pelas restrições do estado de emergência em vigor em Espanha devido ao novo coronavírus.

12h09 - Os países europeus devem garantir que a transmissão do novo coronavírus está controlada e que os locais de trabalho têm condições para distanciamento social antes de saírem do estado de emergência, defendeu hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

12h07 - A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) defende que os hospitais com unidades de transplantes, mesmo os da linha da frente no combate à Covid-19, devem organizar-se para manter os níveis de assistência a este grupo de doentes de risco.

12h03 - pandemia do novo coronavírus levou a que a larga maioria dos países europeus adotasse medidas de confinamento, como forma a minimizar o risco de contágio, e os primeiros sinais recolhidos em várias cidades indicam que o ambiente... já começa a agradecer, com cidades 50% menos poluídas.

11h59 - hidroxicloroquina, tradicionalmente usada para tratar a malária e doenças autoimunes como a artrite reumatóide, foi o medicamento apresentado pelo presidente norte-americano Donald Trump como uma solução imediata para conter os efeitos do novo coronavírus em pacientes com situação clínica grave. Mas um novo estudo diz que a hidroxicloroquina não ajuda pacientes com Covid-19.

11h42 - O saxofonista norte-americano Lee Konitz, nome histórico do jazz moderno, morreu na quarta-feira aos 92 anos, em Nova Iorque, vítima de pneumonia provocada pela doença Covid-19, foi hoje anunciado.

11h39 - Afetada pela Covid-19, a GoPro anuncia despedimentos e o  seu modelo de negócio da GoPro pode passar a ter lugar sobretudo online, com a empresa a garantir que continuará a trabalhar com determinadas lojas a retalho em mercados específicos.

11h36 - Uma mãe fez um apelo para segurança da filha e este estafeta surpreendeu. Justin não só cumpriu o que lhe foi pedido, como quis, ainda, ter a certeza de que o pacote não representava nenhum risco para quem vivia naquela casa - voltou à carrinha e decidiu desinfetar a encomenda antes de a deixar à porta. 

11h34 - A presidente da Comissão Europeia afirmou-se hoje "orgulhosa" com os muitos exemplos de solidariedade e humanidade na Europa na resposta à pandemia da Covid-19, incluindo em Portugal, e exortou os populistas a inspirarem-se nestas ações.

11h31 - O primeiro de três voos da TAP fretados pelo Governo do Brasil para levar de regresso a casa cerca de 1.300 turistas brasileiros retidos em Portugal desde março por causa da pandemia da covid-19 partiu hoje para São Paulo.

11h29 - Refúgios de animais pedem ajuda devido à pandemia. As associações lançam a ideia de passar a existir um local nas superfícies comerciais, no qual se possa deixar doações de comida.

11h27 - Aos 99 anos, Tom Moore inspirou o país e angariou milhões para SNS inglês. O capitão, que combateu na II Guerra Mundial, sobrevivente de cancro, lançou-se numa iniciativa de cumprir por 100 vezes os 25 metros de um círculo em redor do seu jardim antes de perfazer 100 anos de idade.

11h25 - Os All Blacks, jogadores da seleção de râguebi da Nova Zelândia, campeã mundial em 1987, 2011 e 2015, aceitaram congelar 50% das suas receitas, devido à paragem das competições provocada pela pandemia da Covid-19.

11h23 - O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, afirmou hoje que a transportadora aérea "já endereçou um pedido de auxílio ao Estado português", tendo expectativa de que possa ser conhecida "muito em breve" uma resposta.

11h17 - Marcelo já propôs ao Parlamento prolongar o Estado de Emergência. O Presidente da República propôs hoje a segunda prorrogação do Estado de Emergência em Portugal, por um novo período de quinze dias, até 02 de maio, para permitir medidas de contenção da Covid-19.

11h09 - Espanha superou barreira dos 19 mil mortos e 180 mil infetados. Pandemia matou 551 pessoas nas últimas 24 horas e infetou outras 5.153.

11h03 - 'Foi Feitiço' entoado à janela para combater isolamento no Porto. Os moradores do Largo Curso Silva Monteiro  decidiram juntar-se todos o dias à janela, pelas 22h, para combaterem a solidão que o confinamento obriga, entoando músicas portuguesas. A iniciativa repete-se, todas as noites, desde o passado dia 19 de março

10h55 - ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, voltou a reforçar, esta quinta-feira, a certeza de que o novo coronavírus não foi produzido num laboratório situado em Wuhan, cidade tida como o epicentro global da pandemia.

10h52 - Espanha vai criar um rendimento mínimo garantido que vai chegar a três milhões de pessoas num milhão de lares, dos quais 100 mil serão famílias monoparentais, revelou hoje o ministro espanhol da Inclusão, Segurança Social e Migração.

10h49 - Viver em isolamento é um verdadeiro desafio para muitos de nós que não estamos habituados a estar confinados durante dias e semanas a espaços fechados. Como tal, Helen Sharman, a primeira mulher britânica a viajar até ao espaço, resolveu partilhar aquilo que aprendeu enquanto esteve longe de amigos e família, e inclusive do próprio planeta Terra.

10h47 - "É em períodos de crise coletiva que o Estado é mais necessário". A citação é do constitucionalista Vital Moreira, que se mostra desagradado pelo facto de estarem encerrados serviços da Administração Pública devido à pandemia de Covid-19. Ex-eurodeputado defende que as atividades da Administração Pública fazem parte daquelas que "devem ser retomadas quanto antes".

10h45 - Um bebé com apenas 29 dias de vida morreu na passada terça-feira em Batangas, província das Filipinas, infetado com o novo coronavírus, tornando-se numa das vítimas mais novas da pandemia, que se combate neste momento à escala mundial.

10h43 - A presidente da Comissão Europeia insistiu hoje que o plano de recuperação da Europa depois da pandemia da Covid-19 deve assentar no orçamento plurianual da União Europeia, assumindo que "coesão e a convergência serão mais importantes do que nunca".

10h41 - "Escolhe Portugal" pretende "ser uma plataforma que consegue fazer 'lobby' por melhores condições", unindo pequenas, médias e grandes empresas portuguesas, de todos os tipos, desde que "empreguem portugueses, que paguem impostos ao país".

10h38 - O município de Vila Real arranca hoje com um programa de rastreio à Covid-19 que vai abranger 279 utentes de estruturas residenciais para idosos e da Associação de Paralisia Cerebral do concelho.

10h36 - A Porto Editora, responsável pela publicação de Luis Sepúlveda em Portugal, manifestou o seu pesar pela morte do escritor chileno, ocorrida hoje, em Espanha.

10h32 - Britânicos 'esquecem' Brexit e querem ajuda da UE no combate à pandemia. Numa sondagem é estimado que 77% da população do Reino Unido seja favorável à manutenção de vários acordos europeus que permitam assegurar que o país tenha acesso a equipamentos de proteção, vacinas e testes.

10h29 - governo da Catalunha decidiu mudar a forma de contagem das vítimas mortais do novo coronavírus, cruzando agora os dados sanitários com as funerárias, o que fez disparar estes números.

10h26 - Após ter participado, ontem, em mais uma sessão de apresentação da 'Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal', Salvador  anunciou que não tem "muitas dúvidas de que o estado de calamidade em Ovar será levantado, passando ao estado de emergência nacional que vigora e vigorará, no resto do país".

10h14 - O escritor Luís Sepúlveda, também cineasta e jornalista, que morreu hoje, aos 70 anos, de Covid-19, via a literatura como um ponto de encontro entre o escritor e o leitor, mas também entre o homem e os seus fantasmas. Leia aqui um perfil do autor.

10h06 - 'Preserve' a economia ao comprar um voucher para utilizar quando quiser. Pode comprar um voucher em restaurantes, bares, hotéis, centros de beleza ou museus que serão válidos durante 24 meses e pode gastar quando quiser. O dinheiro é transferido diretamente para a conta do local e assim está a ajudar os negócios de uma forma imediata.

9h53 - Morreu o escritor chileno Luis Sepúlveda, vítima de Covid-19, avança a agência Efe. Estava internado no Hospital Universitário Central das Asturias (HUCA), na cidade espanhola de Oviedo, desde final de fevereiro. Uma semana antes de ter testado positivo para o novo coronavírus, o autor tinha estado na Póvoa de Varzim, em Portugal, a participar no festival literário Correntes d’ Escritas.

9h42 - A easyJet disse hoje ter liquidez suficiente para aguentar até nove meses de suspensão das operações devido à pandemia de Covid-19 e espera um prejuízo antes de impostos de entre 212 e 235 milhões de euros no primeiro semestre do ano.

9h36 - Rússia continua a quebrar recordes no que toca à pandemia do novo coronavírus e esta quinta-feira, pelo terceiro dia seguido, os russos registaram um novo máximo no que diz respeito ao crescimento de novos casos confirmados - são já quase 28 mil infetados em todo o país.

9h31 - O ministro das Finanças, Mário Centeno, estará presente, esta quinta-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças, e poderá esclarecer os deputados sobre o impacto orçamental das medidas de combate ao novo coronavírus

9h29 - Neil Ferguson, um dos mais conceituados epidemiologistas do Reino Unido, avisou, esta quinta-feira, que as medidas de restrição impostas no país como forma de combater a pandemia de Covid-19 poderão permanecer em vigor até que seja descoberta uma vacina.

9h23 - Continua a troca de críticas entre Donald Trump e a Organização Mundial da Saúde. Depois de ter anunciado que os EUA vão suspender o financiamento à OMS, Trump voltou ao ataque, acusando a organização liderada por Tedros Adhanom Ghebreyesus de ser a responsável, em parte, "pelo que está a acontecer em Itália, em Espanha, em França".

9h12 - Segundo vários estudos realizados até ao momento existem cinco fatores chave capazes de influenciar o risco das pessoas infetadas com o novo coronavírus experienciarem sintomas graves, ou que inclusive morram de Covid-19. Saiba quais são.

9h09 - A Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, à qual pertence alguns técnicos que trabalham diretamente no diagnóstico do novo coronavírus, criou uma bolsa de voluntários para substituições e reforço do SNS, caso seja necessário. Até agora recebeu 350 candidaturas.

9h02 - O Fórum Europeu de Saúde e Epigenética, que começa no sábado, pretende dar um contributo reflexivo sobre a pandemia da Covid-19, os direitos dos doentes e a saúde educativa e preventiva, anunciou hoje a organização.

8h57 - A ASAE recebeu em um mês cerca de 4.500 denúncias, 75% das quais no contexto da pandemia de Covid-19, a maioria sobre a prática de preços especulativos em produtos como máscaras, álcool e álcool gel.

8h52 - Consulte neste mapa a informação mais detalhada sobre a pandemia de Covid-19 por concelho.

8h50 - O festival 'Cultura com C de Casa', construído por músicos, atores e outros agentes culturais do concelho de Leiria, propõe uma centena de atuações até final de abril, numa iniciativa nascida da sociedade civil como reação à pandemia da Covid-19.

8h48 - Mais de seis em cada 10 casos suspeitos de Covid-19 em profissionais de saúde não foram submetidos a vigilância ativa e apenas um quarto realizou o teste nas primeiras 24 horas. Estes são alguns dos resultados revelados ontem de um inquérito da Escola de Saúde Pública.

8h42 - Matt Hancock, o ministro da Saúde do Reino Unido, salientou, esta quinta-feira, que é "muito cedo" para suspender o bloqueio no Reino Unido porque o vírus poderia "aumentar" se o governo aliviasse as medidas de distanciamento social, isto apesar dos britânicos estarem perto de atingir o pico da pandemia.

8h34 - O dono de um supermercado em Adelaide, na Austrália, recorreu às redes sociais para deixar um desabafo depois de um cliente, que tinha 'açambarcado' papel higiénico e gel desinfetante, ter tentado devolver os produtos. Além de um apelo aos clientes, o recado envolveu... o dedo do meio.

8h27 - Na hora de manter distância nas compras, peruanos dão o exemplo. Foram desenhados círculos no chão separados por um metro de distância e cidadãos aguardam, com paciência, pela sua vez. Confira o vídeo.

8h21 - As escolas fecharam, as pessoas foram obrigadas a ficar em casa, mas presos foram soltos, empresas faliram, e morreram quase 600 pessoas, tudo devido à pandemia da Covid-19. Veja o que mudou em Portugal no último mês.

8h14 - Os especialistas destacam o travão no crescimento exponencial da pandemia de Covid-19 em Portugal, um mês após o país ter registado a primeira morte associada à doença, mas pedem cautela sobre o fim das restrições impostas pelo estado de emergência.

8h03 - A RTP transformou um dos seus estúdios numa sala de aula para as gravações das aulas que vão chegar aos alunos do básico através da televisão e os professores já se começaram a habituar às câmaras.

7h59 - A política portuguesa ao ritmo da pandemia. O 'filme' até aqui. Veja aqui a cronologia dos principais acontecimentos políticos em Portugal centrados na pandemia de Covid-19.

7h52 - No mundo da tecnologia, a Europa está pronta para aceitar a solução da Google e da Apple, que planeiam fazer cruzamento de dados para detetar cadeias de contágio.

7h49 - Milhões de norte-americanos começaram a receber na quarta-feira as transferências diretas de dinheiro, que integram o pacote de estímulo económico aprovado pelo Congresso, para amortizar o impacto da pandemia do novo coronavírus.

7h42 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quarta-feira que os dados indicam que o país já passou o pico da pandemia da Covid-19, permitindo avançar com os seus planos para "reabrir" a economia.

7h39 - Em período de pandemia várias pessoas viram-se impedidas de sair de casa e levar os animais de companhia à rua. Em Odivelas, Luísa Pinheiro, estudante de medicina veterinária, é voluntária no projeto 'Vizinho & Cãopanhia' e ajuda quem mais precisa com os passeios dos patudos.

7h35 - As Nações Unidas vão lançar uma campanha para inundar a internet com factos e ciência relacionados com a pandemia de Covid-19, para contrariar a "perigosa epidemia de desinformação" denunciada na terça-feira pelo seu secretário-geral, António Guterres.

7h29 - As autoridades de saúde da Alemanha confirmaram ao início da manhã desta quinta-feira que se registaram mais 315 óbitos nas últimas 24 horas, devido ao surto do novo coronavírus, o que elevou o número total de vítimas mortais para 3.569.

7h21 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou na quarta-feira que "uma vacina segura e eficaz pode ser a única ferramenta que permite o retorno do mundo a um sentimento de normalidade" na sequência da pandemia de covid-19.

7h17 - Os Estados Unidos registaram 2.569 mortos nas últimas 24 horas devido à Covid-19, no balanço diário mais elevado contabilizado até agora por um país, indicou a Universidade Johns Hopkins na quarta-feira à noite.

7h14 - A China registou 46 casos da covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo 34 importados e 12 locais, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h11 - O Parlamento Europeu debate hoje, em sessão plenária, as respostas da União Europeia (UE) à pandemia, visando uma ação coordenada para a recuperação económica pós-crise e para o levantamento progressivo das medidas de contenção.

7h09 - O Parlamento debate hoje o relatório do Governo sobre o primeiro período do estado de emergência, entre 19 de março e 2 de abril, e no qual o executivo refere a sua opção pelo esclarecimento em vez da punição.

7h06 - Cerca de 70 mil empresas apresentaram, até terça-feira, o requerimento para acesso ao 'lay-off' simplificado, com um universo de cerca de um milhão de trabalhadores, disse o ministro da Economia, ressalvando que nem todos os funcionários são abrangidos.

7h03 - O ministro da Economia, Pedro Siza Viera, descartou, na quarta-feira, a possibilidade de o Estado ajudar as empresas a pagar os compromissos decorrentes da pandemia a fundo perdido, advogando que "despesa do Estado agora são impostos" mais tarde.

7h - O Presidente da República decide hoje, com parecer do Governo, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, que durante a tarde será debatido e votado no parlamento.

Recorde AQUI todos os desenvolvimentos que ocorreram devido à Covid-19 em Portugal e no Mundo durante o dia de quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório