Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 140 sul-coreanos que recuperaram estão novamente infetados

Autoridades temem que algumas pessoas sofram uma "reativação" do novo coronavírus, ao invés de adquirirem imunidade.

Mais de 140 sul-coreanos que recuperaram estão novamente infetados
Notícias ao Minuto

12:41 - 16/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

As autoridades sanitárias da Coreia do Sul abriram uma investigação ao facto de 141 pessoas que foram dadas como recuperadas de infeções pelo novo coronavírus estarem, neste momento, novamente infetadas, segundo reporta a agência noticiosa Reuters.

Entre as hipóteses para já cogitadas pelo Centro Sul-Coreano de Prevenção e Controlo das Doenças (KCDC) estão uma eventual "reinfeção" ou "recaída" por parte dos pacientes, ou até mesmo o facto de o atual modelo de testes ser "inconsistente".

A chamada "reinfeção" seria a hipótese mais temida, uma vez que significaria que a população não conseguiria desenvolver uma imunidade à Covid-19, mas também a mais improvável. O cenário que reúne mais consenso aponta para uma "reativação".

Isto significaria que um paciente dado como curado poderia manter uma parte deste vírus no corpo, ainda que dormente durante um período de tempo em certas pessoas cujo corpo padece de outras condições ou não dispõem de um sistema imunitário forte.

Não estará, no entanto, descartada a hipótese de os testes utilizados até agora não serem, simplesmente, capazes de detetar quantidades mais pequenas do novo coronavírus, o que resultaria em 'falsos-positivos' quando realizados em pacientes que se encontram perto da recuperação total.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório