Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Bebé de 29 dias é infetada mais nova; 28.320 casos no Brasil

Foram diagnosticados mais de dois milhões de casos positivos no mundo inteiro. Quase 129 mil pessoas morreram e mais de 490 mil recuperaram do novo coronavírus. Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Bebé de 29 dias é infetada mais nova; 28.320 casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:45 - 15/04/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Depois de marcar presença na sessão de apresentação da 'Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal', Marcelo Rebelo de Sousa salientou a "evolução positiva" da pandemia no país e frisou que os dados mais recentes indicam que "há aqui uma desaceleração que pode parecer lenta mas que é cada vez mais consistente"

No entanto, o Presidente da República vincou novamente a ideia de que o mês de abril é decisivo e apelou aos portugueses para continuarem a dar o exemplo. 

O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira revelou que, no total, já foram registados mais de 18 mil casos de infeção em Portugal. Morreram 599 pessoas e 383 já recuperaram da Covid-19 e tiveram alta hospitalar. 

Estados Unidos, Itália e Espanha - que verificou hoje um abrandamento no número diário de mortes, mas, por outro lado, um crescimento no número de novos casos - continuam a ser os países mais afetados pela pandemia do SARS-CoV-2. 

O Reino está cada vez mais próximo dos 100 mil infetados, depois de terem sido detetados mais de 4.600 novos casos nas últimas 24 horas

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h06 - Chega ao fim o acompanhamento desta quarta-feira sobre os desenvolvimentos relacionados com a Covid-19. 

00h03 - Na Dinamarca algumas escolas reabriram esta quarta-feira. Pode ver o regresso às aulas para muitos alunos nesta fotogaleria

23h58 - Já neste mapa pode consultar a informação mais detalhada sobre a pandemia de Covid-19 pelo mundo

23h56 - Estamos perto de encerrar este acompanhamento AO MINUTO sobre a Covid-19. Pode verificar aqui a informação mais detalhada sobre a evolução da pandemia em Portugal por concelho

23h51 - Questionado pelo elevado número de mortes nos Estados Unidos (o país regista 20% das mortes provocadas pela Covid-19 no mundo), Trump recordou as dúvidas em torno dos números na China e frisou que há países que "estão com grandes, grandes problemas e não reportam os factos". "Nós reportamos os factos e estamos a melhorar", acrescentou o presidente. 

23h36 - Um mês depois do Hospital Santa Maria ter recebido os primeiros doentes com Covid-19, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte deixou uma mensagem de esperança na sua página do Facebook, destacando que já deu alta a 50 pessoas. "A Covid-19 pode ser derrotada", sublinhou. 

23h22 - A produção na Autoeuropa vai ser retomada na última semana de abril, depois de ter sido suspensa por causa do novo coronavírus, anunciou hoje a Volkswagen, num comunicado em que estabelece as datas de retoma para as várias fábricas. 

23h13 - Donald Trump afirmou na conferência de imprensa diária na Casa Branca que vai anunciar amanhã que estados vão reabrir e quando, refere o The Guardian. 

23h09 - Um homem foi detido em Espanha por ter percorrido 15 quilómetros para ir comprar pão. A Guardia Civil explicou que o homem já tinha sido avisado noutras três ocasiões distintas por estar a violar as regras de isolamento social. 

23h06 - A conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os oceanos, que deveria realizar-se em junho, em Lisboa, vai ser adiada devido à pandemia

23h02 - A imunologista Maria de Sousa escreveu um poema sobre a Covid-19 dias antes de morrer vítima da doença. Maria de Sousa, que morreu esta terça-feira aos 80 anos de idade, escreveu o poema quando já sabia que estava infetada e antecipando a sua possível morte. 

22h59 - O mayor de Los Angeles, Eric Garcetti, afirmou à CNN que não vai autorizar a realização de concertos e de eventos desportivos na cidade este ano. O autarca afiançou que apenas alterará esta decisão se uma vacina chegar ao mercado. 

22h53 - Os eventos desportivos na Alemanha estão proibidos até 31 de agosto, revelaram hoje as autoridades daquele país, não descartando a possibilidade dos jogos da Bundesliga serem disputados à porta fechada. 

22h40 - Um bebé nasceu infetado com o novo coronavírus, nesta quarta-feira, no Peru, segundo anunciaram as autoridades de saúde, que afirmam que este é o "segundo caso" deste tipo à escala mundial.

22h28 - O secretário-geral da UGT disse hoje ser necessário que "o dinheiro chegue rapidamente às empresas" que estão em dificuldades devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

22h11 - O ministro da Economia afirmou hoje que a grande preocupação do Governo, em interação com a banca, é fazer com que o dinheiro dos apoios chegue à tesouraria das empresas até ao fim deste mês.

22h11 - O ministro da Saúde brasileiro, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje que rejeitou o pedido de demissão do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, frisando que apenas sairão do governo juntos.

21h57 - "Só existe uma maneira de quebrar o bloqueio total no Reino Unido. Algo que só se irá conseguir através de uma vacina". Uma garantia deixada por Nadine Dorries, que integra o Ministério da Saúde britânico.

21h57 - Os resultados das segundas análises feitas a utentes e funcionários do lar do Nordeste, nos Açores, onde foram detetados casos de Covid-19, ainda não estão concluídos, mas há utentes sintomáticos, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

21h50 - O Tribunal Judicial de Santarém condenou a proprietária de um café no Vale de Santarém ao pagamento de 500 euros à Santa Casa da Misericórdia, por desobediência à legislação do Estado de Emergência

21h40 - O Sporting confirmou, esta quarta-feira, que aderiu ao regime de lay-off simplificado, bem como procedeu a cortes salariais de modo a conter os custos para lidar com a crise provocada pelo novo coronavírus. Em comunicado enviado à CMVM, os leões adiantam que os jogadores e a equipa técnica do futebol profissional terão um corte salarial de 40%, enquanto os membros do Conselho de Administração terão uma redução de 50%. 

21h39 - O Vaticano está a planear uma "drástica redução" das despesas depois do encerramento dos seus museus, a principal fonte de receita, na sequência da pandemia do novo coronavírus, divulgou hoje a imprensa.

21h34 - A Hungria vai expulsar 14 cidadãos iranianos sob a acusação de violarem as regras de contenção da pandemia da Covid-19 e de demonstrarem um "comportamento antissocial e violento", anunciou hoje fonte policial húngara.

21h26 - O Ministério da Saúde do Brasil revelou que foram detetados mais 3.058 casos e que morreram mais 204 pessoas nas últimas 24 horas. O número total de casos confirmados sobe assim para 28.320. O país já soma 1.736 mortes desde que o surto do novo coronavírus teve início. 

21h21 - O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, admitiu hoje "falhas" na forma como a Organização Mundial de Saúde (OMS) está a gerir a pandemia

"Talvez haja falta de capacidade de resposta, (...) talvez uma falta de meios de deteção, alerta e divulgação de informações e criação de padrões", disse Le Drian.

21h19 - O governo austríaco anunciou hoje que os atletas profissionais vão poder retomar os treinos até ao final de abril. Esse levantamento de restrições também abrangerá os clubes que participam na principal liga de futebol austríaca, aos quais foi recomendado iniciar os treinos em pequenos grupos, com um máximo de seis jogadores. 

21h10 - Mais de metade dos 189 países-membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) já pediram ajuda financeira à instituição devido à pandemia de Covid-19, indicou a diretora-geral da entidade, Kristalina Georgieva.

21h07 - O sindicato da hotelaria do norte denunciou hoje que continua a receber diariamente queixas de despedimentos ilegais ou de não pagamento dos salários de março a trabalhadores, pedindo a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

21h01 - Mais de um terço dos militares do porta-aviões francês 'Charles de Gaulle' testou positivo à Covid-19 depois do regresso antecipado a França, após a descoberta de casos de contaminação a bordo. Segundo um comunicado do Ministério do Exército francês, até terça-feira, foram testados 1.767 efetivos, e verificaram-se 668 casos positivos. 

20h39 - Um paciente com Covid-19 fugiu de um hospital em Girona, Espanha, para ir jantar a casa, como dá conta a agência Efe. O homem foi localizado pelos Mossos d'Esquadra e transportado de volta para o hospital.

20h29 - Angola recebeu hoje cinco mil testes rápidos de diagnóstico do novo coronavírus provenientes de Portugal e que deverão começar a ser usados na próxima semana, depois de serem validados pelo Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS). 

20h23 - A Associação de Administradores Hospitalares (APAH) está a divulgar no YouTube conferências online, com o objetivo de partilhar boas práticas na resposta à pandemia da Covid-19. As conferências digitais, disponíveis no canal de YouTube da associação, estão a ser realizadas em parceria com a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Farmacêuticos e a Associação de Diretores de Enfermagem. 

20h20 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores rejeitou hoje que o plano de contingência do hospital de Ponta Delgada tenha falhado por ter sido detetada a transmissão local de Covid-19 na unidade.

20h14 - Uma bebé de 29 dias é o infetado com Covid-19 mais novo de Portugal, revela a SIC. A menina está internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. 

20h07 - A Madeira não registou hoje novos casos de infeção por Covid-19, mantendo os 53 diagnosticados até terça-feira, dos quais 51 ativos e dois recuperados, revelou o Instituto de Administração da Saúde. 

19h54 - O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos divulgou os dados mais recentes no país, e registou mais de 26 mil novos casos e 2.230 mortes nas últimas 24 horas. Em termos globais, foram detetados 605.390 casos positivos e registadas quase 25 mil mortes. 

19h51 - Esta quarta-feira foram libertados mais 55 reclusos por aplicação das normas excecionais de flexibilização de penas resultantes da pandemia do novo coronavírus. No total, já foram libertados 1.130 reclusos

19h38 - Um medicamento testado no Brasil contra o novo coronavírus apresentou 94% de eficácia após 48 horas de estudos 'in vitro', referiu hoje o ministro da Ciência e Tecnologia do país, Marcos Pontes. "Este [remédio] especificamente tem uma vantagem muito grande porque tem pouco efeito colateral e pode ser empregado numa grande faixa da população", afirmou o ministro.

19h36 - As pessoas infetadas com o novo coronavírus podem contagiar outras vários dias antes de surgirem os primeiros sintomas da Covid-19, indica um estudo hoje publicado pela revista Nature Medicine. O estudo considera que o rastreamento de contactos deve ser alargado. 

19h32 - Vítor Constâncio, antigo vice-presidente do Banco Central Europeu, defende que um futuro Fundo de Recuperação Económica da União Europeia deve ser fundamental na resposta à pandemia, sendo "crucial" a sua dimensão. 

19h23 - O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, indicou que foram diagnosticados 4.281 novos casos de infeção e mais 115 mortes no espaço de 24 horas, segundo a Associated Press. No global, o número de pessoas infetadas na Turquia superou as 69 mil e foram registadas 1.518 vítimas mortais desde o início do surto de Covid-19. 

19h14 - O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, afirmou hoje que o confinamento social no país vai "durar ainda muitas semanas" e advertiu para os perigos de reabrir a economia cedo demais

De acordo com os dados mais recentes, o Canadá totaliza 27.557 casos confirmados, que provocaram 954 mortes.

19h10 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, defendeu hoje que "não há uma verdadeira oposição entre saúde e economia", numa altura em que se começa a debater "alguma retoma" em maio

Siza Vieira admitiu ainda a recapitalização de empresas e mesmo nacionalizações. "O Estado tem que avaliar as empresas e instituições que possam justificar um apoio especial na preservação desses ativos", realçou.

19h06 - A GNR e a PSP detiveram até às 17h00 de hoje 153 pessoas pelo crime de desobediência (mais 11 do que ontem) e encerraram 377 estabelecimentos por incumprimento das normas durante o segundo período do Estado de Emergência devido à Covid-19, anunciou o Ministério da Administração Interna. 

19h03 - O Ministério da Educação espanhol decidiu esta quarta-feira que vai aplicar a passagem de ano administrativa aos alunos desde o ensino primário até ao primeiro ano do bacharelato

18h58 - O Reino Unido ainda não alcançou o ponto de viragem na pandemia da Covid-19, pelo que "é demasiado cedo" para planear o levantamento do regime de confinamento, afirmou hoje o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock. 

18h54 - A chanceler alemã, Angela Merkel, recomendou "fortemente" o uso de máscaras de proteção nos transportes públicos e nos supermercados, garantindo que as principais medidas de contenção são para manter, pelo menos, até ao dia 3 de maio.

18h43 - O secretário de Vigilância em Saúde do Brasil, Wanderson de Oliveira, pediu hoje a demissão numa altura em que se verifica um aumento de casos do novo coronavírus no país. O pedido surge num momento em que continuam a persistir os rumores em torno da possível demissão do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O Brasil contabiliza 1.532 óbitos e 25.262 infetados desde o início da pandemia

18h33 - O Ministério da Saúde de França anunciou que o número de mortes nas últimas 24 horas registou um novo máximo diário. Morreram 1.438 pessoas, elevando o total de mortes provocadas pela Covid-19 para 17.167. No que toca aos casos confirmados, França já soma 106.206. 

18h28 - As autoridades belgas decidiram hoje prolongar as medidas de confinamento e distanciamento social até 3 de maio e interditar a realização de grandes eventos até final de agosto. "Embora a progressão do vírus esteja a abrandar, esta crise ainda não acabou. Temos de prosseguir os nossos esforços", salientou a primeira-ministra Sophie Wilmès

18h19 - A Assembleia da República vai debater e votar amanhã uma nova renovação do Estado de Emergência, bem como o relatório do Governo relativo ao primeiro período deste processo.

18h09 - Os familiares de pessoas infetadas ou vítimas da Covid-19 no Reino Unido vão ter o "direito de dizer adeus", anunciou hoje o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock. A medida vai ser aplicada nos lares de idosos, setor para o qual o governo britânico prometeu hoje estender os testes de diagnóstico a funcionários e residentes.

18h03 - O Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos estima que mais de 9.200 profissionais de saúde foram infetados com o novo coronavírus

17h48 - O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, revelou na conferência de imprensa diária que morreram 752 pessoas no estado no espaço de 24 horas, o que representa uma ligeira descida face aos números mais recentes, refere a CNN

17h43 - A Assembleia da República vai realizar a sessão solene do 25 de Abril com apenas um terço dos deputados e "alguns convidados", que estarão nas galerias, decidiu hoje a conferência de líderes. 

"Depois de vários contactos que houve entre o presidente da Assembleia da República e o Presidente da República entendeu-se que efetivamente haveria um momento de comemorações neste espaço", anunciou a a porta-voz da conferência de líderes, Maria da Luz Rosinha.

17h32 - A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse hoje aos países para "gastarem tanto quanto puderem" nas medidas de combate à Covid-19, mas para "guardarem o recibo" e prepararem a retoma. 

17h29 - O Papa Francisco solicitou a criação de uma comissão de especialistas que irá refletir sobre os desafios socioeconómicos e culturais no mundo pós-pandemia

"O Papa Francisco está convencido de que estamos num momento de mudança de época e reflete sobre o que virá após a emergência, sobre as consequências económicas e sociais da pandemia, sobre o que teremos que enfrentar e, acima de tudo, sobre como a Igreja pode situar-se como um ponto de referência seguro ao mundo perdido devido a um evento inesperado ", sublinhou o cardeal Peter Turkson

17h26 - O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje um abrandamento, o "mais brevemente possível", das medidas de contenção postas em prática devido à pandemia de Covid-19, e apontou que é necessário encontrar um equilíbrio entre a saúde e a economia.

17h24 - O deputado André Silva, do PAN, defendeu hoje que ainda não é possível levantar as medidas de restrição impostas em Portugal, mas considera que o país deve estar preparado para o regresso à normalidade

17h21 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) lamentou a decisão de Donald Trump de cortar os fundos dos Estados Unidos para a entidade. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recusou revelar o impacto que esse corte terá na organização e ressalvou que agora o foco "é parar o vírus e salvar vidas".

17h15 - Portugal criou 18 novos espaços de Norte a Sul do país para acolher pessoas sem-abrigo, no momento em que o país enfrenta a pandemia de Covid-19, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. 

17h13 - O vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu disse hoje à agência Lusa que as principais preocupações que os operacionais vivem são a falta de testes, de equipamento, de informação e ainda a falta de receitas financeiras.

17h00 - O boletim epidemiológico da proteção civil italiana desta quarta-feira mostra que o número de novos casos diários ficou pelo segundo dia consecutivo abaixo dos três mil. Foram registados 2.667 novos casos nas últimas 24 horas. O número de mortes também desceu - 578. 

No total, desde que o surto de Covid-19 teve início em Itália foram detetados mais de 165 mil casos de infeção e morreram 21.645 pessoas. Mais de 38 mil pessoas recuperaram da doença. 

16h58 - O PCP deu hoje "registo positivo" ao controlo da pandemia de Covid-19 em Portugal, mas manifestou-se preocupado com "os problemas sociais" causados pelo confinamento e com a perda de rendimentos das famílias.

16h54 - A dívida dos países mais pobres do mundo vai ser suspensa por um período de 12 meses para os ajudar a atravessar a crise criada pela pandemia de Covid-19, indicou hoje o ministro das Finanças saudita, Mohammed al-Jadaan, após uma reunião do G20. 

16h27 - Mais de 60% dos casos suspeitos de Covid-19 em profissionais de saúde não foram submetidos a vigilância ativa e apenas um quarto realizou o teste nas primeiras 24 horas, revela um inquérito da Escola de Saúde Pública.

16h24 - Catarina Martins, a coordenadora do Bloco de Esquerda, considera que o país "deve estar preparado para viver com outros mecanismos, sem recorrer ao Estado de Emergência", uma vez que existe a possibilidade de ocorrerem novos surtos da Covid-19 no futuro. 

16h08 - As autoridades de saúde da Suécia revelaram que nas últimas 24 horas morreram 170 pessoas, o maior número de mortes registado num dia. No total, foram detetados 11.927 casos de infeção no país e 1.203 mortes devido à Covid-19. 

16h02 - O número de casos registados de infeção pelo novo coronavírus em Moçambique subiu para 29, anunciou hoje o Ministério da Saúde. Não há vítimas mortais. 

16h00 - O vice-presidente da bancada do PSD, Ricardo Batista Leite, defendeu hoje um regresso à normalidade de "forma faseada", que deve ocorrer "o mais depressa possível", mas sem dar "um passo em falso".

15h55 - A polícia britânica emitiu 3.203 multas por desrespeito do regime de confinamento para evitar a propagação da pandemia covid-19 em Inglaterra entre os dias 27 de março e 13 de abril. Os poderes atribuídos à polícia para fazer respeitar as regras de distanciamento social incluem multas de 60 libras (66 euros) se as pessoas não seguirem os conselhos dos agentes. 

15h38 - O subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, desvalorizou hoje ensaios e estudos sobre a Covid-19 feitos "em cima do acontecimento", nomeadamente um que sugere uma menor taxa de mortalidade pela pandemia em países que têm vacinação contra a tuberculose. 

"Parece-me relativamente redutor podermos tirar conclusões deste tipo de comparações, uma vez que os países adotaram estratégias diferentes de combate", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório