Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: INEM recebe menos chamadas; Regras para levantar restrições

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: INEM recebe menos chamadas; Regras para levantar restrições
Notícias ao Minuto

08:54 - 15/04/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A pandemia do novo coronavírus matou 123.920 pessoas e infetou quase dois milhões em todo o mundo desde dezembro

Os Estados Unidos continuam a ser a nação mais afetada pela pandemia. Esta terça-feira, o país contabilizou, em 24 horas, mais de 2.200 mortos, o maior balanço diário registado por um país, indicou a Universidade Johns Hopkins. Donald Trump anunciou ontem que vai suspender a contribuição do país à Organização Mundial da Saúde (OMS), justificando a decisão com a "má gestão" da pandemia de covid-19. Em resposta, o secretário-geral da ONUAntónio Guterres, condenou a decisão, afirmando que a sua "convicção é que a Organização Mundial da Saúde deve ser apoiada por ser absolutamente essencial aos esforços do mundo para ganhar a guerra contra a Covid-19".

Em Portugal, há um total de 567 mortos e 17.448 pessoas doentes com Covid-19. A par da doença, prevêem se tempos futuros difíceis com o FMI a estimar que a economia do país possa sofrer uma recessão de 8,0% e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020.

Por cá, esta quarta-feira, e após o início do terceiro período escolar,  António Costa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, participam esta manhã na apresentação do espaço #EstudoEmCasa, que vai ocupar com aulas para os alunos do ensino básico a programação da RTP Memória.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h40 - Este registo terminou. Continue a acompanhar todos os desenvolvimentos do resto do dia de hoje sobre a incidência da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo AQUI. 

15h29 - A ADSE quer cobrir os custos com os testes de covid-19 obrigatórios em doentes oncológicos em tratamento, mas os atendimentos nos privados, no âmbito da pandemia, de doentes não encaminhados pelo SNS não estão contemplados. 

15h14 - O plano de retaguarda para retirar idosos devido à pandemia de covid-19 foi acionado em 17 lares do país, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, indicando que Portugal tem 2520 instituições com esta valência.

15h09 - diretor de um hospital italiano disse hoje que gostaria de contratar Anthony Fauci, caso o Presidente dos EUA decida demitir o seu principal conselheiro na luta contra a pandemia de covid-19. Recorde-se que, no domingo, Trump partilhou na sua conta pessoal de Twitter uma mensagem cujo conteúdo apontava no sentido da demissão de Fauci, no que foi lido como uma manifestação de desconforto do Presidente norte-americano perante algumas discordâncias do seu principal conselheiro na luta contra a propagação do novo coronavírus.

15h27 - O PAN apresentou hoje uma proposta de alteração ao diploma do Governo sobre a notificação postal, para garantir a gratuitidade da entrega de encomendas de farmácia ou produtos ortopédicos a idosos ou pessoas infetadas com o novo coronavírus.

15h05 - O hospital de Leishenshan, a segunda unidade hospitalar construída em tempo recorde em Wuhan por causa da pandemia da covid-19, foi hoje encerrado, em mais um sinal de aparente vitória daquela cidade chinesa contra o novo coronavírus.

15h00 - O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP deteve 32 pessoas por desobediência e impediu 4.680 de seguirem o seu destino por falta de justificação durante a operação 'Páscoa em Casa'. A operação, que decorreu entre 9 e 13 de abril, tinha como principal objetivo garantir o cumprimento do estado de emergência.

14h54 - O Reino Unido não vai suspender o financiamento à OMS, como os EUA, pois entende que a agência da ONU tem um trabalho "importante" pela frente para combater a pandemia da covid-19.

14h47 - Marcelo Rebelo de Sousa participou hoje na sessão de apresentação da 'Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal', no auditório do Infarmed, em Lisboa. "No crescimento da projeção do vírus na sociedade portuguesa, há aqui uma  desaceleração que pode parecer lenta mas que é cada vez mais consistente", sublinhou o Presidente da República.

14h45 - Histórias que dão esperança. Connie Titchen tornou-se, esta quarta-feira, na mais velha pessoa do Reino Unido a conseguir recuperar de uma infeção causada pelo novo coronavírus, com 106 anos. A mulher, natural de Birmingham, nasceu em setembro de 1913, sobreviveu a duas Guerras Mundiais e recebeu, agora, alta do City Hospital, onde permaneceu internada durante três semanas.

14h41 - Pelo quarto dia consecutivo, o Reino Unido ultrapassou a fasquia das 700 mortes causadas pela pandemia no espaço de 24 horas. De terça para quarta-feira, houve a registar mais 761 óbitos, o que representa, ainda assim, um decréscimo de 17 face ao aumento da véspera.

14h38 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como "única preocupação" ajudar os países na luta contra a pandemia de covid-19 e "salvar vidas", disse hoje o diretor-geral após os Estados Unidos terem anunciado a suspensão do financiamento à OMS.

14h35 - Sem máscara? As autoridades do Quénia vão punir com prisão ou multa qualquer cidadão que, a partir de hoje, seja surpreendido num lugar público sem máscara como medida de prevenção contra a propagação da covid-19.

14h32 - O Governo francês vai atribuir bónus aos profissionais de saúde em meio hospitalar, de 1.500 euros para quem está nas regiões mais afetadas pela covid-19 e 500 euros para os restantes.

14h25 - A Presidente da Associação Médica dos EUA considerou que esta não e a melhor altura para deixar de financiar a Organização Mundial de Saúde. "Durante a pior crise de saúde pública de um século, interromper o financiamento à OMS é um passo perigoso na direcção errada. Outros, muitos outros, disseram que este vírus não conhece fronteiras, que se trata de uma pandemia global, que requer certamente uma cooperação global. As infecções noutras partes do mundo podem certamente afectar-nos aqui, nos Estados Unidos", disse Patrice Harris.

14h21 - Juventus informou, esta quarta-feira, que tanto Blaise Matuidi como Daniele Rugani estão totalmente recuperados da covid-19, depois de terem acusado positivo para o novo coronavírus nas últimas semanas.

14h15 - O governo alemão quer estender as principais medidas de contenção, em vigor desde 22 de março até, pelo menos, 3 de maio, segundo o relatório elaborado pelo comité corona.

14h11 - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) vai retomar a sua atividade plena na quinta-feira com julgamentos, distribuição diária de processos e a utilização de oito salas virtuais para sessões de discussão e votação de acórdãos.

14h03 - A Rússia também já reagiu à decisão Estados Unidos (EUA) de suspender a sua contribuição financeira para a Organização Mundial da Saúde (OMS) em plena pandemia da covid-19. O país liderado por Vladimir Putin considera esta decisão "abordagem muito egoísta".

14h02 - Os clubes não profissionais de futebol e futsal começaram a receber os montantes aprovados para a linha de crédito de um milhão de euros criada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois de suspender as competições.

13h48 - O Fundo Monetário Internacional prevê um défice de 7,1% do produto interno bruto para Portugal este ano, em consequência do impacto da pandemia na economia, de acordo com uma análise divulgada esta quarta-feira. 

13h40 - "A Covid-19 não pode servir de desculpa para tudo". Um grupo de cerca de 170 consumidores subscreveram uma reclamação enviada por email à empresa Águas do Alto Minho, a contestar o que classifica de "verdadeiro saque" aos bolsos dos munícipes do distrito de Viana do Castelo.

13h39 - A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que, em março, a Autoridade para as Condições do Trabalho realizou mais de 900 ações inspetivas relacionadas com a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

13h29 - Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra alerta para os aspetos que devem ser acautelados para as desigualdades na educação não serem reforçadas com as aulas à distância, devido à pandemia da Covid-19.

13h25 - Um organismo das Nações Unidas avisa que cerca de 74 milhões de pessoas no mundo árabe estão mais expostas ao novo coronavírus devido à falta de lavatórios e sabão, além de fornecimento de água corrente insuficiente.

13h24 - O secretário de Estado da Saúde português, António Lacerda Sales reforçou o "papel preponderante nesta pandemia" que tem vindo a ser desempenhado pelo INEM, que, anunciou, fez já cerca de "mil transportes no âmbito Covid-19 desde março e mais de 3200 colheitas para análise", em recolhas ao domicílio, em lares e entre forças de segurança.

O responsável reforçou, no entanto, que "os cidadãos podem e devem ligar o 112 em caso de emergência ou de agravamento do seu estado de saúde". Isto porque o "Centro de Orientação de Doentes Urgentes recebia em média 3800 chamadas. Hoje recebe menos 500 por dia".

13h20 - Uma nova campanha lançada por moradores de Almada e Lisboa, intitulada "Ninguém fica para trás", apresentou, esta quarta-feira, seis reinvindicações "pensadas para fazer face às repercussões sócio-económicas do coronavírus", entre elas "saúde para toda a gente" ou "gratuitidade dos serviços essenciais". Conheça melhor esta iniciativa.

13h14 - Pelo segundo dia consecutivo, as autoridades de saúde iraianas registaram uma cifra inferior às 100 mortes provocadas pela pandemia de Covid-19. De terça para quarta-feira, assinalaram-se 94 vítimas mortais, pelo que o número global é, agora, de 4.777.

13h05 - O diretor do departamento africano do Fundo Monetário Internacional, Abebe Aemro Selassie, considerou hoje que a pandemia da Covid-19 é "uma crise sem precedentes" no continente, diminuindo o rendimento 'per capita' em 3,9%.

13h01 - O grupo de trabalho criado pelo governo japonês para lidar com a pandemia apresentou, esta quarta-feira, as conclusões das primeiras estimativas produzidas, que apontam para que, no pior dos cenários, Covid-19 mate cerca de 420 mil pessoas no Japão.

12h49 - António Lacerda Sales afirmou hoje que Portugal realizou desde o dia 1 de março "mais de 200 mil testes a Covid-19", e que temos hoje 1 milhão e 35 mil testes em stock, no início da conferência. Foram distribuídos esta semana mais 265 mil testes pelas cinco administrações regionais de saúde e duas regiões autónomas. 

"Continuamos empenhados em garantir que os testes chegam onde são mais necessários e a melhorar o tempo de resposta entre a colheita e o resultado. Este é um trabalho conjunto, uma corrida longa, e às vezes com obstáculos", frisou, reconhecendo e agradecendo aos profissionais que estão no combate à pandemia

Mas as outras doenças não páram e, por isso, Lacerda Sales fez questão de afirmar que "os cidadãos podem e devem ligar o 112 em caso de emergência ou de agravamento do seu estado de saúde". Também o presidente do INEM, Luís Meira, pediu que as pessoas não deixem de procurar assistência médica, referindo que "as pessoas podem e devem ter confiança no sistema".

"Os circuitos estão bem definidos. É importante que as pessoas que têm necessidade de assistência médica não adiem o contacto com o SNS 24 ou o 112, em casos mais graves", afirmou.

12h45 - Já teve início a conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) que conta, esta quarta-feira, com o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, o Subdiretor-Geral da Saúde, Diogo Cruz, e o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM, Luís Meira. Acompanhe aqui em direto:

12h37 - A mara de Mora, no distrito de Évora, entregou equipamentos de proteção individual a quatro instituições sociais do concelho que prestam apoio a pessoas idosas. A Associação de Reformados de Brotas, a Associação de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos de Cabeção, a Santa Casa da Misericórdia de Mora e a Santa Casa da Misericórdia de Pavia foram as instituições beneficiadas.

12h35 - O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, recebeu onze idosas com covid-19 provenientes do lar Mundo das Ternuras que, entretanto, foi encerrado pela autoridade de saúde local.

12h30 - O filantropo e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, já reagiu à decisão do Presidente dos EUA, Donald Trump, de suspender o financiamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Numa publicação feita no Twitter, Gates considerou que “o mundo precisa da OMS agora mais do que nunca”.

12h26 - A Volta a França vai decorrer entre 29 de agosto e 20 de setembro, anunciou hoje a União Ciclista Internacional (UCI), confirmando que a Volta a Itália e a Volta a Espanha serão agendadas depois dos Mundiais, previstos para setembro.

12h23 - O primeiro-ministro espanhol reclamou hoje "uma nova forma de fazer política", porque a dimensão da crise social e económica criada pelo coronavírus vai necessitar do "concurso de todos" e principalmente da unidade dos partidos políticos.

12h12- Portugal regista um total de 599 mortos devido à Covid-19, o que representa um aumento de 32 casos nas últimas 24 horas. No que diz respeito ao número de infetados devido à Covid-19 foram confirmados, no espaço de um dia, mais 643 casos. No total, há agora 18.091 de doentes no país

12h10 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje que, em altura de pandemia, a utilização de máscaras faciais de proteção pode funcionar como um complemento às regras de higiene, mas "nunca substitui-las".

12h - A atividade dos consultórios e das clínicas dentárias está temporariamente suspensa, mas os cuidados com a saúde oral continuam a ser importantes. Por esse motivo, a DGS deixa-lhe estas indicações:

11h55 - Portugal sublinhou hoje que a luta contra a pandemia provocada pelo coronavírus exige que a Organização Mundial de Saúde (OMS) seja apoiada, e não enfraquecida, depois da decisão dos Estados Unidos de suspender a sua contribuição para organização. "A luta contra a pandemia covid-19 exige o trabalho de todos e o reforço das organizações multilaterais", lê-se numa mensagem publicada na conta oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros português no Twitter.

 11h50 - A pandemia da covid-19 ultrapassou os dois milhões de infetados em todo o mundo, levando à morte de quase 127 mil pessoas, desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 10:00.

11h44 - A Comissão Europeia recomenda aos Estados-membros que respeitem três critérios prévios para começarem a levantar as restrições impostas no quadro ao combate à covid-19, reiterando o apelo a uma ação coordenada entre os 27. São elas:

  • os dados epidemiológicos devem mostrar que a propagação do novo coronavírus diminuiu significativamente e estabilizou;
  • os sistemas de saúde devem ter suficiente capacidade de resposta, designadamente a nível de cuidados intensivos, camas disponíveis e acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos
  • deve haver uma capacidade de monitorização apropriada, incluindo capacidade de testes em grande escala para detetar a propagação do vírus e eventuais novas vagas.

11h36 - A União Europeia lamentou hoje "profundamente" a decisão dos Estados Unidos de suspender o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que "não há razão que justifique" esta atitude, sobretudo no atual contexto da pandemia de covid-19.

11h35 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 874 nas últimas horas com mais de 16 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

11h25 - A Bélgica regista mais 283 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Com este aumento nas últimas 24 horas, o balanço é agora de 4.400 vítimas mortais desde o início da epidemia na Bélgica, há um mês, número que ultrapassa já o da China (3.341), país onde a doença surgiu.

11h15 - Trabalhadores em Layoff. De acordo com os dados avançados, esta quarta-feira, pela ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na Comissão do Trabalho e da Segurança Social, existem cerca de 931 mil trabalhadores em regime de lay-off.

11h10 - O momento em a primeira doente do Hospital de Santarém abandona a Unidade de Cuidados Intensivos ficou registado, naquele que é um um vídeo de emoção e esperança nos dias que estão para vir no combate ao novo coronavírus.  

10h59 -  As obras de reconstrução da Catedral de Notre Dame, em Paris, estão paradas devido à covid-10 mas o presidente francês disse que "tudo será feito" para reconstruir a Notre-Dame dentro dos próximos cinco anos, como foi decidido após o incêndio que destruiu a catedral.

10h55 - A China disse quarta-feira estar "seriamente preocupada" com a decisão dos EUA de suspender o financiamento da Organização Mundial de Saúde e pediu que Washington cumpra as suas obrigações durante a crise do coronavírus.

10h40 - A Organização Mundial de Saúde fez hoje um apelo em prol do bem estar mental, apelando para que as organizações comunitárias desenvolvem atividades no sentido de identificar pessoas em perigo de colapso mental nas suas comunidades.

10h22 - Sabia que se estiver infetado não deve usar lentes de contacto? Para saber que cuidados devem ter todos aqueles que usam este tipo de lentes, atente a este estudo de uma instituição do Canadá.

10h14 - Espanha regista uma ligeira quebra no número de mortes diárias por Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registados 523 óbitos. Desde que a pandemia teve início no país contabilizam-se 177.633 infetados, 18.579 mortos e 70.850 doentes recuperados.

10h - Rui Rio dirigiu, esta terça-feira, uma carta aos militantes do PSD onde considerou que, nesta altura de pandemia, criticar o Governo de António Costa não é "uma posição patriótica". Na missiva, o líder do PSD começa por referir que "Portugal e o mundo vivem uma situação única na história da Humanidade", uma vez que o novo coronavírus é a primeira pandemia a ocorrer, pela primeira vez, em "praticamente em simultâneo" em todo o globo. 

9h50 - Jonathan David tornou-se no primeiro australiano a ser condenado por quebrar as regras de quarentena. O homem de 35 anos viajou de Perth para Victoria no passado dia 28 de março, pelo que se viu obrigado a permanecer em quarentena durante duas semanas. Uma ordem que acabou, no entanto, por não respeitar por várias vezes... para se encontrar com a namorada.

9h46 - Precisou de sair de casa? Ao regressar, tome estes cuidados para garantir que mantém a sua habitação segura.

9h42 - António Costa discursou hoje durante a apresentação do projeto #EstudoemCasa. O primeiro-ministro elogiou a capacidade e "o esforço extraordinário" de professores, alunos e famílias "para se adaptarem a esta nova realidade".

António Costa reconheceu que a necessidade de criar este projeto surgiu depois de se aperceberem que havia muitos alunos que não tinham acesso a computadores ou telemóveis. "Era preciso complementar a oferta para que pudesse chegar a todos", afirmou, justificando a criação de um projeto televisivo. 

9h40 - O presidente da Câmara Municipal de Ovar garante que os trabalhadores impedidos de laborar no concelho ou fora dele devido ao cerco sanitário em curso irão receber da Segurança Social 100% das suas habituais remunerações.

9h35 - O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão saiu em defesa da Organização Mundial de Saúde, afirmando que a pandemia "não conhece fronteiras" e que é preciso ajudar financeiramente esta Organização para que seja possível vencer a doença.

9h24 - Ainda tem dúvidas sobre o uso generalizado de máscaras de proteção? Eis algumas perguntas e resposta sobre o tema. 

9h18 - A Multicare vai assegurar as despesas dos seus segurados que recorreram aos hospitais privados no âmbito da pandemia de covid-19 mesmo que não tenham sido referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

9h00 - "Pensar fora da caixa". O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, não exclui a hipótese das eurobonds - uma emissão conjunta de dívida por parte dos países da União Europeia (UE) -para fazer frenteà crise provocada pela Covid-19. De acordo com o responsável, é necessário "pensar fora da caixa" para que os países unidos consigam dar uma resposta à altura desta crise. 

8h40 - "Portugal sozinho está em maus lençóis para relançar a economia, na escala que se impõe", lamenta Miguel Cadilhe. O economista diz que Portugal não atacou os problemas estruturais da economia e, agora, com uma dívida pública elevada, terá mais dificuldades para relançar a economia após a crise provocada pela covid-19.

8h35 - Distanciamento social até 2022? Um estudo da Universidade de Harvard crê que até 2022 será necessário que os indivíduos cumpram vários períodos de isolamento e de distanciamento social de modo a não sobrecarregarem os hospitais.

8h18 - O Infarmed alerta para a existência de embalagens falsificadas de cloroquina, medicamento validado para a malária que tem sido usado na pandemia em doentes de covid-19, e pede que quem o detete informe as autoridades. Infarmed diz que o fabricante mencionado -- Brown & Burk Pharmaceuticals Limited -- não está autorizado pelas autoridades europeias e que o único que cumpre essa condição tem o nome Brown & Burk UK, Ltd, localizado no Reino Unido, e não na Bélgica.

8h09 - As escolas começaram hoje a reabrir na Dinamarca, após um mês de encerramento, tornando-se no primeiro país europeu a reabrir creches, jardins de infância e escolas primárias, depois de, em 12 de março, terem sido instauradas restrições para combater a epidemia

7h30 - O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, participam hoje na apresentação do espaço #EstudoEmCasa, que vai ocupar com aulas para os alunos do ensino básico a programação da RTP Memória. As aulas na televisão só arrancam na segunda-feira, dia 20, mas alguns dos conteúdos vão ser hoje apresentados no estúdio de gravação, na sede da estação de televisão pública, em Lisboa.

7h12 - A Alemanha voltou a registar um número de novos casos curados (4.400) de covid-19 superior ao número de novas infeções (2.486) nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Instituto Robert Koch (RKI).  Apesar destes números positivos, há que destacar que o número de novos casos de infetados com o novo coronavírus aumentou pela primeira vez, depois de quatro dias em queda.

6h24 - O Ministério da Educação anunciou que "não tem previsto dispensar qualquer trabalhador não docente no final do atual ano letivo", garantindo que vai prosseguir "as medidas de valorização destes profissionais e de garantia da sua estabilidade" laboral

6h10 - A China regista dez novos casos de contágio local e 36 importados. Nas últimas 24 horas, o país onde teve origem a pandemia registou 46 casos da covid-19.

6h05 - A Assembleia da República decide hoje o modelo de comemorações do 25 de Abril, com a maioria dos partidos a defenderem a realização da sessão solene no parlamento com limitações devido à pandemia de covid-19.

6h00 - Depois de Donald Trump ter anunciado que vai suspender a contribuição do país à Organização Mundial da Saúde (OMS), o secretário-geral da ONU afirmou que este "não é o momento de reduzir o financiamento das operações". António Guterres acredita que  a Organização Mundial da Saúde é absolutamente essencial aos esforços do mundo para ganhar a guerra contra a covid-19".

03h34 -  Os Estados Unidos contaram, em 24 horas, 2.228 mortos devido ao novo coronavírus, o maior balanço diário registado por um país, indicou a Universidade Johns Hopkins. o número total de óbitos no país é de 25.757.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório