Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Rio dirige-se aos militantes: Criticar Governo não é "posição patriótica"

Líder do PSD dirigiu uma carta aos militantes do partido, esta terça-feira. Sublinha que tem tido uma "atitude cooperante" com o Presidente da República e o Executivo de António Costa.

Rio dirige-se aos militantes: Criticar Governo não é "posição patriótica"
Notícias ao Minuto

09:49 - 15/04/20 por Catarina Correia Rocha

Política Covid-19

Rui Rio dirigiu, esta terça-feira, uma carta aos militantes do PSD onde considera que, nesta altura de pandemia, criticar o Governo de António Costa não é "uma posição patriótica"

Na missiva, o líder do PSD começa por referir que "Portugal e o mundo vivem uma situação única na história da Humanidade", uma vez que o novo coronavírus é a primeira pandemia a ocorrer, pela primeira vez, em "praticamente em simultâneo" em todo o globo. 

Deste modo, prossegue Rio, "dada a gravidade da situação", temos "todos de estar unidos e solidários, de molde a que o nosso País consiga enfrentar este combate com o menor número de vítimas e o menor desconforto possível". 

"Lamentavelmente, na vida política nem sempre essa união contra o inimigo comum acontece, pois, não raras vezes, aparecem os que não resistem à tentação de agravar os ataques aos governos em funções, aproveitando-se partidariamente das fragilidades políticas que a gestão de uma tão complexa realidade sempre acarreta", pode ler-se. 

O presidente dos sociais-democratas deixa, depois, a sua opinião: "essa não é, neste momento, uma postura eticamente correta. E não é, acima de tudo, uma posição patriótica. O que as pessoas querem (e bem!) é eliminar o vírus o mais depressa possível, dispensando uma instabilidade política que só dificulta o que já, de si, não é fácil de resolver."

Rui Rio sublinha ainda que, como líder da oposição, tem sempre tido uma "atitude de cooperação com o Senhor Presidente da República e com o Governo de Portugal", de forma a procurar ajudar a resolver da melhor maneira". E os militantes seguem, nas palavras do líder, a sua bitola: "A maioria dos nossos militantes tem também apoiado e assumido esta postura, o que não só me satisfaz, como muito me orgulha". 

"Infelizmente, Portugal vai ter de passar por tempos bem difíceis, depois desta prolongada paragem económica a que nos tivemos de submeter. Em todas as anteriores crises graves que o País enfrentou, os portugueses puderam sempre contar com o PSD", frisa Rui Rio nesta carta enviada aos militantes. 

"Pelo que tenho visto nestes momentos difíceis que estamos a passar, podemos ter a certeza que a grande maioria dos militantes sociais-democratas continua a estar à altura das suas responsabilidades e que, nesse sentido, Portugal pode continuar a contar connosco para o servir da forma séria e capaz, como sempre fizemos ao longo da nossa história", conclui. 

Leia aqui na íntegra a carta de Rui Rio aos militantes do PSD.

Recorde-se que, em Portugal, havia, de acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), esta terça-feira, um total de 567 mortos e 17.448 pessoas doentes com Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório