Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

No mundo árabe, 74 milhões têm dificuldade em lavar as mãos, alerta ONU

Cerca de 74 milhões de pessoas no mundo árabe estão mais expostas ao novo coronavírus devido à falta de lavatórios e sabão, além de fornecimento de água corrente insuficiente, lamentou hoje um organismo das Nações Unidas.

No mundo árabe, 74 milhões têm dificuldade em lavar as mãos, alerta ONU
Notícias ao Minuto

13:25 - 15/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Embora esteja estabelecido em todo o mundo que a lavagem das mãos (...) é a melhor ferramenta de prevenção contra a infeção pela covid-19, este simples ato é difícil numa região onde 74 milhões de pessoas não tem acesso ao equipamento básico para lavar as mãos", sublinha a Comissão Económica e Social para a Ásia Ocidental (CESAO).

Cerca de 31 milhões de pessoas no Sudão não têm lavatórios e sabão, assim como 14,3 milhões no Iémen e 9,9 milhões no Egito, revela num relatório a agência da ONU sediada em Beirute.

A CESAO indica, por outro lado, esperar um "aumento na procura de água na região na ordem dos quatro ou cinco milhões de metros cúbicos por dia", quando o fornecimento de água corrente já é "insuficiente em 10 dos 22 países árabes".

Cerca de 87 milhões de pessoas na região não tem acesso a água potável em casa, o que as obriga a recorrer a fontes públicas de água e as expõe a um maior risco de contrair a doença, sublinha.

"É urgente garantir o acesso a água potável e aos serviços de saneamento a todos e em todo o lado, sem custos para os que não podem, para evitar uma propagação do novo coronavírus", pediu a secretária executiva da CESAO, Rola Dashti.

Também alertou contra "a utilização de água como arma de guerra" nos países em conflito, onde as organizações não-governamentais temem uma catástrofe, nomeadamente nos sobrelotados campos de deslocados.

Segundo a CESAO, "26 milhões de refugiados e deslocados na região estão mais expostos ao risco de serem infetados com o novo coronavírus devido à falta de água, saneamento e serviços de higiene".

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127.000 mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório