Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Trump já deu instruções para suspender financiamento à OMS

Presidente dos Estados Unidos já tinha feito a ameaça e agora confirmou-a afirmando que organismo falhou "os seus deveres básicos e deve ser responsabilizado".

Covid-19: Trump já deu instruções para suspender financiamento à OMS
Notícias ao Minuto

23:30 - 14/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Donald Trump, segundo o que está a ser avançado pela imprensa internacional, ordenou esta terça-feira a suspensão do financiamento à Organização Mundial de Saúde. 

Em conferência de imprensa, depois de já ter feito ameaças no passado, o presidente norte-americano acusou o organismo de falhar nos seus objetivos.

Informando que já deu ordens para a suspensão dos pagamentos, pelo menos temporariamente, Trump acusou mesmo a OMS de uma campanha de desinformação quando surgiram os primeiros relatos na China.

"Ordeno a suspensão do financiamento para a Organização Mundial da Saúde enquanto estiver a ser conduzido um estudo para examinar o papel da OMS na má gestão e ocultação da disseminação do novo coronavírus", começou por dizer Donald Trump.

"Tantas mortes foram causadas pelos seus [da OMS] erros", terá comentado ainda, afirmando depois que "falharam no seu dever básico e devem ser responsabilizados". 

Já no passado dia 7, há precisamente uma semana, Donald Trump tinha feito a mesma proposta: "Vamos colocar um bloqueio no dinheiro enviado para a Organização Mundial da Saúde. Vamos colocar um bloqueio muito forte e vamos ver o que vai acontecer", afirmou, na altura, em declarações reproduzidas pela estação televisiva norte-americana CNN.

O presidente norte-americano, diga-se, tem tido uma postura bastante oscilante face a toda a crise gerada pelo novo coronavírus, sendo que já no passado se tinha congratulado por 'emendar' as recomendações da OMS, travando os voos da China antes mesmo de qualquer indicação deste organismo nesse sentido.

"Felizmente, eu rejeitei as suas recomendações de manter as nossas fronteiras abertas com a China, logo no início. Por que é que eles nos deram uma recomendação tão errada?", interrogou-se Trump, na passada terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório