Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19: Cenário mais 'negro' estima que 420 mil pessoas morram no Japão

Professor nipónico alerta para a importância de ser reduzido "drasticamente o contacto entre pessoas".

Covid-19: Cenário mais 'negro' estima que 420 mil pessoas morram no Japão
Notícias ao Minuto

12:35 - 15/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O grupo de trabalho criado pelo governo japonês para lidar com a pandemia apresentou, esta quarta-feira, as conclusões das primeiras estimativas produzidas, que apontam para que, no pior dos cenários, a Covid-19 mate cerca de 420 mil pessoas no país.

No que ao número de infetados diz respeito, poderá ascender aos 850 mil. Uma projeção que, no entanto, apenas se cumprirá caso a população não siga à risca as recomendações preventivas que já foram estipuladas pelas autoridades.

Hiroshi Nishiura, professor da Universidade de Hokkaido e membro deste grupo de trabalho, sublinhou que, de forma a evitar que a propagação do novo coronavírus alcance estas dimensões, o distanciamento social será mais importante do que nunca.

"Não esperamos que 400 mil ou mais pessoas morram. Podemos travar a propagação desta doença infeciosa se reduzirmos drasticamente o contacto entre pessoas", afirmou, em declarações reproduzidas pelo jornal The Japan Times.

O responsável explicou, ainda, que o objetivo do grupo de trabalho passa por reduzir o contacto humano em cerca de 80% de forma a minimizar ao máximo o crescimento de novos casos de infeção até próximo dia 6 de maio, data na qual termina o estado de emergência no Japão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório