Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Prisão ou multa para quem não usar máscara em público no Quénia

As autoridades do Quénia vão punir com prisão ou multa qualquer cidadão que, a partir de hoje, seja surpreendido num lugar público sem máscara como medida de prevenção contra a propagação da covid-19.

Prisão ou multa para quem não usar máscara em público no Quénia
Notícias ao Minuto

14:24 - 15/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Quem não colocar uma máscara em público arrisca-se a passar seis meses na prisão, a uma multa que pode atingir os 175 euros ou a ambas as penas, segundo ordenou o Governo queniano.

"Os agentes da polícia têm estado a pedir aos quenianos que usem máscara. Vamos dar outro passo para assegurarmos que a lei se cumpre", afirmou o inspetor geral da polícia do Quénia, Hillary Mutyambai.

"No entanto, antes de aplicar estas regras, peço aos quenianos que tomem a iniciativa de usar máscaras. Já não se trata de um aviso", acrescentou.

O uso deste tipo de mascas tem ajudado a conter a expansão do novo coronavírus em países como o Japão, Coreia do Sul ou China, nação onde teve origem a pandemia que atualmente assola o mundo.

Para responder à procura de máscaras, várias empresas têxteis do país africano estão a focar a sua atividade na produção de máscaras, cuja presença nas ruas já é habitual.

Desde 13 de março, quando declarou o primeiro caso de covid-19, o Quénia confirmou 216 infeções, nove mortos e 41 doentes recuperados.

Pouco depois, as autoridades quenianas decretaram estritas medidas para travar a propagação da doença, como o encerramento das fronteiras, a imposição de um recolher obrigatório noturno e o fecho dos condados mais afetados pelo vírus, incluindo o de Nairobi, onde se encontra a capital do país.

Em África, o coronavírusinfetou 16.200 pessoas e causou 872 mortes em 52 dos 54 países do continente.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório