Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

China "preocupada" com suspensão do financiamento dos EUA à OMS

Governo chinês pediu que Washington cumpra as suas obrigações durante a crise do coronavírus.

China "preocupada" com suspensão do financiamento dos EUA à OMS
Notícias ao Minuto

10:37 - 15/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A China disse quarta-feira estar "seriamente preocupada" com a decisão dos EUA de suspender o financiamento da Organização Mundial de Saúde e pediu que Washington cumpra as suas obrigações durante a crise do coronavírus.

Na terça-feira, Donald Trump acusou o organismo de colocar o politicamente correto acima das medidas que salvam vidas, e ordenou a suspensão do financiamento por "má gestão" da pandemia do novo coronavírus.

"Esta decisão dos EUA enfraquecerá as capacidades da OMS e prejudicará a cooperação internacional contra a epidemia", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em conferência de imprensa.

"A atual situação epidémica global é sombria. Está num momento crítico. Esta decisão dos EUA enfraquecerá as capacidades da OMS e minará a cooperação internacional contra a epidemia", acrescentou.

"Pedimos aos Estados Unidos que cumpram sinceramente as suas responsabilidades e obrigações e apoiem a ação internacional liderada pela OMS contra a epidemia", concluiu Zhao Lijian, acrescentando que a agência desempenha um "papel insubstituível" contra a pandemia.

Estas declarações do governo chinês surgem depois do secretário-geral da ONU, António Guterres, ter também criticado a decisão de Donald Trump, sublinhando que este "não é o momento de reduzir o financiamento das operações" da Organização Mundial da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório