Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Hungria expulsa 14 iranianos acusados de violar regras de contenção

A Hungria vai expulsar 14 cidadãos iranianos sob a acusação de violarem as regras de contenção da pandemia da covid-19 e de demonstrarem um "comportamento antissocial e violento", anunciou hoje fonte policial húngara.

Hungria expulsa 14 iranianos acusados de violar regras de contenção
Notícias ao Minuto

21:34 - 15/04/20 por Lusa

Mundo covid

Apesar dos protestos do Irão e do Comité de Helsínquia Húngaro, uma organização não-governamental (ONG) que acusa o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban de "colocar o estado de direito em quarentena", onze estudantes serão expulsos na quinta-feira e ouros três seguirão o mesmo caminho em 23 de abril, de acordo com o anúncio feito em conferência de imprensa por um dirigente da polícia, tenente-coronel Robert Kiss.

Do grupo fazem parte dois estudantes que beneficiam de uma bolsa de estudo atribuída pelo governo húngaro e que foram apresentados por Viktor Orban como sendo responsáveis por introduzir na Hungria o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a doença que o governante tem relacionado com "os estrangeiros e a imigração"

Os dois estudantes tornaram-se, nas últimas semanas, no 'porta-estandarte' de uma campanha de descredibilização contra os meios de comunicação favoráveis a Viktor Orban e o Comité de Helsínquia Húngaro, uma ONG de defesa dos direitos humanos com sede em Budapeste, criticou as expulsões, que considera terem "motivações políticas".

A Hungria declarou o estado de emergência em 30 de março e regista 134 mortos e mais de 1.600 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 428 mil doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório